Estudar física x Ensinar física



Luzia Aparecida da Costa.

Questão 1 - Uma criança antes de firmar seus passos, testa o equilíbrio, caso contrário todas nasceriam andando desde o primeiro momento!

Questão 2 - Um idoso sabe que com o passar dos anos ele naturalmente perde alguma porcentagem de seu equilíbrio tão bem construído ao longo da vida!

Questão 3 - Qualquer pessoa se agasalha ao sentir frio, ou tenta se refrescar ao sentir calor!

Mas, o que estas questões poderão influenciar em nossa vida?

Simples! Essas questões são suficientes para responder um simples pergunta:

- Por que devemos estudar física?

A resposta aqui é muito direta! Física faz parte da nossa vida desde ao nascer até morrer! Essa disciplina se torna muita das vezes maciça e enfadonha para alunos do ensino médio, é a explicação para toda a nossa existência nesse mundo.

Mas uma questão maior que "por que devemos estudar física?" tem-se a questão "por que ensinar física?".Ora, essa tarefa não é algo fácil como andar de bicicleta e sentir a gravidade em toda sua essência caso ocorra uma queda! Ensinar física não para aqueles que simplesmente gostam de admirar as estrelas ou apenas acham que entendem de constelações; ensinar física também implica saber e entender de astronomia! Enfim, apenas lecionará física aquela pessoa que consegue entender que física não é apenas uma disciplina que envolve cálculos dificílimos e se acha um especialista por conseguir resolvê-los!!! Primeiramente para se ensinar física deve-se compreender que esse conteúdo vai além de livros e apostilas, mas que sim explica os fatos que acontecem naturalmente no dia-a-dia.

Pode-se enunciar perfeitamente que o intuito das ciências naturais é explorar e entender os fenômenos da natureza, mas infelizmente isso se torna horrendo quando matematizado! È como se o encanto se perdesse.

Para tudo se tem uma explicação!!!

Será mesmo???

Perguntas do tipo acima deveriam ser freqüentes no âmbito escolar não só de nível ensino médio, mas de um modo geral! Quanto mais instigantes forem os alunos, maior será a fluidez do professor para com esse conteúdo, isso prova que ensinar física é realmente uma via de mão dupla, é de extrema importância que haja uma interação entre as duas partes aluno-professor.

Levar para a sala de aula experimentos gera esses questionamentos, quanto mais polêmica for uma aula de física mais interessante ela será. Alguns professores por falta de segurança travam esses tipos de questionamentos para que ele não erre perante os seus alunos! É um absurdo isso? Não! É uma realidade que tem acontecido em várias escolas espalhadas pelo mundo...

Logo conclui-se que para estudar física deve-se ter motivação mas, maior deve ser a motivação do professor para com a disciplina, pois podemos aqui firmemente admitir que ensinar física não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário. No entanto, deve-se ter jogo de cintura para encarar a rotina de uma sala de aula, tanto em aulas expositivas quanto em aulas experimentais. E que venham os questionamentos!!! Eles serão como pedras que quando juntas trilham um caminho!!!

Como já dizia Henry Peter: "A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar". Antes de impor aos alunos tantos conceitos, definições e formulários, deve-se dar apoio para que eles possam construír essas idéias sozinhos.


Autor: Luzia Costa


Artigos Relacionados


Educação Física Escolar: Uma Análise Da Opinião Dos Alunos De 6º E 9º Ano

Os ConteÚdos Desenvolvidos Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

A ImportÑcia Do Atestado MÉdico Na EducaÇÃo FÍsica Escolar

A Importância Da Educação Física No Desenvolvimento Da Criança Com Síndrome De Down

A Importância Atribuida Pelos Alunos à Disciplina De Educação Física No 2º E 3º Ciclo Das Escolas Do Concelho Da Maia E De Viana Do Castelo (portugal)

Inclusão De Alunos Com Síndrome De Down Nas Aulas De Educação Física Das Escolas Municipais Da Zona Urbana De Santarém

A EducaÇÃo FÍsica Como Mediadora Para O Desenvolvimento Congnitivo Das CrianÇas Nas SÉries Iniciais Na Escola Da Rede Municipal De AraguanÃ-to