Projeto de Reciclagem de Lentes de Óculos



Ana Maria Oliveira dos SANTOS

Instituto de Ensinos Superiores da Amazônia - IESAM

Av. José Malcher, 1148  Nazaré  Belém  PA. Telefone: 91 40055400 begin_of_the_skype_highlighting 91 40055400 end_of_the_skype_highlighting

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RESUMO: Este trabalho objetivou apresentar o processo da criação de jóias parao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, teve como base o reaproveitamento das lentes de óculos Cr39, evitando o seu descarte na natureza. Unimos o material reciclado, ao metal precioso Ag (prata).Uma das necessidades deste projeto é que nele há um incentivo da reciclagem ambiental como um projeto ecologicamente correto. Como metodologia, foi feito uma pesquisa de campo na cidade de Belém, para saber a opinião e aceitação do produto pelos possíveis consumidores. O projeto nasceu por pertencermos a uma cidade em que temos a segunda maior festa religiosa, conhecida em todo o Brasil, trata-se de uma manifestação de fé, e como simbologia tem a imagem de Nsª srª de Nazaré. A Jóiaentrará no mercado como brinde aos clientes, pois na época do Círio de Nazaré, em Belém, temos o hábito de oferecer sempre aos clientes brindes com a imagem da santa, tais como: camisas, bonés, flâmulas, etc. A jóia terá como base principal a prata e a lente lapidada, esta então sendo destacada como pedra semipreciosa, recebendo a cor azul translúcida, escolhida por representar a o céu. Com isso a idéia que queremos colocar em prática é emoção da fé através da imagem da santa padroeira da cidade.Em segundo plano temos a intenção de exportar as jóias,pois sabemos que o círio, é conhecido mundialmente como um momento de vivência da fé cristã, com isso teremos em um futuro bem próximo a âmbito nacional e internacional, um leque de possibilidade de tornarmos nosso trabalho conhecido mundialmente.

Palavras-Chaves: Jóia, Reciclagem, Lente de óculos CR-39.

ABSTRACT: This work has as objetctive to show how create jowel for Círio of Our Lady of Nazareth, was based on the reuse of Cr39 lenses of eyeglasses to prevent their disposal in nature. Together the material recycled, the precious metal Ag (silver). One of the needs of this project is that there is an incentive for recycling as an environmental project design ecologically right. The methodology was made a field survey in the city of Belém, to gather input and product acceptance by prospective customers. The good thing of belong to a city where we have the second largest religious party, known throughout Brazil, it is an expression of faith, and symbolism is the image of Ns ª sr ª Nazaré. The Jewel enter the market as premium customers, because in the time of Círio of Nazareth, in Belém, people have habit of always offering gifts to customers with the image of the saint, such as shirts, caps, streamer, etc. The jewelry will be based on the main lens and silver stoned, this is then highlighted as semiprecious stone, getting the blue translucent, the color chosen to represent the sky. Therefore the idea that we put into practice is through the emotion of the authentic image of the patron saint of cidade. In background is intend to export jewelry, because we know that the taper, is known worldwide as a time to experience the Christian faith with this we have a future and the next national and international, a range of possibility to make our work known worldwide.

Key words:Jewelry, Recycling, CR-39 Lens glasses.

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como idéia central, o fato da necessidade do mercado brasileiro com projetos inovadores e ambientalmente corretos.

Com isso, nasceu à idéia da criação de uma jóia com a imagem de Nsª Srª de Nazaré, a santa padroeira de nossa cidade, Belém do Pará, onde temos no segundo domingo do mês de outubro, a maior procissão de fé do povo paraense. Todas as famílias, esperam este dia com a maior expectativa. Há todo um preparo, que vai desde as comidas típicas, até a preparação das casas, que são pintadas, tendo suas janelas ornamentadas com a imagem da santa padroeira. A partir de então, pensou-se em um produto que representasse a fé cristã de nosso povo, com isso nasce a Jóia,que será criada em Prata (Ag), juntamente com a reciclagem de lentes Cr-39 (lentes de óculos) que antes eram descartadas no meio ambiente.

O presente trabalho centra-se na temática que desde o século XIX as jóias tinham a finalidade de identificar a representação simbólica que exerceram e exercem. A jóia já despertava fascínio, esplendor e seduz a humanidade através dos tempos, como ostentação pública de riqueza, poder ou credo religioso. Era geralmente determinado pelo estilo das roupas, o que se pode observar por meio dos estudos realizados sobre o séc. XIX, onde as jóias eram de refinada elaboração e de acordo com os trajes épicos. Pedrosa (2005, citado por Lisboa, 2006) escreve que

"O referido século é marcado com a criação do Estado Moderno Grego pós-guerra pela independência e, conseqüentemente, o retorno à prosperidade, influenciado pela cultura européia nas artes em geral e em particular na arte da ourivesaria".

Nesta época, as jóias faziam parte do vestuário.

No Brasil, no ambiente do século XIX, as mulheres que faziam parte da elite usavam ornamentos e jóias com requinte e luxo, demonstrando a sua posição social, influenciadas pela moda européia, em um profundo contraste com o cenário telúrico de seu cotidiano.

Sabemos que as jóias são bens que entram no universo dos sistemas simbólicos culturalmente formados e, desse modo, se destaca a prevalência do simbólico sobre a necessidade/razão. Sendo a jóia um símbolo de poder e status social, sem esquecermos que o simbolismo é movido pelos fatores culturais que influenciam o comportamento de compra, que são os responsáveis pelo significado do objeto, e é ai que entra a criação da jóia.

O produto tem como objetivo principal ser reconhecido como inovador, voltado para a responsabilidade social na transformação de um produto danoso para o meio ambiente em jóia de valor emocional. Ele entrará no mercado, primeiramente como símbolo de fé e havendo uma necessidade nesta época e em todos os outros meses, a importância de ter uma simbologia de nossa cultura em todo o povo que crê. Primeiramente o produto chegará como brinde aos clientes, já que em Belém, o comércio tem por cultura, presentear na época do círio, os clientes com camisas, bonés, flâmulas, enfim brindes com as imagens de Nsª Srª de Nazaré, brindes esses que surgem de uma necessidade emotiva ligada ao símbolo da fé cristã.

Na atual crise que se iniciou pela área financeira, e cujas conseqüências se alastraram por todos os setores da economia real, é muito temeroso fazer qualquer prognóstico. No entanto, é possível identificar algumas tendências que poderão contribuir favoravelmente para o segmento de jóias e bijuterias. Com o crescimento das incertezas sobre a vida no planeta, a tendência da população é migrar para produtos que ajudem na preservação do meio ambiente. É aí que reside a oportunidade para esse segmento, já que oferece um produto reciclado e inovador. Por ser um projeto sustentável que se refere à criação de jóias com temática religiosa (Círio de Nazaré), este produto desperta um interesse maior da população devota, o que facilita sua comercialização.

Portanto, acredita-se que com um design moderno e original voltado para a temática da região Norte, somando qualidade e bons preços, passa a ser possível obter ter uma boa participação no mercado interno e externo, este último se torna uma boa alternativa, visando aproveitar a valorização do dólar e do euro.

Este trabalho objetiva mostrar ao consumidor a união de fé, com o poder da Jóia, que sempre exerceu um fascínio sobre as pessoas, além de ser um produto moderno, economicamente viável, e ecologicamente correto, demonstrando com isso uma parte de nossa festa religiosa, sendo um símbolo de nossa fé, levando também uma temática regional, nada mais do que o símbolo da padroeira paraense.

2.OBJETIVOS

Este trabalho objetiva mostrar ao consumidor a união da fé com o poder da jóia, que sempre exerceu um fascínio sobre as pessoas. Além de ser um produto moderno, economicamente viável, e ecologicamente correto, demonstra uma parte da festa religiosa, sendo um símbolo de fé, leva também uma temática regional, nada mais que o símbolo da padroeira paraense.

O objetivo geral deste projeto é criar um produto inovador, voltado para a responsabilidade social, já que transforma um produto danoso para o meio ambiente em uma jóia de valor emocional.

Como objetivos específicos pretendem-se:

·Conseguir patrocínio para esse projeto;

·Melhorar o trabalho com as lentes; e,

·Arranjar comunidades que possam lapidar essas lentes como pedras.

Para alcançar esses objetivos, foram estabelecidas algumas metas, tais como:

·Lançar o produto como inovador no mercado até setembro de 2009.

·Colocar esse produto à disposição das empresas como brindes, até setembro de 2009.

3.HISTÓRIA DA JÓIA NA REGIÃO

O Estado do Pará possui 1.248.042 km² de extensão, representando 25% da Amazônia e 16,66 do território brasileiro. Cortado pela linha do Equador em seu extremo Norte possuiu 143 municípios, onde vivem cerca de seis milhões de pessoas. A economia paraense está centrada na base produtiva calcada em três grandes áreas: agroindústrias, verticalização da produção mineral e turismo (PAULINO, 2004).

Nos últimos anos as súbitas mudanças de direção na política econômica brasileira, criaram instabilidades acentuadas para as empresas, em especial no ramo de jóias onde grandes indústrias se estabeleceram pelo país. No Estado do Pará esta atividade é mais artesanal.

Desde a reinauguração do complexo São José Liberto, que antes sediava o Presídio São José e depois de reformado passou a abrigar oMuseu de Gemas do Pará, a Oficina de Jóias, e a Casa do Artesão, o ramo de jóias no estado teve um evidente crescimento. A qualidade dos produtos desenvolvidos aumenta cada vez mais, fazendo com que o estado passe a produzir não somente produtos artesanais, mas jóias com pedras preciosas.

De acordo com Tatsch (2009), o mercado paraense de jóias evoluiu tanto que hoje conquista parte do mercado nacional e internacional de jóias. Segundo a autora, os produtos produzidos valorizam a originalidade da cultura paraense unindo materiais e um design contemporâneo.

Esse espaço abriu portas para que mais designers paraenses possam expor suas idéias, sempre de forma original e criativa, geralmente dentro de uma linha de produtos ambientalmente corretos.

A concorrência no setor joalheiro é intensa, pequenas empresas competem com produtos similares aos do padrão exigido pela qualidade do setor.Apesar das inúmeras possibilidades de matéria prima, como sementes, resina sintética, chifre de boi, madeira e etc, existe ainda uma variedade enorme de possibilidades para inovação dentro de um design que envolva um produto reciclável que contribua para a preservação do meio ambiente. É dentro deste contexto que iniciamos o nosso projeto, provando assim que o design deve estar voltado para a sustentabilidade do planeta e que os detritos podem se tornar matéria- prima na manufatura de novos produtos.

3.1.INÍCIO DO PROJETO

O nosso projeto é a criação de uma jóia em Prata (Ag) que tem como base as lentes de óculos CR39. A escolha dessa matéria prima surgiu quando procurávamos uma base que fosse inserida dentro da preservação do meio ambiente. Depois de várias pesquisas observamos que 70% da população brasileira é usuária de óculos e que toda vez que trocam suas lentes deixam as antigas nas ópticas e são jogadas no lixo, poluindo o meio ambiente, onde demoram muitos anos para sua degradação.

4.LENTES DE ÓCULOS CR-39

De acordo com o GRUPO PPG OPTICAL, a criação das lentes CR-39 se deu pela escassez de matéria prima naturais durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o plástico despontou como uma fonte de materiais substitutos aceitáveis, esse fato ficou conhecido como a Revolução do Plástico. A indústria passou então a tentar desenvolver novos tipos de plásticos. Em 1940, desenvolveram o monômero ADC (carbonato de alil diglicol), nos anos seguintes encontraram 180 compostos diferentes para esse monômero, e o 39º mostrou-se o mais adequado, por ter características únicas.

O nome do projeto "Columbia Resin" com o número 39 deu origem ao termo "Columbia Resin 39", ou "CR 39", que a PPG, empresa responsável por essa pesquisa, anunciou como marca registrada. A Figura 1 ilustra a fórmula estrutural do CR 39.

alt Figura 1. Variação fórmula estrutural do CR 39.

Fonte: GRUPO PPG OPTICAL.

5.RECICLAGEM

Na década de 1970, houve um despertar para as causas ambientais, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica, depois de ter sido constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando.

A reciclagem é um processo que transforma o lixo descartado em um produto semelhante ao inicial ou em um novo produto. A reciclagem tem efeitos altamente positivos nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Sua utilização como uma das ferramentas do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos promove preservação de fontes esgotáveis de matéria-prima, aumento da vida útil dos aterros sanitários, redução dos custos da disposição final do lixo, economia de energia, geração de emprego e renda, redução dos gastos com a saúde pública, educação ambiental, e por aí vai.

Como designers preocupados com a sustentabilidade do planeta, criamos um projeto de reaproveitando das lentes de óculos que seriam descartadas na natureza.Ao mesmo tempo daremos uma destinação para o que seria lixo com degradação de longa duração. Logo não está sendo criada demanda de matéria prima ambiental extraída da natureza, como é o caso do petróleo, recurso natural não renovável de onde é fabricada a resina CR-39. A extração do petróleo não aumenta por conta deste produto.

5.1.RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE

Reciclar é uma das maneiras encontradas pelo homem de preservar o meio ambiente, visto que para se produzir algum produto, não será preciso retirar a matéria prima novamente da natureza.

A reciclagem da lata de alumínio é um dos melhores exemplos de como a reciclagem ajuda na preservação do meio ambiente. De acordo com RECICLAR BRASIL (2009), a reciclagem do alumínio traz benéficos tais como:

§Reduz a extração da bauxita - para cada mil quilos de alumínio que se recicla, por exemplo, poupa-se aproximadamente cinco mil quilos do minério bruto;

§A reciclagem poupa espaço nos aterros sanitários, pois as latas não chegam a ir para o lixo;

§Estimula a consciência ambiental da população e das empresas, que passaram a ter um comportamento responsável em relação ao meio ambiente. Programas específicos de educação ambiental e de reciclagem desenvolvidos por empresas do setor em parceria com escolas, clubes e entidades beneficentes têm despertado o interesse cada vez maior da sociedade pela reciclagem;

§O alto valor agregado da sucata de alumínio incentiva a reciclagem de outros materiais, dando força a um importante instrumento quando se fala em reciclagem: a coleta seletiva, que vem ganhando espaço em várias cidades brasileiras;

§A reciclagem economiza até 95% da energia elétrica necessária para o processo produtivo.

Os produtos desenvolvidos a partir desse projeto são de baixo impacto ambiental, e estão inseridos dentro de um contexto de preservação do meio ambiente, por serem feitos com o reaproveitamento do que seria danoso para a natureza. Mesmo se houver desmanche do produto, a prata poderá ser derretida e se transformar em outra jóia e a lente poderá receber um novo recorte para ser inserida dentro de um novo desenho.

5.2.RECICLAGEM NA SELEÇÂO DO PRODUTO

Para esse criar esse produto, é recolhido nas Ópticas Ana Maria e na Labonorte (Distribuidora de lentes de óculos) os blocos e pedaços de lentes inutilizados. Em seguida são separadas por curvas, tamanho, tipo, espessura e cor. As lentes que já tiverem passado pelo polimento, coloração e recorte em maquinário tecnológico de alta definição serão remetidas a oficina de jóias para receberem o contorno em prata 950 de acordo com os desenhos técnicos. Todos esses processos que envolvem o produto no momento são terceirizados.

  1. CÍRIO DE NAZARÉ

Na cidade de Belém do Pará, assim como em muitas cidades do interior do estado, ocorre um círio em homenagem à santa padroeira da cidade. No segundo domingo de outubro, acontece o círio de Nsª Srª de Nazaré, a maior procissão de fé do povo paraense. Todas as famílias esperam este dia com a maior expectativa.

Nicolau (2009) descreve o círio de Belém como uma procissão que:

reúne centenas de milhares de pessoas, em lento cortejo de quatro horas, entre os quase cinco quilômetros que separam a Catedral Metropolitana da Basílica de Nazaré. Este cortejo é o ápice das manifestações profanas e religiosas que acontecem durante quinze dias: a chamada quadra nazarena. Nesse período vive-se um clima de confraternização e alegria.

Durante a realização desse evento, o povo paraense costuma comemorar e homenagear a santa padroeira com adereços, alegorias, roupas e jóias referentes à sua imagem. Portanto, um evento com possibilidade de captação de clientes para o produto desenvolvido.

6.1.INSPIRAÇÃO DA JÓIA

O Círio de Nazaré é uma manifestação local com dimensão nacional. Representa o sincretismo religioso do povo brasileiro. A jóia está inspirada na representação da imagem de Nsª Srª de Nazaré, através da criação de pingentes, principalmente. Logo, a jóia criada é um símbolo de fé com uma temática regional, cujo design é trabalhado no estilo Art Déco,

A Art Decó é um estilo decorativo de origem francesa, que tem por características a predominância de "linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato."(ITAU CULTURAL, 2007). No pingente percebe-se os traços de Art Déco pelo formato circular das nuvens e no pela forma geométrica da imagem abstrata. Dentro desta forma, a cor predominante é o azul transparente que remete à cor do céu, e serve de base para o contorno da santa.

A imagem de Nsª Srª de Nazaré foi escolhida porque "Nossa Senhora de Nazaré é para os fiéis nossa Mãe e Mãe de Deus. Nela há o apaziguamento da angústia, da solidão, do sofrimento, da depressão, da falta, dos males, é a mãe boa que livra os filhos do mal" (NICOLAU, 2009).

6.2.MOTIVAÇÃO DA JÒIA

Analisando a tendência mundial de reaproveitamento e reciclagem, começou-se a pensar em como desenvolver um produto para contribuir com essa causa. Verificou-se, então, o desperdício das lentes de óculos, assim como a demora de sua decomposição. Aliando esses dois pensamentos, foi iniciado o projeto de confecção de jóias em prata com lentes CR-39 como base, o que mostrou ser um produto inovador e ambientalmente correto.

6.3.OPORTUNIDADE DE CRIAR A JÓIA

Durante a época do círio, a receita no município de Belém, aumenta consideravelmente se comparada aos outros meses do ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Rio de Janeiro, por Costa (2004), Belém teve um aumento de receita de R$ 400 milhões de reais, com uma taxa de expectativa crescimento de 4,7% ao ano. Desse montante, foi verificado que 20% era gasto na compra de lembranças.

Esses valores justificam como o Círio impacta economicamente na região, refletindo um crescimento em todo o mercado. Verificou-se também que os empresários costumam agradecer, pelo aumento das vendas, aos seus clientes oferecendo brindes com a imagem da santa padroeira. Foi neste contexto que verificamos a oportunidade para a criação desse projeto.

7.PROCESSO CRIATIVO DAS JÓIAS

Para a criação das jóias, são seguidas as etapas listadas a seguir:

A.Separar as lentes por Tamanho, Material, Tratamento e Surfaçagens;

B.Desenvolver moldes para corte, de acordo com o tamanho dos blocos;

C.Cortar as lentes de acordo com os moldes feitos anteriormente;

D.Colorir as lentes transparentes, dependendo do modelo escolhido;

E.Escolher as lentes que podem ser lapidadas para confecção de jóias;

F.Desenhar à mão livre do modelo que servirá para criação da jóia;

G.Desenvolver o desenho técnico;

H.Separar a prata para as peças;

I.Montagem da lente que servirá de base, com a prata que terá o contorno da santa;

J.Procurar empresas interessadas na adesão ao projeto;

K.Efetuar o marketing de divulgação do projeto.

As etapas C e D serão desenvolvidas por uma equipe terceirizada do laboratório das Óticas Ana Maria, que foram treinadas anteriormente para trabalhar as lentes conforme a necessidade do projeto. As etapas F e G são feitas pelo design de jóias, responsável pelo processo criativo. A etapa I, também é terceirizada, é feita por um ourives especializado na confecção de jóias artesanais.

8.METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do projeto, primeiramente foi feito um desenho a mão livre do produto, seguido de desenho assistido pelo computador em que se utilizou o programa Blender e os protótipos foram desenvolvidos com o auxílio do programa Corel Draw. Em seguida, foi feita uma pesquisa na cidade de Belém para descobrir a opinião dos usuários de óculos sobre seus interesses sobre jóias. Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa darão conta somente de uma abordagem quantitativa.

8.1. ÁREA DE ESTUDO

O site Gazeta web disponibiliza uma série de reportagens com informações sobre diversos locais interessantes para se conhecer, entre essas cidades, ele cita Belém, descrevendo-a como uma "parada obrigatória para quem quer conhecer o norte do Brasil". Conhecida como a Cidade das Mangueiras, tem cerca de um milhão e 400 mil habitantes, com clima quente e úmido o ano todo.

A capital do Pará fica à beira da Baía de Guajará. Seu porto fluvial é o mais movimentado da região norte do Brasil. Belém foi fundada em 1616, à beira do Rio Pará, com a construção do Forte do Presépio, hoje Forte Castelo. Em local estratégico, de lá os portugueses podiam controlar a navegação na região e evitar ataques de invasores estrangeiros.

A economia de Belém baseia-se principalmente nas atividades do comércio, serviços e turismo, embora seja também desenvolvida a atividade industrial com alguns estaleiros, metalúrgicas, pesca e beneficiamento do palmito, mas principalmente madeireira.

8.2.COLETA DE DADOS

Esta pesquisa teve como subsídio um questionário (ver Apendice 1) que envolveu 150 pessoas foi realizada nas Óticas Ana Maria, por ocasião da aquisição dos óculos. Os instrumentos da pesquisa giraram em torno de: questionários edificados com perguntas fechadas, ocasionando assim subsídios necessários para uma leitura analítica entre os sujeitos envolvidos e os autores deste estudo.

8.2.1. DADOS PRIMÁRIOS

Coletados através de 150 (cento e cinqüenta) questionários aplicados em pesquisa de mercado com os clientes usuários de jóias.

8.2.1.1. AMOSTRA

Foi realizada através de amostragem intencional nas Óticas Ana Maria.

8.2.2. DADOS SECUNDÁRIOS

Foram coletados em pesquisas bibliográficas, em livros, revistas, artigos, web, etc.

9.RESULTADOS E DISCUSSÃO

9.1.RESULTADO DA PESQUISA DE MERCADO

Após a realização da pesquisa de campo, com os dados coletados pela aplicação dos questionários ao publico alvo, foi possível inferir que:

·A maioria (70%) dos entrevistados é de religião católica, como ilustra o gráfico da Figura 2. Essa pergunta é relevante porque a temática do projeto está relacionada à fé católica, ou seja, os católicos são os principais consumidores do produto do projeto. altalt

Figura 2. Variação da opinião sobre qual religião o entrevistado pratica.

Fonte: Dados da pesquisa, 2009.

·Dos 150 entrevistados, 48 têm preferência por jóias que sejam de cunho religioso, de acordo com o gráfico da Figura 3.

altFigura 3. Variação da opinião sobre a preferência de jóias do entrevistado.

Fonte: Dados da pesquisa, 2009.

·A maior responsabilidade ecológica que os entrevistados tem é com a reciclagem, este fato está exposto no diagrama da Figura 4.

altaltaltFigura 4. Variação da opinião sobre a responsabilidade ecológica do entrevistado.

Fonte: Dados da pesquisa, 2009.

9.2.RESULTADOS DO PROJETO

Para o desenvolvimento do projeto, fez-se necessário criar alguns protótipos de pingentes, o primeiro criado foi denominado Nazaré nas Nuvens. O pingente será ilustrado nas figuras 5 e 6 a seguir, desenvolvidos à mão livre e no programa Blender, respectivamente.

altFigura 5  Protótipo do pingente Nazaré nas Nuvens desenvolvido à mão livre.

Fonte: Design próprio feito para o projeto

.

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Figura 6  Desenho do protótipo do pingente Nazaré nas Nuvens desenvolvido no Blender.

Fonte: Design próprio feito para o projeto

O modelo anterior foi desenvolvido programa Blender, mas também, de acordo com a necessidade do projeto, pode ser desenhado em programas diferentes como o Corel Draw, é o caso da Figura 7.

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Figura 7- Ilustração do pingente Nazaré nas Nuvens desenvolvido no Corel Draw

Fonte: Design próprio feito para o projeto

A Figura 8 mostra o desenho feito no Corel Draw de forma vetorizada, pois para poder concretizar o projeto, é preciso desenvolvê-lo passo a passo, um deles é o desenho vetorizado do produto final.

altFigura 8. Desenho vetorizado do pingente Nazaré nas Nuvens

Fonte: Design próprio feito para o projeto

Para melhor entendimento da montagem do pingente, foi desenvolvido no programa Blender, conforme figura 9 a 12, as etapas que precisam ser desempenhadas para obtenção do produto final.

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Figura 9. Desenho da lente utilizada na confecção do Pingente Nazaré nas Nuvens

Fonte: Design próprio feito para o projeto

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Figura 10. Desenho arte em Prata que receberá a lente

Fonte: Design próprio feito para o projeto

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Figura 11. Desenho arte em Prata com a lente, para exemplificar a montagem da jóia. A lente será encaixada na caixa de prata e fixada com cola transparente especial

Fonte: Design próprio feito para o projeto

altFigura 12. Desenho do protótipo do pingente pronto

Fonte: Design próprio feito para o projeto

Outra fase do projeto prevê uma série de atividades, distribuídas aos membros da equipe, de acordo com sua função e tempo de desempenho. O resumo dessas atividades é elaborado no programa MS Project, e está ilustrado na Figura 13.altalt

Figura 13. Divisão de tarefas e tempo de execução, criado no MS Project.

Fonte: Plano de execução do projeto

  1. CONCLUSÃO

Baseados em todas as pesquisas desenvolvidas, verificamos que é sempre importante desenvolver projetos que visem ajudar na preservação do meio ambiente. E observamos que conseguimos ajudar ao reciclar as lentes CR-39 de óculos, além disso, criamos um produto inovador que apresenta um alto potencial de venda.

Atualmente o projeto já conseguiu por em prática quase todos os objetivos e já desenvolveu algumas das jóias criadas. Porém, ainda é necessário muito estudo dos materiais, e principalmente da temática utilizada para se chegar aos resultados que desejamos. Ficou como experiência a certeza da grande diversidade de materiais que podemos reutilizar na criação de novos produtos, ajudando assim na preservação do meio ambiente.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Francisco de Assis; FARIAS, Alexandre Magno de Melo; SOUSA, José Nazareno; COSTA, José de Alencar.Círio de Nazaré: Economia e Fé. Disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/arquivos/cirio.pdf. Acesso em 11-09-09 às 14:17

GB EDIÇÕES. Faça as malas e vá conhecer o Pará. Disponível em: http://www.gazetaweb.com.br/edicao_887/turismo.htm. Acesso em: 11-09-09 às 15:48

GRUPO PPG OPTICAL. A história do CR-39. Disponível em: http://corporateportal.ppg.com/NA/chemicals/Optical/CR39/cr39History.htm. Acesso em 11-09-09 às 10:58

ITAÚ CULTURAL. Art Déco. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=352. Acesso em 15/10/2009 Às 15:15

LISBOA, Maria da Graça Portela et al. As Representações Simbólicas do Estancieiro Gaúcho do Século XIX Consideradas na Projeção de uma Coleção de Jóias.

Disponível em : Http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1322-1.pdf

Acesso em 16-05-2009 ás 14:19

LOBACH, Bernh. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücheu Ltda, 2001.

NICOLAU, Adriana Bissi. Círio de Nazaré: A pororoca da fé. Disponível em: http://www.rubedo.psc.br/Artigos/cirionaz.html. Acesso em: 11-09-09 às 13:04

PAULINO, Maria Domingas Ribeiro. Reduzindo desperdícios na produção de malhas. Disponível em: http://www.casosdesucesso.sebrae.com.br/include/arquivo.aspx/130.pdf. Acesso em 11-09-09 às 15:43

RECICLAR BRASIL. Reciclagem. Disponível em: http://www.reciclarbrasil.com.br/reciclagem.asp. Acesso em 11-09-09 às 12:24

REVISTA BR E J, num. 46.543, Nov/2005 e num. 47.545 Jan/2006.

SALEM, Carlos. Criação e design. São Paulo: Arco Atelier, 2000.

TATSCH, Tânia.Gemas e jóias do Pará e Amazônia : talento e criatividade. Disponível em: http://www2.uol.com.br/modabrasil/belem_link/gemas/index.htm. Acesso em 11-09-09 as 10:12


Autor: Ana Maria Oliveira


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