Inteligência De Mercado é Destaque Na Folha De S.paulo
Na primeira parte da matéria o destaque é “Profissional deve antecipar tendências e lançamentos de firmas rivais”.
“O crescimento da economia brasileira, além de propiciar um
cenário de maior concorrência entre as empresas, incentiva a propagação
de uma atividade ainda nova no país: a de inteligência de mercado.
Entre as atribuições do profissional, que, em geral, é formado em
marketing ou administração, está antecipar o movimento dos concorrentes
para diminuir os riscos de prejuízo.
Para isso, ele analisa os elementos que mostram os planos da
concorrência. A compra de um terreno, por exemplo, pode significar que
a companhia irá construir uma nova fábrica.
“É possível prever o que outra empresa vai fazer até pelo tipo de
profissional que ela contrata”, exemplifica Jorge Bitencourt Castilho,
37, gerente de inteligência da Bunge (alimentos e agronegócios).
Mas, para chegar a essas conclusões, o profissional deve ser
visionário, de acordo com Alfredo Passos, professor de inteligência
competitiva da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “Não é
só pegar informações que estão por aí e colocá-las em uma planilha. É
preciso mostrar como esse cenário afeta a empresa.”
Em seguida o destaque vem com o título “Atuantes carecem de qualificação” com depoimentos de Gustavo Parise, da área de varejo da Michael Page, empresa de recolocação profissional, Alfredo Passos, da ESPM, Fernando de Almeida, FIA e Robson Alberone falando sobre a criação do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado).
Ainda na matéria tem destaque “Área cuida também da segurança da informação“; “Agência foca assuntos de Estado” e ainda “Divulgação de informações confidenciais é concorrência desleal”.
Em destaque Jorge Bitencourt Castilho, da Bunge, que na verdade já fez mestrado na área.
Fonte: Folha de S.Paulo - Empregos, domingo, 30 de março de 2008. Foto: Rafael Hupsel/Folha Imagem.
Autor: Alfredo Passos
Artigos Relacionados
Atenção Ao Mercado
Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008
O Conceito De Inteligência Competitiva
Da Sensação Do Místico
Inteligência Competitiva - O Dia-a-dia Do Profissional
Qual é Mesmo A Abreviatura De “mestre”?
Você Tem Jogo De Cintura?