Coleta Ou Colheita De Dados Para A Pesquisa?



Parece picuinha, mas não é. Desde que ouvi, tempos atrás, o depoimento de um professor, por meio do qual ele afirmava que "pesquisador faz 'colheita' de dados e informações porque quem faz 'coleta' é o padre da missa das dez", passei a seguir a sugestão dele.

No entanto, o termo "coleta" está tão arraigado no ambiente acadêmico-universitário que, recentemente, até em uma banca de exame de doutorado vi o emprego de "colheita" ser questionado.

Mas, se formos ao Dicionário <http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx>, vamos encontrar que:

  1. Coleta é um substantivo feminino que significa "trança de cabelo que os toureiros espanhóis usam na parte posterior da cabeça".
  2. Colheita, também um substantivo feminino, nomeia o "ato de recolher", "aquilo que se colhe ou se ajunta".

Pelo sentido dicionarizado, "colheita" calha muito mais apropriadamente à designação da atividade acadêmica de reunir dados e informações com a finalidade de atender às exigências de uma pesquisa científica.

No meu caso, o termo "colheita" apresenta uma densidade semântica muito rica. Sou oriundo do campo. Minha família, de agricultores, vivia às voltas com as atividades de plantar, cultivar e colher. E a colheita era suada. Dependia de dispêndio de energias físicas, mentais e intelectuais dos colhedores.

De outra parte, também conheci, muito cedo, a atividade de "coleta", nas missas de diferentes horários. Mas sempre a presenciei de um modo diferente. Quem portava a cestinha despendia bem menos energia para receber a oferta do fiel. Bastava estender a mão e lá estava caindo no fundo da cesta a oferta do penitente.

Por isso, colheita remete a um sentido muito mais rico quanto o assunto é pesquisa. Nessa atividade, sem trabalho não há "numerário". É preciso suar, ler muito, observar o tempo todo e não desistir nunca. Fora desse caminho, é difícil uma pesquisa ir adiante.

Por essas razões, vamos "colher" dados para nossas pesquisas. Quanto à "coleta", é melhor esquecer: nenhum dado, nenhuma informação caem do céu na cestinha cognitiva do pesquisador. Se ele não se desdobrar para ir colher, também não terá com que trabalhar.


Autor: Wilson Correia


Artigos Relacionados


LÍder Semeador

Culturas Anuais?

Planejando A Colheita Em Solos Com E Sem Gradiente Textural

Biodiesel De óleo De Cozinha Usado

Grande Índio

Sim, Nós Temos Azeite!

Produção De Húmus De Minhoca Com Resíduos Orgânicos Domiciliares