Como estamos recebendo nossos alunos?



Facilmente rotulamos nossos alunos segundo os diagnósticos que seus pais apresentam quando chegam à escola. Diagnostico mais comum: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).Pais cansados, que muitas vezes chegam a um escritório esperando uma resposta, e em troca recebem um rotulo para seus filhos. E assim, a criança entra em algum escritório, alguma clinica e depois de uns minutinhos...HIPERATIVO! Pronto! Já se tem uma resposta! Um belo adjetivo para uma criança que não para quieta.Assim acontece com muitas famílias. Basta dizer: meu filho não para quieto, não faz as atividades direito, e distraído e coisas do tipo, que já se tem um diagnostico. Acontece que nem toda criança que não para quieta e hiperativa. A hiperatividade e um transtorno serio que pode estar associado a vários problemas: visão, audição, comunicação e ate mesmo de indisciplina, porque não?A grande questão e que as crianças rapidamente e erradamente diagnosticadas carregam consigo um rotulo, que como se não bastasse ser tão pesado dentro da família, muitas vezes e sustentado e reforçado na escola por profissionais despreparados. Por isso, a importância do preparo de um profissional. Por isso se fala tanto em equipe multidisciplinar (ideal).Sabemos que a realidade ainda não alcança essas necessidades. Sendo assim, o professor tem duas escolhas: ouvir os pais, mas receber seus alunos como alguém único e diferente, portanto especial, ou então, ouvir os pais e usar isso para receber seus alunos com um diagnostico pronto, rotulando-os como se os conhecesse.Fazendo a primeira escolha, o professor estará respeitando o aluno em sua individualidade acima de tudo. Assim, será capaz de observar e perceber com um olhar diferenciado se há ou não algum déficit de atenção ou transtorno.Escolhendo a segunda opção, estará mantendo alem do rotulo, o comportamento inadequado de uma criança, que para seu espanto, pode estar precisando somente de alguém que lhe veja com outros olhos, que acredite no seu potencial.E nos, como estamos recebendo nossos alunos?


Autor: Mayara Setubal


Artigos Relacionados


Transtorno De Déficit De Atenção/ Hiperatividade

Transtorno De Déficit De Atenção / Hiperatividade: Reflexos Na Alfabetização

A Falta De Limites X Tdah

A Criança Hiperativa E Suas Dificuldades De Aprendizagem E Relacionamento

Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade: O Papel Do Educador, A Criança E O Adulto.

Inclusão Na Escola

Perspectiva Do Conhecimento Do Tdah E A Atuação Do Psicopedagogo