Por que podemos comer carne?



PAULO DISSE AOS CORÍNTIOS
II Coríntios 6: 17
"Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei."
Não precisa explicar que o apóstolo, neste texto, estabelece uma linha divisória entre o imundo e o limpo. Inclusive que uma condição para ser recebido pelo Pai Celestial era "apartar-se" e não "tocar" nada imundo. Este ensino foi claro para os coríntios. Mas lendo os versículos anteriores vemos que ele esta falando claramente sobre a idolatria e não de animal.

PAULO DISSE AOS ROMANOS
Romanos 14:14
"Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda."
Não há divergência alguma neste caso Corinto e Roma, quando a uma igreja Paulo ordena não tocar algo imundo, e a outra, assegura que nada é imundo. Aqui literalmente todo texto fala sobre comida.

Porque podemos comer carne?1ª é uma ordenança divina.Gênesis 1.30"E a todo animal da terra,e a toda ave dos céus. E a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi." (Gn1.30)Repare que duas palavras estão em destaque neste versículo, todo quer dizer que não tem nenhum animal especifico, ou seja esse ou aquele animal.A outra palavra é será, Deus não disse talvez seja para mantimento, será para sacrifício ou será para sua companhia. Tem duas explicações para esta palavra a primeira é que Deus está falando de um futuro bem próximo pois ele havia acabado de criar espirito do homem e ainda não havia formado o corpo humano, por isso que ele disse será, e não disse é para o vosso mantimento.A segunda explicação e a seguinte, é que Deus dá uma ordem direta para o homem, sem meio termo.Gênesis 9.3Tudo quanto se move, que é vivente, será para o vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.Neste caso Deus está falando com com com Noé depois que as águas do dilúvio baixaram, pois se trata de um recomeço uma nova fase da humanidade.Porque Deus falou isso com Noé? Será que ele não sabia que os animais eram para o mantimento do homem?Deus agora faz um novo pacto com Noé para lembra lo de que o que ele mais gosta é da obediência e não o sacrifício, Noé havia acabado de fazer um sacrifício que chegou como cheiro suave nas suas narinas de Deus, então Noé poderia pensar que por Deus ter mandado guardar os animais ele iria querer eles para o sacrifício, então Deus esta mostrando para Noé que ele mandou guardar os animais para o mantimento do homem. Outro motivo também seria por causa do apego aos animais, Noé teria se apegado emocionalmente ao aos bichos durante o tempo em que ele esteve com eles na arca, Noé tinha que alimentar, limpar e dar carinhos, e com isso certamente se apegou a alguns animais, talvez por isso já não queria mata los.Quando o próprio Deus diz que todos os animais são para o nosso mantimento, quer dizer sem exceção. No Brasil não temos costume de comer carne de cachorro e os restaurante são proibido por lei de comercializar a carne desse animal, mas existe países como a Korea que tem o costume de comer. No Brasil se come carne de boi, na Índia não. Então em cada país tem seus costumes e nem por isso Deus vai deixar de salvar as pessoas que comem carne ou deixam de comer.Um outro problema é que os países também criaram uma cultura de domesticar os animais, não que isso seja pecado mas existe alguns exageros ao ponto de um animal valer mais do que um ser humano. A maioria dos ricos gastam mais dinheiro com seu animal de estimação do que com seu empregado. Se houver uma situação extrema em que tiver que escolher pra comer entre o homem ou seu animal de estimação, ele come o o ser humano.Outro problema também muito grave é que em muitos lugares os animais são adorados como deuses, e eu não duvido que existem ceitas que sacrifiquem seres humanos nos rituais de adoração à estes animais.2ª não estamos mas na lei e sim na graça.Gálatas 5.23 contra o fruto do Espirito não há lei.Tiago 2.10 se quiser viver na lei guarde toda lei.Romanos 13.10 o cumprimento da lei é o amor.Gálatas 3. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei.4ªo reino de Deus não é comida e nem bebida.Romanos 15.17"Porque o reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espirito Santo"O texto bíblico em si não necessita de explicação, mas eu preciso explicar para os que são leigo no assunto.Nós cristão estamos aqui na terra e esperamos um dia morar com o Senhor no céu, e os habitantes desse céu não vão entrar lá segundo aquilo que eles comerem aqui na terra . Isso quer dizer que precisamos ser justos ter paz com todos e alegria no Espirito Santo.O que é ser justo?. Ser justo é ser honesto ser longânimo ter paciência com os outros e entender as pessoas, e não fazer justiça conforme o mundo, a justiça do mundo é pagar o mal com mal, a de Deus é pagar o mal com o bem, amar quem quer ver o nosso mal, abençoar os que nos amaldiçoa, perdoar a quem nos pede perdão, amar o nosso próximo.O reino de Deus é um reino que não é deste mundo e por isso não é comida e nem bebida, Deus quer que tenhamos paz interior e vivamos sem culpa ou tristeza por causa daquilo que a gente come. O reino de Deus "é paz, e alegria no Espirito Santo"Como teremos paz se ficamos tristes por não poder comer carne, como ter alegria se não há liberdade.2ª corintios 3. 17"onde está o Espirito do Senhor aí há liberdade"5 Não podemos destruir a obra do Senhor por causa da nossa comida.Romanos 14. 15 b"Não destruas por causa da tua comida aquele por quem cristo morreu."Romanos 14. 20"Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo."Em outra versão diz que é um mal para o homem dar motivo de tropeço por causa do que ele come. Tudo é bem simples e claro que o mais importa pra Deus é a sua obra e a alma do homem, não destruas quer dizer não jogue fora não desfaça aquilo que Deus fez, é tão difícil ganhar uma alma, é tão difícil curar um coração ferido. A bíblia diz que um coração triste é mais difícil conquistar do que uma cidade forte. Provérbios 18. 19.Então pare pra pensar em uma pessoa que acaba de aceitar a Jesus como seu único e suficiente salvador, esse tipo de doutrina que diz se pode ou não comer carne não é ensinado logo de cara, então ele vai frequentando os trabalhos da igreja normalmente, até que o pastor anuncia que ele não pode comer carne. Isso pode entristecer aquele irmão que ainda não tem a mesma fé do pastor, por isso que o apóstolo paulo deixou bem explicito. "não destrua por causa da tua comida aquele por quem cristo morreu".Jesus morreu derramando seu sangue para remissão dos nossos pecados, certo?Então eu pergunto que sangue é maior, o sangue de Jesus ou o sangue do porco?O sangue de Jesus ou o sangue da galinha?Como se explica isso: "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho nos purifica de todo pecado." Como posso andar na luz olhando pras coisas terrenas? Como ter comunhão uns com os outros se não posso assentar se à mesa com o meu irmão por causa da tua comida?O sangue de Jesus purifica não purificou e nem vai purificar, isso não significa podemos sair por ai pecando, mas pra dizer pra você que comeu carne e que acha jesus não vai te perdoar, que " o sangue de Jesus Cristo, seu filho nos purifica de todo pecado."
Autor: Arthur Costa


Artigos Relacionados


Emagrecimento: Combate Espiritual Ao VÍcio Da Comida.

O Sangue De Jesus Cristo

O Reino De Deus é Virtude.

Quem Precisa De Libertação?

O Senhor é O Meu Pastor...

O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica

Habitarei Na Casa Do Senhor Para Todo O Sempre