A MORTE NA IDEOLOGIA HISTÓRICA



Michel Vovelle (Ideologias e Mentalidades)

Na aurora do estudo sobre a morte, notamos que ela assume na Nova História das mentalidades um espaço importante. Iniciando um estudo das atitudes coletivas que atualmente esta em pleno desenvolvimento.

Todavia é visto que as relações dos homens com a morte são sistematizadas conforme o ideal coletivo ou individual.

Segunda o autor Michel Vovelle (1991) a história da morte continua a uma história da morte continua uma história convulsiva, balançada por golpes brutais onde se cria uma serie de sentimentos negativos com surtos na Idade Média depois da peste negra. Pág. 136

O estudo do medo da morte é um confronto com o choque do silêncio; pois tal processo é tecido no silêncio involuntário. No entanto os pontos de atitudes diante da vida e da morte dependem de motivações mais secretas, mais retrográda nos limites entre a biologia e a cultura isto é uma inconsciência coletiva. A qual tem poder animador das forças psicológicas elementares que ajudam a superar o medo de morrer.

O medo da morte constitui propriamente dito uma ligação com a história social, trazendo consigo uma complexidade com múltiplos valores específicos um processo que se formulou a partir da experiência dos indivíduos. Ideologicamente podemos notar que a morte envolve um conjunto de representações e formas, incluindo também as práticas, normas e comportamentos conscientes ou inconscientes.

Assim fica claro que o estudo empírico da morte, se afirma em uma aventura mental individual ou coletiva que busca respostas nos ritmos, ritos e causalidades próprias da época.

Podemos assim afirma que a história da morte se desenvolve em um processo coletivo e de longa duração que faz explodir os quadros de manifestações onde se expressa o imaginário coletivo.

Neste discurso sobre a morte em meio a historiografia podemos realizar uma análise indireta dos rituais e gestos, que possibilita a percepção da evolução da memória coletiva com relação à representação do medo da morte e do pós-morte na Idade Média.


Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Le Goff Vs. Vovelle

Poema Fúnebre

Morrer

Educação Para A Morte: Vivência Sobre A Morte Em Um Grupo Da Terceira Idade

MemÓria E MemÓria Coletiva Na Perspectiva Zilda Kessel

Eutanásia: Aspectos Jurídicos E Bioéticos

Morrer...