A AÇÃO PEDAGÓGICA E SUA INFLUÊNCIA NA DISCIPLINA
1.INTRODUÇÃO
Estando inserido no meio escolar, com crianças correndo descontroladamente, muitas vezes tropeçando uns nos outros pelos corredores ou conversando assuntos secundários fora de hora em sala e sem controle de voz e um "atropelando" o assunto do outro, surge no professor uma preocupação com o fato de querer controlar a bagunça formada em sala por isto o tema da disciplina esta sendo aqui abordado.
Primeiramente podemos observar algumas ações administrativas que poderão contribuir para que o estudante sinta-se bem recebido na escola, em seguida serão levadas em consideração às tomadas de decisões do professor em sala de aula a fim de obter a ordem e como o aluno também é um colaborador será abordada a questão de como ele deve ser tratado em sala para que se sinta respeitado e aprenda essa tarefa importante de respeitar o outro.
Esta pesquisa teve por objetivo entender como as atitudes pedagógicas influenciam no comportamento do aluno, bem como definir disciplina como uma ação importante para o desenvolvimento social e cognitivo do mesmo. Para isso, fizemos três questionários com três professoras, das sete que atuam ensino fundamental I, em uma escola particular de Planaltina-DF.
Os questionários eram contidos com seis perguntas abertas entregue pessoalmente a cada uma das questionadas, as questões foram todas respondidas pelas mesmas, o que facilitou a investigação sobre a postura das docentes diante de seus alunos para a obtenção da disciplina, com isso pudemos atingir uma porcentagem significativa de professores que atuam na área, dentro da escola campo, porém não foi possível saber se as professoras entenderam de fato todas as questões e tão pouco tirar alguma duvida se houvesse sobre as mesmas.
Desde a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a família brasileira, representada pelos seus núcleos centrais, tem enfretado sérias dificuldades em manter a disciplina em seus lares. Isso é válido também para as escolas. Nesse sentido, nossa pesquisa centrou na questão da disciplina dentro de uma instituição escolar de caráter confecional a Escola Adventista de Planaltina-DF.
2.ENTENDENDO A DISCIPLINA NA SALA DE AULA
Um dos assuntos mais discutidos nos corredores escolares e que tem levado educadores a se preocuparem é a falta de disciplina no ambiente educacional, ainda mais que este assunto tem deixado de ser visto somente em escolas publicas, onde a maioria dos pais não tem estrutura moral para ensiná-la aos filhos, a escola particular também tem presenciado a falta de postura de seus alunos e para que se possa entender a questão da indisciplina e o que se pode fazer para obter a disciplina adequada é importante que se saiba defini-las.
Segundo Antunes (2002, p.26) no sentido etimológico, a palavra disciplina, tem a idéia de educar, instruir, aplicar e fundamentar princípios morais, e as pessoas que podem atribuir tais valores à criança são a família e os membros inseridos em instituições escolares, tendo o interesse de prepará-la para a sociedade.
Araújo (1996) citando Piaget, em sua obra juízo moral na criança explica que a moral se constrói a partir de um sistema de regras e para alcançá-lo a criança passa por três fases que se iniciam pela anomia, ou seja, há ausência de regras no individuo, passa pela heteronomia, onde a criança já sabe o que pode ou não fazer, percebendo assim a existência das regras, porém quem as determina são os adultos a sua volta como pais, familiares e professores, até alcançar a autonomia, quando o sujeito sabe que existem as regras e a importância que elas têm para se viver em harmonia com a sociedade, mas a fonte dessas regras está nele mesmo, pois sabe que elas foram estabelecidas por meio de um acordo entre as pessoas que se dispõe a levar um ao outro em consideração. E mais, prosseguindo Araújo (1996), Piaget acredita que a conquista da autonomia moral se dê racionalmente, mas a noção de justiça e respeito às regras se constrói por meio de experiências que o sujeito tem com o mundo em que está inserido.
Frequentemente observa-se professores preocupados em manter a ordem em suas salas de aula, por isso muitos acabam perdendo o bom senso e acreditam que falando mais alto que os alunos, conseguirão conquistar a atenção e cumprir com o dever de ensinar.
"A disciplina pode ser entendida diferentemente segundo a tarefa do mestre, é considerada como de puro ensino ou de educação e segundo o aluno é considerado como uma simples inteligência a guarnecer de conhecimentos ou como um ser a formar para a vida." (WALLON. 1979.p.367).
Falar de disciplina não é fácil, mesmo porque os fatores que estão relacionados no processo de aprendizagem podem variar, contudo sem a presença de ordem em uma sala de aula é difícil desenvolver um trabalho com o aluno de forma significativa, tanto para a formação do caráter, como para a formação cognitiva.
A outra face da disciplina é a indisciplina. A indisciplina é um assunto bastante comum nas escolas, sendo elas públicas ou particulares, tendo elas uma filosofia cristã ou não e as causas que a trazem para as instituições são varias, neste caso iremos abordar a importância de se ter uma estrutura tanto física como moral, enfatizar as ações dos professores ainda que estes não tenham total responsabilidade pela desordem escolar, porém é ele que tem o contato direto com os causadores dela e com o comportamento do aluno.
Falando sobre o aspecto físico, ao se planejar um ambiente escolar é importante que haja uma preocupação quanto à estrutura física, para que seus alunos possam se locomover de forma que não se sintam "prisioneiros", a administração deveráproporcionar espaço para esporte e lazer, onde as crianças poderão desenvolver suas habilidades psicomotoras e para que se tenha a devida conservação do espaço e dos materiais que ele possui é indispensável a conscientização daqueles que o usufruem ou seja, os alunos, por isso a necessidade de se estruturar moralmente o corpo acadêmico, a fim de prepará-lo para o bom relacionamento com o estudante.
"A escola é, indiscutivelmente, um foco de indisciplina, muitas vezes por sua organização interna, por seus sistemas de sanções, pela não integração e união entre a equipe docente administrativa pelo estilo de autoridade exercida, mas sobre tudo pela ausência de clareza como encara a questão disciplinar."
(ANTUNES, 2002, p. 20.)
A escola tem o papel de colaborar com a sociedade, pois ela é participante no ato de disciplinar cidadão levando-o ao processo de civilização para isso se faz necessário que todos os membros participantes da instituição escolar sejam bem esclarecidos sobre o significado da palavra disciplinar e o que se deseja do aluno.
Segundo Aninger (2007.p.85) o harmonioso ambiente escolar não poderá ser conquistado se não houver a participação de toda a equipe escolar no ato de vivenciar os valores que se deseja implantar, para isso as regras disciplinares devem ser elaboradas de forma democrática entre diretor, professor e aluno. Tais valores precisam ser lembrados nas atividades diárias do espaço escolar e para que estes valores sejam praticados e respeitados levará certo tempo, as regras de boa convivência deveria ser elaboradas e praticadas diariamente na escola, ainda que estas não sejam suficientes para alcançar a disciplina desejada, elas poderão ajudar a proporcionar um harmonioso espaço escolar. Aninger (2007) cita três pontos significativos para que haja eficiência na elaboração das regras: "Precisam ser claras, objetivas e em sintonia com o processo educativo; Precisam ser conhecidas por todos: escola e família; Precisam que seu cumprimento seja exigido, só as sim estaremos dando o real valor a elas."(ANINGER.2007.p.85)
Conter a indisciplina é uma tarefa onde as soluções precisam ser tomadas a partir do momento em que cada situação foi analisada, refletida, dialogada e algumas técnicas foram pensadas para obter o bom andamento da escola, para isso é preciso que a gestão escolar seja flexível a um processo de transformação.
De acordo com Antunes (2002) é necessário reconhecer a importância da participação democrática de todos, deverá haver uma comunicação onde estudantes, gestores, família, orientadores e docentes saibam o objetivo que se pretendepreocupar-se com alunos que tenham dificuldade de aprendizagem ou problemas emocionais disponibilizando atendimento especializado tanto a alunos como aos pais, poderá também prevenir o fracasso escolar por meio de apoio pedagógico e a organização de um grupo permanente que se responsabilizará em avaliar a instituição, fazer da Associação de Pais e Mestres um grupo que anima, integra ajudando e criticando quando houver um consenso e esta deverá estar associada ao núcleo pedagógico com o objetivo de melhorar o convívio dos alunos com sua família e entre professores e alunos, por meio de projetos que proporcionam o aprendizado ao lazer e campanhas que proporcionam conscientização, assim como planejar horários que venha contribuir com o aprendizado de forma qualitativa.
Desta forma então a escola demonstrará de forma pratica o interesse em adquirir a disciplina esperada por todos, pois estará atendendo professores, alunos e família que muitas vezes não sabem como agir com o comportamento do individuo, claro que a gestão escolar sozinha não é suficiente para alcançar um ambiente harmonioso, por isso o professor também poderá contribuir se o seu objetivo for além de cumprir com o calendário acadêmico.
A rotina do professor em sala de aula não é nada fácil, o cansaço é constante e o que ele mais deseja é o comportamento absoluto de seus alunos e que todos da mesma maneira concluam as tarefas escolares que ele elabora, ou seja, o aluno deve agir de forma conveniente ao professor ou a escola, mesmo porque há cobranças de todos os lados tanto da escola que quer manter o padrão disciplinador, da coordenação que quer o conteúdo em dias e dos pais que querem que seus filhos aprendam, pois o conceito que eles têm sobre disciplina é o fator obediência, quando na verdade já vimos que não é bem assim. Para o filosofo francês e critico do conhecimento, Michel Foucault (2009) a definição de aluno comportado é a seguinte: "Só é considerado disciplinado o aluno que comporta-se como o professor quer."(FOUCAULT,2009.p.126)
O professor em sala de aula que coordena e articula, não tem só o dever de ensinar conteúdos, é preciso que ele seja consciente o papel que tem de desenvolver e promover valores que qualificam os alunos como cidadãos aptos a contribuir com a sociedade, mesmo porque este professor que se dispõe a reger uma classe deve lembrar que ali ele está representando toda a sua equipe de trabalho.
É importante que o docente saiba equilibrar a ternura e firmeza, mesmo porque não se espera que ele seja submisso às vontades de seus alunos, pelo contrario o que se anseia é que ele seja um transformador democrático, que saiba estabelecer limites, mas para isso é necessário que a definição de disciplina esteja bem definida desde o primeiro momento com os alunos de forma clara e segura e que todos estejam de acordo para que não haja frustrações nem por parte do professor ou desistências futuras por parte dos alunos. Antunes afirma que: ... "É impossível um verdadeiro trabalho pedagógico sem haver um resgate da associação de um conceito novo que traz aos conceitos espontâneos que os alunos têm...". (Antunes, 2002.p.15)
A disciplina é algo que deve ser trabalhada de forma conjunta em sala de aula, mesmo porque ela ajudará o sujeito a se comportar diante das situações diversas ao longo de sua vida. Ferrari (2005) ao questionar o psicólogo Lino Macedo sobre a importância da disciplina durante a vivência do sujeito ouviu a seguinte resposta:
"A gente tem de pensar a disciplina ao mesmo tempo como fim e como meio. É um fim porque podemos desenvolver atitudes como concentração, responsabilidade e interesse. Essas coisas viram ferramentas pessoais e de trabalho. Disciplina também é um meio, um instrumento sem o qual as coisas não acontecem ou acontecem fora do prazo ou padrão." (Macedo, Revista nova escola. 2005.p.24).
Para alcançar este objetivo é necessário que a equipe docente esteja disposta a mudar o relacionamento com os alunos e que tenham o interesse de superar suas debilidades. Antunes (2002.p.23) aconselha que seja necessário apostar em suas melhoras, buscando pacientemente e de forma serena, seu desempenho progressivo e para que haja contribuição para colocar ordem em sala o professor deve agir superando o desejo de manter o silencio dos alunos por quatro horas, de forma que a quietude dos mesmos seja plena, pois assim ao invés de preparar cidadãos participantes ativos para a sociedade o professor estará formando um sujeito alienado e submisso.
"Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhe impõe uma relação de docilidade, são o que podemos chamar as 'disciplinas". (Foucault, 2009.p. 126)
Antunes (2002) propõe algumas atitudes que o professor pode refletir para que se venha prevenir a indisciplina. É imprescindível a presença diária e a pontualidade do professor em sala, definir os limites para que as crianças saibam o que se pode ou não fazer, criar regras democraticamente e explicá-las ao grupo, determinar os lugares de maneira que estes estejam marcados, ordenar as mochilas e materiais são algumas atitudes que podem vir a contribuir com a disciplina, mas para que se cobre tais ações os alunos dependerão de alguém que lhes dê o exemplo a seguir, ou seja o professor deverá se policiar quanto a organização de seus materiais e a exposição de suas aulas deverá ser de maneira clara e objetiva, além de está disposto a ouvir as sugestões de seus alunos, desta forma o professor estará demonstrando respeito pelos mesmos , além de estar ensinando-os arespeitá-lo, pois perceberão que as regras podem ser construídas e que democracia e civilidade podem ser treinadas.
Continuando, Antunes diz que o planejamento da aula deve ser atrativo de maneira a permitir aos alunos observar o sorriso, bom senso, empolgação, desafios e criatividade, assim as crianças irão opinar brincar, falar e claro aprender de forma significativa, daí a conversa excessiva poderá ser uma ferramenta que facilitará o aprendizado, entre aluno e professor e de aluno para aluno, com isso o individuo aprenderá a administrar sua conversa e expor desafios.
Já que o desejo do docente é ver a ordem reinar em sala, esteja ele pronto a explicar passo a passo as tarefas exemplificando-as para que os alunos estejam seguros da aprovação pelo que fizeram e para evitar andarilhos pelo ambiente o atendimento individual até a mesa dos mesmos.
"É sempre importante destacar que os passos ou normas sugeridas, selecionadas pelo professor de acordo com a natureza e as características do problema disciplinarapresentado, costumam ajudar a resolver parte expressiva dos problemas disciplinares de uma escola, ainda que, é evidente, não o eliminem por completo". (Antunes, 2002 p.60)
Depois de observar atitudes que administradores escolar e docente podem tomar a fim de contornar a indisciplina que é classificada de acordo com Aninger (2007)atitudes como a falta de educação ao entrar na sala de aula sem pedir licença, assuntos sem fundamento no conteúdo transmitido, brincadeiras sem limite e ainda o escrever em paredes, portas ou mesas e até agressões físicas contra a equipe acadêmica e de aluno para aluno.
Sabemos que no decorrer da vida se aprende grandes lições, mas dentre toda a mais importante é o aprendizado à obediência e esta deve ser ensinada de forma pacifica pelos pais e professores, de maneira que a criança aprenda se auto governar e como já foi dito antes tal aprendizado levará tempo, então futuramente o individuo perceberá que para se viver em sociedade é preciso obedecer às leis estabelecidas pelo estado. Rego (1996) citando a analise de La Taille.
"... crianças precisam sim aderir a regras (que implicam valores e forma de conduta) e estas somente podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os limites implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social a família, a escola e a sociedade como um todo."
(GROPPA, 1996. p. 86)
Em se tratando de sala de aula é importante observar alguns passos como o reconhecimento por parte do professor quanto à exposição de suas aulas. Neste momento ele precisa ter sua atenção voltada ao grupo em geral e não somente para aqueles que se sentam à frente demonstrando mais interesse ou apenas para aquela turma de traz que são taxados como os "perturbadores" da ordem, o olhar do professor a todos os alunos faz parte da ação didática muito valorizada, o aluno precisa entender que as regras existem para serem cumpridas, assim como no jogo de futebol ou em qualquer outra brincadeira e tal entendimento pode se tornar mais fácil quando ele mesmo participa da criação das mesmas,preservar a calma quando os alunos passam dos limites com sua bagunça de maneira a moderar os movimentos, controlar o volume da voz ou até mesmo ficar emsilencio fazem parte das atitudes onde o mestre pode demonstrar o seu equilíbrio. É importante também que o professor saiba diferenciar autoridade de autoritarismo, mesmo porque a primeira implica em saber exigir, mas que seja de forma tolerante e desde que o mesmo se interesse em saber se não há algum problema pessoal ou muitas vezes familiar com aquele aluno inquieto, já a segunda não se preocupa em preservar a imagem do outro e faz o adulto agir muitas vezes sem pensar.
Um comentário sobre algo engraçado que aconteceu no dia a dia e permitir que os alunos o façam, pode fazer com que este seja um momento de relaxamento, mas é claro que o professor irá intervir se os alunos abusarem da descontração mostrando que há tempo para tudo e que este deve ser respeitado, explicar o significado de palavras que aparecem nos comandos das tarefas pode minimizar sua ansiedade das crianças. O elogio moderado por algo que tenha acertado ou por alguma atividade pela qual obteve destaque ou mesmo reconhecer qualidades e talentos, que muitos pais não percebem, aumenta a auto estima e estimula o estudante a continuar progredindo além de ajudá-lo por toda a vida estratégia como as já citadas podem ser eficazes para minimizar a indisciplina..
Antunes (2007) explica que é importante o professor conhecer o seu aluno e sugere para isso que o mesmo estabeleça um diário de classe, onde ali constará informações pessoais e comportamentais de cada um da turma, tal procedimento pode facilitar a conversa entre professor e o aluno "problema", mesmo porque este estará ciente do objetivo que tal método pretende alcançar.
Para confirmar como as ações do professor em relação ao aluno podem interferir no comportamento do mesmo Rego (1996) ao observar o ponto de vista do aluno indisciplinado afirma o seguinte:
"... com bastante freqüência estes dirigem suas criticas ao sistema escolar. Reclamam não somente do autoritarismo, ainda tão presente nas relações escolares, mas também da qualidade das aulas, da maneira que os horários e os espaços são organizados, do pouco tempo do recreio, da quantidade de matérias incompreensíveis, pouco significativa e desinteressante da aspereza de determinado professor, do espontaneismo de outro, da falta de clareza dos educadores, das aulas monótonas, da obrigação de permanecer horas sentados, da escassez de materiais e propostas desafiadoras, da ausência de regras claras etc." (GROPPA, 1996. p. 90)
O que se pode perceber então é que o aluno deseja que alguém entenda que algumas palavras ainda lhes são desconhecida, ele que ter um ouvinte o qual há segurança em desabafar e o mais importante dentre todos é sentir que há um espaço em que ele saiba que é respeitado. Só assim a autonomia poderá fluir emuitos se sentirão no dever de retribuir a sociedade no geral aquilo que ensinaram a ele.
3.A INDISCIPLINA NA ESCOLA ADVENTISTA DE PLANALTINA DF
A Escola Adventista de Planaltina tem 27 anos, e esta situada no Setor Educacional s/n lt P, St Central; Planaltina, DF.É considerada uma escola para classe média da cidade onde a maioria dos pais são funcionários públicos ou empresários da cidade com formação superior, com uma mensalidade que chega a quase um salário mínimo. É importante frisar que, apesar de se tratar de uma escola adventista, de caráter confecional, a minoria dos alunos são adventista. Também observamos que as maiorias dos pais de religião adventista, colocam seus filhos em escolas que não pertencem a sua denominação religiosa.
A educação adventista surgiu com a formação de um grupo de pessoas pertencentes a Igreja Adventista do 7º dia que foi oficializada no ano de 1863. Estas pessoas pretendiam que seus filhos fossem preparados academicamente de acordo com seus princípios cristão, daí decidiram fundar escolas, mas no decorrer do tempo passaram a receber os filhos de pais que sentiam simpatia por sua filosofia e metodologia, entende que o processo educacional deve está além de uma certa aplicação de determinados conteúdos . "Significa mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo, e todo o período da existência possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. Prepara o estudante para o gozo do serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro" (White. 1996. p.13).
Segundo dados da secretaria da escola, o colégio Adventista de Planaltina conta com 719 alunos sendo estes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Os alunos têm à sua disposição um ginásio de esportes, um pátio para atividades cognitivas e psicomotoras, as crianças da Educação Infantil têm um parque com brinquedos de plástico, as do Ensino Fundamental I têm uma piscina. Os intervalos são separados e divididos em três turnos da seguinte forma o primeiro é para Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o segundo para o Ensino Fundamental II e o terceiro para o Ensino Médio, em um dia da semana os alunos contam com aulas especiais incluindo língua estrangeira, musicalização e educação física esta ocorre duas vezes por semana.
Ainda sim a indisciplina é presenciada no dia a dia da escola, observam-se crianças que não sabem esperar a sua vez de falar, outras estão sempre conversando sobre assuntos que não dizem respeito ao conteúdo e muitas vezes com a voz alterada, ainda há aqueles que não respeitam a opinião do outro e mais há outros que xingam, batem noscolegas ou desrespeitam professores no caso dos alunos do Ensino Médio, enfim o cenário de uma escola com os mesmos problemas como qualquer outra, claro que com menor incidência.
Para contornar o fator indisciplina a escola tem suas regras elaboradas, todos os dias antes de iniciar as aulas os professores fazem uma meditação bíblica e orações com os alunos alem de demonstrar respeito e reforçar todos os dias valores que farão do individuo um cidadão apto a servir a sociedade, a construir conhecimento e formar um caráter digno.
Ainda segundo dados fornecidos pelo Departamento de Pessoal e da Secretaria da Escola, a mesma conta com um total de vinte professores sendo sete professoras que regem as turmas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental I, quatro delas são formados em Pedagogia inclusive duas são formadas pelo Centro Universitário Adventista em São Paulo, três estão cursando nível superior também na área de Pedagogia, cinco são casadas, mas somente três tem filhos e duas solteiras, as sete são membros da Igreja Adventista de Planaltina, os professores do Ensino Fundamenta II e do Ensino Médio são formados em suas respectivas áreas disciplinar, mas a maioria não são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. No ensino fundamental I sete lecionam professoras devido ao fato de ter uma professora para cada série em cada turno, sendo que 4 destas trabalham nos dois turnos, tendo então uma jornada semanal de 40 horas.
RESULTADOS OBTIDOS
A população escolhida para a pesquisa foram três professoras, todas adventistas e moradoras da cidade de Planaltina, com média de idade de vinte e cinco anos, duas delas lecionam a quinze anos na escola e uma já está trabalhando há três anos. Na coleta de dados percebemos que todas as professoras são casadas, e com filhos.
Como instrumento de pesquisa foi escolhido a observação direta, questionário com questões abertas. Também utilizamos um questionário com o objetivo de colher dados específicos sobre o tema. O questionário era composto por um grupo de seis perguntas cujo objetivo foi explorar a visão delas acerca do tema indisciplina.
Ao perceber que muitos professores não entendem a diferença entre corrigir comportamentos e resolver os conflitos em sala, ocorreu o interesse em saber a opinião das entrevistadas cujas respostas obtidas foram as seguintes: P1 diz que a correção de comportamentos é algo complexo, é preciso uma estrutura de profissionais para cada caso, os conflitos são passageiros e são resolvidos na mesma hora. P2 entende que corrigir comportamentos é algo a longo prazo, resolver conflitos é imediatista. P3 Ao corrigir comportamentos haverá mudanças de atitudes e resolver conflitos será só no momento.
Observando a posição de alguns professores diante do aluno indisciplinado que muitas vezes é exposto diante da turma, surgiu a curiosidade em saber se as professoras acham correta esta atitude. P1 responde que não concorda e explica que a correção pública pode provocar reações maiores que o dano inicial. P2 diz que quando se fala em erro e correção na frente dos colegas é necessário delimitar o tipo de erro, se forem erros coletivos não há problema quanto à exposição da correção. P3 fala que não, pois ninguém se sente bem sendo chamado atenção na frente dos outros e a tendência é a pessoa ficar magoada e o problema não ser resolvido de maneira saudável.
Como todo professor deseja que sua turma tenha a disciplina ideal buscou-se entender o que isso significa para essas docentes. P1 responde da seguinte forma a disciplina ideal é aquela que apresenta um crescimento de caráter do educando. P2 defini como sendo participativa e nunca "soldados" sem vida. E outra questão muito abrangente é que existem tipos de professores e tipos de disciplina para eles, o que é indisciplina para um é super aula para outro, mas é necessário saber conduzir e ter o controle da turma sempre em sua mão. P3 acredita que é aquela que demonstra respeito, onde professor e aluno desenvolvem seus direitos e deveres em harmonia.
Sabe-se que o desejo de todo professor é conquistar a disciplina em sala, por isso houve é interessante saber qual a postura das educadoras para atingir tal objetivo. P1 diz que por meio da amizade carisma e postura. P2 responde que dialogo e conscientização são grandes colaboradores. P3 por meio de respeito e valorização de cada individuo como um ser único e importante.
Relacionamento professor-aluno deve estar presente na pratica pedagógica, por isso questionamos como deveria ser essa relação. A P1 acredita que deve haver amizade, respeito e dialogo aberto. P2 fala que o relacionamento interativo buscando o respeito através de sua desenvoltura em sala de aula. P3 diz que deve ser um relacionamento de amizade, muito dialogo e de limites.
Muitas vezes as atitudes do professor para colocar ordem em sala parecem não ser compreendidas pelos alunos, então é preciso compreender em que momento isso acontece. P1 afirma que a percepção é clara quando toda a turma ou sua maioria apresenta uma reação contraria ao professor. P2 diz que no momento não se recordava de ter algum momento fracassado na tentativa de colocar ordem na sala, mas tem percebido que alcançar o coração é melhor que impor ordem. P3 afirma: sinto não ser compreendida por alguns alunos quando é necessário fazer espelho de classe na turma.
ANALISE DOS RESULTADOS
De acordo com os estudos o que diferencia a ação entre corrigir comportamentos e resolver conflitos, é que a primeira não permite ao individuo refletir sobre suas ações, pois muitas vezes o disciplinador acaba agindo com autoritarismo, sem antes conhecer os motivos do mau comportamento, sua atitude reforça sua imposição e dessa forma ele acaba perdendo a oportunidade de construir valores morais, já a resolução de conflitos faz com que o educador tome conta da situação, mantenha a calma e sua primeira atitude é saber o porquê do mau comportamento, além de levar o aluno a refletir sobre seus atos e pesar se o mesmo irá contribuir para um bom convívio com o próximo, mostra-lhe outras opções para resolver o problema, com isso o individuo vai construindo sua autonomia.
Quando o professor chama a atenção do aluno indisciplinado na presença dos outros ele está demonstrando para a turma que perdeu seu equilíbrio e dessa forma ele poderá ser responsável por traumas que o individuo levará consigo por toda vida, além de baixar a auto-estima, desestimula e o faz acreditar que é impossível haver mudanças em seu comportamento, o professor deve corrigir os erros sim, desde que o sujeito não seje humilhado ou ofendido e que esta seja feita em particular e de forma reflexiva.
Para falar sobre a disciplina ideal é importante repensar na definição da palavra, de forma que aquela imagem de cobranças em relação à postura, a imposição de regras e a lei do silencio venha ser quebrada, mesmo porque a importância de disciplinar o ser humano é para facilitar o seu convívio com a sociedade, é neste momento que ele aprende a se relacionar com os outros demonstrando de maneira pratica como: aguardar sua vez de falar, respeitar a opinião do outro, respeita as diferenças e passa a entender a individualidade de cada um e para isso é importante que toda a equipe escolar esteja envolvida dispondo-se a ensinar a cada dia a convivência em grupo. Para que o professor alcance a disciplina necessária em sua sala é importante que suas aulas sejam atrativas a seus alunos.
Para que o docente alcance a disciplina não pode esquecer que ele é o exemplo e como tal é importante que os valores passados aos alunos sejam por ele vivenciados além do mais planejar suas aulas de forma que estas sejam atrativas a seus alunos, definir as regras utilizando a democracia convencer que as mesmas deverá ser cumpridas ao invés de impo-las e ainda não esquecer que até o aluno chegar a autonomia ele irá passar por um processo de transformação de hábitos e para isso o professor deverá ser paciente.
Um bom relacionamento entre indivíduos é agradável em qualquer ambiente e na sala de aula não poderia ser diferente, mesmo porque existem alunos que deseja encontrar no professor um amigo que possa ouvi-lo, lhe dá um carinho que muitas vezes não recebe em casa ou ainda que escute aquelas histórias que seus familiares ou amigos não têm paciência para ouvi-lo, não é uma tarefa fácil mesmo porque o educador está sempre se ocupando com alguma coisa para o dia seguinte, mas conhecer o aluno, ser um amigo ou ouvinte do mesmo pode ajudar a prevenir fracassos futuros, policiar o volume da voz, ou seja, sem escândalos ao exigir algo dos alunos, o educador deve agir de forma branda, sem permitir que os mesmo confundam a sua autoridade com permissividade, tal relação deve ser fortalecida diariamente no ambiente escolar, o professor deve trabalhar a auto-estima de seus alunos, para que neles seja despertado o desejo pelo conhecimento, agindo assim o professor poderá convencê-los a colaborar com a ordem em sala.
O ser humano em geral não se sente bem ao ser desrespeitado ou injustiçado no ambiente escolar não é diferente, por isso se faz necessário que o professor procure saber o motivo que leva o aluno agir mal antes de lhe chamar a atenção demonstrando sua imposição e seu autoritarismo com objetivo de conquistar a disciplina que ele tanto espera, caso contrario a tendência é o aluno demonstrar a falta de compreensão. Por isso o dialogo, o interesse por conhecer o aluno são tarefas que não podem ser excluídas da conduta do professor, pois a intenção de disciplinar não é impor e sim conscientizar o individuo sobre a importância de socializar e preparar o sujeito a servir dignamente a sociedade em que ele está inserido.
CONCLUSÕES
Por fim a pesquisa realizada pode constatar que a conquista da disciplina no ambiente escolar é um trabalho feito em equipe, onde todos devem estar em comum acordo e dispostos a rever suas ações diante dos alunos, respeitando o processo que o mesmo passará a fim de conquistar a autonomia, é imprescindível reformular as definições que se tem sobre disciplina para que esta seja cobrada de forma consciente, além de saber diferenciar o fato de se corrigir o comportamento e o resolver conflitos para que se tomem as decisões corretas, e que o aluno é um individuo que merece respeito e que ele requer que seu professor o trate com dignidade, é importante lembrar que cada pessoa tem sua individualidade e que nem sempre o tratamento que um tem terá o mesmo efeito com os outros e que ele é um ser humano como qualquer outro tendo seus problemas e suas dificuldades, trabalhar de maneira que todos sejam ouvidos e participantes das tomadas de decisões por tanto o dialogo amigo, respeitoso, afetuoso e objetivo entre a classe é se suma importância, desta forma o professor não correrá o risco de ser mal compreendido por seus alunos.
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Autor: Jose Francisco De Sousa
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