ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERCEPÇÃO DOS IDOSOS



ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERCEPÇÃO DOS IDOSOS

Verônica Torres

Resumo

A população idosa tende a aumentar sensivelmente e com isso problemas de saúde relacionados com o passar dos anos podem ser adquiridos. A prática regular e bem orientada do exercício físico vem sendo vista como uma contribuição importante para a saúde, principalmente quando iniciada nos primeiros anos de vida escolar, pois assim adquire-se possibilidade de aumento da aptidão física para toda a vida e a construção de estilo ativo nas pessoas. Essa tendência vem sendo estudada na população da terceira idade, com o objetivo de levantar aspectos do impacto na saúde com a educação física escolar e observar se há diferença significativa na percepção desses idosos em relação às atividades de vida diária  AVDs. Na pesquisa foi aplicado um questionário a 20 idosos com mais de 60 anos, que praticaram educação física escolar e em 20 que não praticaram. Para análise dos dados foi efetuado um teste "T" não pareado. Após observação dos dados conclui-se que a percepção dos idosos é extremamente positiva em relação à educação física escolar, quando se trata do impacto da saúde para a atividade de vida diária  AVD.

PALAVRAS-CHAVES: População idosa; Educação Física Escolar; Aptidão Física Relacionada à Saúde; Benefício da Atividade Física.

Introdução

A população brasileira com mais de 60 anos de idade, está aumentando consideravelmente seu contingente, que chega a quase 15 milhões de pessoas representando por 8,6% da população brasileira. Nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar 13% da população ao final deste período. Em 1980, existiam cerca de 16 idosos para 100 crianças; em 2000, essa relação praticamente dobrou chegando a quase 30 idosos para 100 crianças. Devido à pequena oscilação da taxa de natalidade e mortalidade, com base nestes dados, chega-se à conclusão que em 2050, um quinto da população mundial será de idosos.³

A atividade física aparece como aquela capaz de melhor preparar o indivíduo para a vida social, desenvolvendo normalmente as faculdades físicas da criança, então a escola cumpria seu papel, agindo como veículo de "formação harmônica do corpo e do espírito" através da atenção dispensada à educação integral do aluno, compreendida por sua formação física, mental e intelectual. 5

O idoso e o aspecto funcional

Quando se adquire certa idade, o ser humano passa por várias mudanças. Isto tem se tornado um desafio para a sociedade no que concerne aos aspectos sociais, políticos, econômicos culturais quanto naqueles que se referem à ciência, à saúde e a tecnologia. A saúde é a mais preocupante entre os idosos, pois a maioria com o passar do tempo, vão sendo surpreendido com ao menos uma doença crônica degenerativa e limitações funcionais. 1

Há estudos que apontam a artrite, as doenças cardíacas, a cegueira/diminuição da visão, a perda das forças dos membros inferiores e as doenças cérebro-vasculares como as cinco principais causas de incapacidade e limitações das pessoas entre 70 e 80 anos, isto sem considerar que o mínimo de aptidão física é necessário para a realização das atividades instrumentais da vida diária - AIVDs. Isto leva as pessoas a pensarem que o envelhecimento está associado à fragilidade, doenças e perda de vitalidade. Este é um estereótipo perpetuado pelos profissionais da saúde que vêem essas alterações como conseqüência natural do envelhecimento. 2

A relevância desse projeto tem relação com a estimativa da prevalência da incapacidade funcional decorrente das limitações físicas e apontam para o fato de que uma grande porcentagem de pessoas tem dificuldade ou incapacidade de realizar as atividades cotidianas, como carregar peso, andar alguns quarteirões, subir e descer escadas, sentar, comer, tomar banho, varrer a casa, sendo que tal dificuldade aumenta com a idade. São as perdas do domínio cognitivo e as disfunções físicas que contribuem para a maior redução da independência do idoso, limitando suas possibilidades de viver confortável e satisfatoriamente, além de restringir sua atuação na sociedade. Isso, por sua vez, fatalmente tem reflexos nos domínios sociais e psicológicos. 2

A capacidade funcional pode ser compreendida como a capacidade do individuo em manter os cuidados pessoais ao realizar as atividades cotidianas, o que inclui a força muscular, a resistência muscular localizada, a potência muscular, a agilidade, a flexibilidade, os reflexos, o tempo de reação, a eficiência metabólica, a composição corporal e outros aspectos da aptidão corporal total. 2

Essas atitudes e esses pontos de vista incorrem no erro de não levar em conta a importância que a aptidão física tem para uma ótima manutenção da capacidade funcional do corpo, ignorando o fato de que suas alterações mais importantes resultam no seu desuso ou de seu mau uso ao longo da vida, e não do processo de envelhecimento.

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Autor: Verônica Torres


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