USO DO TEXTO E ESCRITA NA INTERNET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL



USO DO TEXTO E ESCRITA NA INTERNET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Desde a era primitiva o homem já sentia uma necessidade de se comunicar. Com evolução humanae as novas descobertas , surgiram novas formas de expressões humanas e novas linguagens, que perpassou de imagens pictográfica, papiro, transmissor de voz, rádio ,transmissor de imagem, entre outros até chegar a esta nova forma de leitura e escrita, onde nos possibilitou o uso de imagens, sons, gráficos em um único texto. A utilização dessas novas tecnologias passa a ser uma necessidade notória.

Cada nova descoberta nos leva a uma possibilidade de usoindispensável ao nosso cotidiano. Quem se imagina usando uma máquina de datilografia? Evidentemente, que o uso da internet ainda não é comum a todos e não está presente em todos locais.

Mas, existe ainda um agravante que é a aversão ao uso dessas novas tecnologias, que seja por falta de conhecimento ou medo do que é o novo. Conseqüentemente, isso nos leva a uma grande lacuna na prática educativa. Como cita Emilia Ferreiro entrevistada por Ana Sanches: "Somos uma geração que se alfabetizou com livros, e depois teve que realfabetizar-se com o computador" . 1

Essa nova forma de escrita, a junção de texto, imagem e áudio faz com que o papel do professor comece a ser repensado e exija uma mudança constante na sua prática pedagógica.

Na atualidade as telas dos computadores são teias de possibilidade de utilização de escrita. O texto escrito no computador não contém rasura e podem ser adicionados links, produzindo os "hipertextos"  ,   que podem ser lançados no espaço virtual, divulgando suas idéias com a possibilidade de absorver as opiniões do público e ainda construir textos coletivos. O professor e o aluno ao produzir hipertexto, poderão fazer uso da interdisciplinaridade, já que sua forma em si nos remete à intertextualidade, onde as ciências se completam e dão significado e aprofundamento ao conteúdo escrito. A internet também possibilita ao aluno e professor fontes de pesquisas e uma nova forma de expressão. O discente ou docente pode publicar trabalhos, criar debates, fóruns ou listas de discussão utilizando chat ou por e-mail. Junto a essas inúmeras possibilidades existem agravantes, como por exemplo, o uso de siglas e símbolos não aceitos oficialmente pelos meios ortográficos, é a busca da escrita rápida, onde letras são descartadas formando palavras inexistentes na nossa ortografia. Essas mencionadas possibilidades descrita neste texto são pequenas exposições em comparações as infinitas possibilidades que a internet pode oferecer à linguagem da escrita. Cabe a nós educadores aproveitar essas possibilidades fazendo uso de forma educativa e proveitosa dessas novas tecnologias e delas fazer um excelente recurso para alcançarmos um ensino de qualidade.

FONTE DE PESQUISA:

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 7. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1998.

1.Entrevista com EmíliaFerreiro (Psicolinguista argentina,autora de diversos livros, entre eles Psicogênese da Língua Escrita) à Revista Acesso, nº 15 Fonte : www.diretoriabarretos.pro.br/letraevida/lvapoioh.doc

2.Hipertexto são conjuntos de elementos  que muitos chamam de nós  ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. FONTE: http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos


Autor: Valéria Diurili De Farias


Artigos Relacionados


A Escrita E A Leitura No Hipertexto

Comunicação Digital

O Uso Das Tic Na ProduÇÃo De Material DidÁtico

Ler É Ter O Mundo Em Suas MÃos

Juventude E Internet

Como Deve Ser Trabalhada A Leitura E A Produção Escrita Na Escola?

Tecnologias Para O Ensino E Divulgação Dos Conhecimentos