O Encantamento das Crianças pelas Histórias Infantis



Vanessa Carla Barros

O mundo encantado das histórias infantis apresenta papel fundamental na formação da criança. Mais do que apenas levar a criança a ouvir histórias é preciso despertar na criança o prazer de se encantar com a leitura e viajar pelo mundo da fantasia.

A história infantil descortina mil possibilidades de a criança desenvolver sua curiosidade, criatividade e vontade de conhecer. Uma história lida com encanto fascina e desperta na criança uma rede de emoções e interações importantíssimas para sua formação.

Ao ouvir/ler uma história a criança viaja por mundos desconhecidos, amplia seu universo de interação com personagens. Ela mesma se vê como uma personagem, experimentando emoções infinitas de prazer.

É este universo de encantamento pelas histórias que os professores precisam resgatar no cotidiano das instituições de educação infantil.

O professor deve se preocupar com a formação da criança como uma pequena leitura. Para isso é essencial que ele oportunize na sala de aula a vivência de situações em que a criança entra em contato com materiais escritos e momentos diários de leitura.

O planejamento do professor de educação infantil deve também favorecer o desenvolvimento de atividades como teatro de fantoches ou marionetes, dramatizações, e outras. O professor pode tanto ler para a criança ou convidar alguém da comunidade para realizar tal tarefa. Também é interessante deixar a criança criar sua própria história, fazendo a leitura de imagens ou o relato de suas experiências cotidianas.

Vale salientar que o momento da leitura deve acontecer num espaço acolhedor, convidativo e agradável. É importante que a criança sinta-se motivada e curiosa para a história. Por isso, cabe ao professor preparar o ambiente e a própria criança para participar da hora da história.

A história, de modo algum, deve ser imposta. É preciso ter cautela e bom senso quando a criança o não tem o hábito de participar de momentos de leitura e apresenta um comportamento agitado. Muito mais do que "obrigar" a criança a prestar a atenção é preciso atrair o seu interesse, encantando-a com o próprio poder de fascinação da história.

O que faz a diferença na história é a criatividade que o professor disponibiliza para aguçar na criança a vontade e o prazer de ler e/ou ouvir histórias. Para ser criativo o professor não depende exclusivamente de recursos sofisticados. Ao contrário, é possível aproveitar materiais sucateados para dinamizar a leitura nas salas de educação infantil. Dinâmicas com aventais, baú de histórias, varal da fantasia e outros são estratégias eficientes para despertar o interesse da criança.

As experiências vivenciadas pela criança na hora da história influenciam a sua formação como leitora para o resto da vida. Portanto, cabe a você professor pensar sobre a sua prática pedagógica, buscando promover estratégias eficazes não só para promover a participação da criança na hora da história, mas sobretudo, encantá-la com a magia das histórias infantis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR, Vera Teixeira. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FERREIRO, Emilia. E TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. São Paulo: Cortez, 1991.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. História e Histórias. São Paulo: Ática, 2004


Autor: Vanessa Carla Barros


Artigos Relacionados


Contar HistÓrias Para Encantar E Fazer ''arte''

O Uso Da Literatura Infantil Na PrÁtica PedagÓgica: A Abordagem Do Orientador Educacional

A Literatura Infantil Como Estratégia Para O Desenvolvimento Da Competência Leitora Em Sala De Aula

Ensino Da Ortografia No Processo De AlfabetizaÇÃo

Contando HistÓrias

CrianÇa...

Falando Sobre Literatura Infantil