Desabafo filosófico!



Desabafo filosófico!

Adilio Jr.

 

Não estou aqui para fazer críticas, mas sim para desabafar minhas amarguras em relação ao que escuto quase todos os dias (nos corredores, nas ruas e, sobretudo nos ônibus).

 

Diariamente ouço queixas de alunos reclamando de não conseguirem entender nada das aulas; Nada mesmo! Eles afirmam que, na maioria das vezes, os conteúdos são muito bem explicados, porém sentem dificuldades em aplicar na prática tais teorias. É como se tudo o que aprenderam em sala servisse (ou funcionasse) apenas na teoria do livro.

 

Eu afirmo que durante os quatro anos que freqüentei uma IES [Instituição de Ensino Superior] nunca ouvi tantas lamentações. Diante disso, faço dois questionamentos: Será que o problema está no professor que não muda sua metodologia? Ou será que está no aluno que busca adquirir conhecimento da maneira mais fácil, rápida e prática possível?

 

Acredito que as respostas estão muito claras: alguns professores já perceberam que sua metodologia era um pouco desatualizada, então fizeram imediatamente mudanças que favoreceram completamente os alunos. ÓTIMO! ÓTIMO! ÓTIMO! No entanto, os alunos continuam esperando encher os cestos de maçã sem mover um músculo.

 

O aluno deve buscar incessantemente maneiras que viabilizem seus estudos; ele não pode se prender apenas as explicações e conceitos comentados em sala, ao contrário, ele tem que aproveitar exatamente estes momentos de discussão para apresentar suas próprias teorias e conceitos. Eu faço isso freqüentemente, mas infelizmente recentemente não estou obtendo bons resultados, principalmente no que diz respeito às questões de filosofia.

 

Sinto calafrios na alma quando ouço um conceito mal interpretado; não admito que um fato histórico seja modificado; não engulo uma definição vaga; não aceito uma explicação cortada; adoro quando algum colega meu expõe sua teoria diante da minha, fico feliz quando escuto frases do tipo: concordo, mas acho que ..., é mais ou menos por aí, é quase isso, mas seria melhor que ..., é provável que sim ou é isso mesmo.

 

Um conselho: MUDEM SEUS ATOS E ESTUDEM MUITO, não deixe que os outros saibam mais do que você. Corra atrás do prejuízo, pois ainda há tempo.


Autor: Adilio Jr. De Souza


Artigos Relacionados


Filosofia Para Adolescentes

Filosofia:fator De Transformação

A Incompreensão Na Prova

Sala De Aula: Visão Compartilhada

Resenha Do Texto: Quando Aprender é Perder Tempo... Compondo Relações Entre Linguagem, Aprendizagem E Sentido.

100 Palavras

Predestinado CoraÇÃo