Coerência Docente



Em um Universo Educacional repleto de humanos intolerantes e infelizes, discursos desprovidos de soluções se constroem a partir desses sentimentos e resultam em ataques aos espaços físicos oferecidos, aos meios de comunicação utilizados, ao nível de aprendizagem alcançada e a comunidade apática e pouco encantada pela Escola. Mediante tais situações, precisamos refletir e, por conseguinte, definirmos de uma vez por todas o papel da figura educacional que queremos ser. Pronunciamentos miseráveis e sem congruência, declarados unicamente acerca de aversões políticas e/ou pessoais precisam de extermínio imediato, pois tais práticas encaminham organizações e pessoas a resultados de insucessos, onde a inoperância é superior a condição de inovar  o que eu considero um dos maiores caos amostra nas organizações educacionais. Já em outro cenário bem mais lucrativo, feliz e eficiente, pessoas engajadas em causas nobres, deixam o discurso de lado e partem para o desenvolvimento de alternativas capazes de melhorar a vida de um povo. São ações que oferecem educação, esporte e cultura em formatos eficazes na resolução de conflitos e problemas, bem como, no resgate das relações pessoais fragilizadas ao longo dos tempos. Exemplos disso espalhados pelo Brasil afora, encontramos organizações que utilizam a música para reunir familiares em torno do sonho de cantar, tocar e representar, ou ainda, comunidades conectadas a instantaneidade promovida pela internet ao responder as oportunidades da inclusão digital e ainda, a oferta de orientações práticas no tocante ao respeito, ética, honestidade, prevenção ao meio ambiente, resistência as drogas, senso de justiça, solidariedade, etc. Associados a esse cenário articulado, modificador e construtivo, fonoaudiólogos, especialistas educacionais, terapeutas e psicólogos se articulam ao ambiente escolar a fim de auxiliarem na construção efetiva de uma aprendizagem de excelência  um trabalho coletivo e digno de reconhecimento. Por fim, o fornecimento de práticas esportivas em período contra turno escolar, materiais didáticos atualizados, bem como, horários construídos a fim de atender necessidades individuais de professores, configuram em comunhão ao exposto acima, atitudes merecedoras de maior evidência, respaldo e respeito do que apenas uma amarga derrota eleitoral, uma indigesta antipatia pessoal ou até mesmo, um despreparo profissional oculto. Pense nisso caso seu propósito profissional seja o de melhorar a vida das pessoas  inclusive a sua.


Autor: Marcelo Tavares


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