Uma Análise Contínua da Sociedade



O Texto de Platão  O Mito da Caverna - é uma das obras mais comentadas até os dias de hoje e sem dúvidas ainda será um adjacente para o futuro da humanidade, pois objetiva e reforça a importância do individuo estar sempre em processo de mudança, análise e melhoria contínua, de acordo com o ambiente que está inserido.

Platão mostra com esta história que deve-se aprender a raciocinar e pensar por sim mesmo, e não acreditar em tudo em que o "todo poderoso" coloca para milhares de pessoas que "aquilo" é a coisa certa.

O Filósofo convida a sociedade para sair do comodismo, ao invés de achar tudo esta certo, por exemplo, sempre achando que o Brasil e o mundo estão em ótimas condições, políticas, sociais, educacionais, econômicas, culturais, etc... procurar, pesquisar, pensar, ou seja, deixar de ser mais um ignorante e realmente sair de dentro da caverna, se levantar do sofá, da frente da TV, e fazer as coisas acontecer.

A sociedade precisa de pessoas humanitárias, pessoas não egoístas, pessoas que querem o melhor para si mesmo e para os outros; indivíduos com ética moral, que se respeitam mutuamente, que cumprem suas obrigações e exigem seus direitos.

Mas quando se entra na realidade da sociedade, nota-se que o mundo é outro, deixam-se de lado, valores e princípios básicos e fundamentais, e mergulham em objetos fictícios, imaginários, com o poder de estabelecer que "aquilo" é o correto, com o dever de despertar que "aquilo" é necessário para sua sobrevivência; e nem se quer existe um ser humano que questione a fragilidade daquela informação.

Tudo isso se caracteriza o medo, que segundo definições, "é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente", ou seja, o "todo poderoso" com seu forte argumento, consegue transformar falsas informações ideológicas, falsos princípios, falsos comportamentos e outras atitudes, como verdadeiros.

Por isso a importância da Educação na sociedade, que é citada nas obras a República e as Leis, do Filósofo Platão, que para desenhar um estado ideal, é necessário passar por um nível de preparação básica, que desenvolverá de forma harmoniosa o espírito e o corpo, tornando-se pensadores, formadores de opiniões e com argumentos para enfrentar o "todo poderoso", o medo de sair da caverna, da claridade que ofusca-se a visão, enfim, solidificar uma mente questionadora.


Autor: Helio Sanches


Artigos Relacionados


O CurrÍculo Do FilÓsofo Segundo O Livro Vi Da RepÚblica

Pensamentos De Sócrates Para Entender Platão

O Conhecimento Na Alegoria Da Caverna De PlatÃo

Resenha Crítica: O Mito Da Caverna (platão)

O Mito Da Caverna.

Os Fundamentos Da Política

Paideia: Jesus Cristo E O Mito Da Caverna