QUALIDADE DE VIDA: ORIGEM, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS



RESUMO

Atualmente, o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho. Muitos empresários perceberam que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. O objetivo da pesquisa foi conhecer a relação do indivíduo no trabalho que está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. A metodologia adotada na pesquisa foi a de pesquisa qualitativa, descritiva e pesquisa de campo. Foi realizada uma pesquisa presencial, aos funcionários da Prefeitura da Serra para levantar o grau de satisfação em relação à qualidade de vida no trabalho. Quanto aos resultados apurados muitos entrevistados acreditam que a qualidade de vida é muito importante fora e principalmente dentro de uma organização que, muitas vezes não é dada devida atenção, raramente preocupam-se em avaliar os aspectos humanos relacionados e afetados por tal processo, pois com a necessidade de tornar a empresa mais competitiva e por questão de sobrevivência é deixado de lado à saúde e o bem estar dos funcionários. Concluiu-se que, a qualidade de vida deve-se ser um processo contínuo, em casa, ter um bom convívio com a família e amigos isso será fundamental, assim irão surgir bons frutos no ambiente de trabalho. Então é necessário canalizar esforços para alcançar qualidade, mas sem esquecer o comprometimento humano e que elas são a peça mais importante da organização. Com isso haverá qualidade e qualidade de vida no trabalho.

Palavras chave: RH, qualidade de vida, sobrevivência organizacional

1 INTRODUÇÃO

Qualidade de vida é imprescindível em todas as áreas, visto que seus resultados contribuem para aprovar e definir tratamentos e avaliar custos e benefícios do cuidado prestado existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde e boas condições de trabalho para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, se sabe que muitos componentes da vida social que contribui para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde.

Atualmente o excessivo crescimento tecnológico criou um ambiente, no qual a vida se tornou física e mentalmente comprometida: Ar poluído, ruídos estressantes, congestionamento de trânsito, e outros fatores, físico e psicológico estressantes passaram a fazer parte da vida cotidiana da maioria das pessoas, nascendo assim à necessidade de implantação de programas e política seria de qualidade de vida nas organizações, passando também a fazer parte da responsabilidade das empresas na conscientização de seus funcionários a mudar seus hábitos e rotinas, diante disso o indivíduo deve estar em sintonia consigo mesmo e ter um senso de autodomínio para fazer escolhas menos estressantes e relaxantes, buscando sempre ter um cuidado especial com sua saúde, voltando à atenção a uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e lazer, pois com isso passará a ter melhor qualidade de vida.

1.1 O PROBLEMA DA PESQUISA

Como se encontra a qualidade de vida dos servidores da secretaria de direitos humanos da prefeitura municipal da Serra?

1.2 OBJETIVO DA PESQUISA

1.2.1 Objetivo geral

Conhecer a relação do indivíduo no trabalho, investigando-se como melhorar a qualidade de vida, buscando solução tanto ao empregado como para a organização.

1.2.2 Objetivos específicos

Identificar as dificuldades que surgem em decorrência do sedentarismo e esforços repetitivos no trabalho e seus níveis de stress.

Citar como melhorar a qualidade de vida e reduzir os níveis de stress dos funcionários.

Verificar os níveis de satisfação e comportamento dos servidores da secretaria de direitos humanos da Prefeitura Municipal da Serra

1.2 JUSTIFICATIVA

Este tema é importante porque visa entender e buscar soluções de melhor qualidade de vida no trabalho, incentivando o bem estar e harmonia, tendo em vista um grande número de doenças, relacionadas com os problemas ocupacionais dentro das organizações devido a muito esforço repetitivo e stress.

Na vida profissional, é impossível ter sucesso e desempenhar um bom trabalho se não criarmos um estilo de vida saudável, portanto para desempenhar um bom trabalho é fundamental que o indivíduo esteja bem confortável, gozando de uma boa saúde e feliz.

O tema qualidade de vida se faz bastante presente na vida acadêmica em várias matérias do curso de administração, dentre elas teoria da administração, recursos humanos e psicologia, mantendo sempre o foco no ser humano que é parte fundamental nas organizações e nos processos produtivos.

1.3 METODOLOGIA

Quanto à forma de abordagem, a pesquisa será qualitativa, considerando que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave.

Segundo Neves (acessado em 25 de março 2010) A expressão pesquisa qualitativa assume diferentes significados no campo das ciências sociais.

Compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visa a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados.

A pesquisa social tem sido marcada fortemente por estudo que valorizam o estudo de métodos quantitativos para descrever e explicar fenômenos.

Hoje, porém, podemos identificar outras formas de abordagem que se tem afirmado como promissora possibilidade de investigação; Trata  se dapesquisa identificadacomo "qualitativa" surgido inicialmenteno selo da antropologia e da Sociologia, nos últimos 30 anos esse tipo de pesquisa ganhou espaço emáreas como, psicologia, a educação e Administração de Empresas .

Segundo, Richardson (acessado em 25 de março de 2010) Freqüentemente a pesquisa qualitativa tem sido vista com desconfiança por investigadores das ciências exatas e da natureza. Por um lado, tais metodologias apresentam um vínculo importante com preocupações características do pensamento crítico e de ideologias progressistas. Por outro lado, podem ser questionadas em termos de validade e confiabilidade, particularmente, quando comparadas com metodologias utilizadas pela pesquisa quantitativa.

Durante os últimos dez anos, a situação da pesquisa qualitativa, mudou consideravelmente, adquiriu mais respeitabilidade. Mas, esta aceitação foi alcançada a um custo, requereu, se não a capitulação completa para critérios quantitativos de confiabilidade e validade, pelo menos uma tendência para aplicá-los.

Esse compromisso aumentou a aceitabilidade da pesquisa qualitativa, mas, debilitou o vínculo entre o processo técnico de coleção de dados etnográficos e sua base nas ciências sociais. Uma conseqüência desse "cisma" foi afastar a metodologia do seu conteúdo crítico. Supõe-se que a pesquisa qualitativa pode ser válida ou pode ser crítica, mas não ambas ao mesmo tempo.

Esta pesquisa será descritiva, pois tem como objetivo as descrições das características do ambiente local, e também serão usadas técnicas de coleta de dados.

A pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem, entretanto, entrar no mérito do seu conteúdo. Na pesquisa descritiva não há interferência do investigador, que apenas procura perceber com o necessário cuidado a freqüência com que o fenômeno acontece.

Segundo, Cervo (1996 p.49) a pesquisa descritiva busca conhecer as diversas situações e relações que ocorre na vida social , política,econômica e demais aspectos do comportamento humano,tanto do indivíduo tomada isoladamente como de grupos e comunidades mas complexas.

A pesquisa descritiva desenvolve  se, principalmente nas ciências humanas e sociais, abordando aqueles dados e problemas que merecem ser estudado e cujo registro não consta de documentos.Os dados por ocorrerem em seu habitat natural ,precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito.

Quanto as técnica usada nesta pesquisa será bibliográfica, elaborado a partir de materiais já publicados.

Segundo Carvalho (Acessado em 25 de março de 2010) Na fase inicial de um desenvolvimento de investigação é preciso fazer a pesquisa bibliográfica com o intuito de saber se alguém já publicou as respostas às questões propostas e decidir se é interessante repetir a investigação com os mesmos objetivos; Saber quais os métodos utilizados em investigações similares e averiguar o melhor para ser aplicado; enquadrar o nosso estudo em um modelo de casualidade, diferenciando a variável resposta e as variáveis interferentes, facilitando assim, a identificação dos meios para controlá-las logo no inicio, não deixando que estas confundam nosso resultado.

Sendo assim, uma boa definição do que seria a pesquisa bibliográfica é a busca de uma problematizacão de um projeto de pesquisa a partir de referencias publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e cientificas. Ela constitui uma excelente técnica para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica, de conhecimento, e o treinamento cientifico que habilitam a produção de trabalhos originais e pertinentes.

A consulta de fontes consiste: na identificação das fontes documentais (documentos audiovisuais, documentos cartográficos e documentos textuais), na analise das fontes e no levantamento de informações (reconhecimento das idéias que dão conteúdo semântico ao documento).

Esta ultima reflete característica importante de um ávido pesquisador em busca de conhecimento: ser um bom leitor. Por essa qualidade entende-se aquele sabe o que deve ler e primeiro plano (documentos gerais ou trabalhos específicos). Ele deve possuir também um bom vocabulário (o que enriquece o futuro texto e desatola a leitura) assim como uma boa capacidade de fixação no texto e do texto. Não podemos nos esquecer que um bom leitor tem uma velocidade adequada à leitura de vários textos.

Bibliografia é a relação de documentos. É o conjunto de impressos bibliográficos reunidos com a finalidade de servirem de fonte de informação.

Apontamento é qualquer anotação colhida em documentos. Ex.: citações, resumos, esboços, sinopses.

Referência bibliográfica, stricto sensu, é o conjunto de indicações precisas e minuciosas que permitem a identificação de publicações, no todo ou em partes. Consta, entre outros, do nome do autor, título da obra, notas tipográficas e bibliográficas.

Quanto ao estilo, a redação dos documentos pode ser literária ou científica. Esta se preocupa com a objetividade e a exatidão para comunicar racionalmente informações e julgamentos; aquela preocupa-se com a subjetividade e a elegância.

Quanto à sua natureza, os documentos podem ser primários ou de primeira mão e secundários ou de segunda mão e secundários ou de segunda mão. Em se tratando de pesquisa bibliográfica, entende-se por documento primário a própria fonte original. Chama-se simplesmente fonte, isto é, todo e qualquer documento ligado diretamente ao objeto estudado. Os documentos secundários são os que trazem informações que eles mesmos colheram em fontes. Chamam-se trabalhos, ou seja, todo e qualquer estudo científico elaborado a partir das fontes.

Sempre que possível, deve-se lançar mão dos documentos primários. A documentação secundária só pode ser usada quando não se dispõe de fontes ou elas nos são inacessíveis. Um estudo feito sobre trabalhos em nada contribui para o progresso das ciências, porquanto limita-se a repetir os resultados alcançados.

Muitas vezes as fontes secundárias apresentam dados coletados ou processados de forma errada, assim um trabalho fundamentado nelas tende a reproduzir ou mesmo ampliar esses erros. Por isso convém aos pesquisadores assegurarem-se das condições em que os dados foram obtidos, analisar em profundidade cada informação para descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizar fontes diversas, comparando-as cuidadosamente.

A pesquisa bibliográfica é fundamentada nos conhecimentos de biblioteconomia, documentação e bibliografia; sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e registrou a respeito do seu tema de pesquisa.

A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Esta vantagem se torna particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço. Além disso, a pesquisa bibliográfica é indispensável para a realização de estudos históricos.

O ponto negativo deste método é porque muitas vezes são encontrados dados equivocados, ou processados erroneamente. Por causa disso é necessário que o pesquisador esteja atento para não acreditar em informações erradas e sempre buscar o maior número de fontes possíveis.

Segundo Gil (2002) os livros constituem as fontes bibliográficas por excelência. A Internet também proporciona a oportunidade de realizar pesquisas já que elase constituem hoje um dosmais importantes veículos de informações.

Este estudo Trata de uma pesquisa de campo, onde será o próprio ambiente de trabalho, sendo feito de observação direta.

Segundo www.facape.br, (acessado em 27 de março de 2010) O interesse da pesquisa de campo está voltado para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, entre outros campos.

A pesquisa de campo é aquela em que o mesmo objeto de estudo serve como fonte de informação para o pesquisador.

Consiste na observação, direta e ao vivo, de coisas, comportamento de pessoas, circunstância em que ocorrem certos fatos; por esse motivo a natureza das fontes determina a maneira de obter os dados.

Será entregue um questionário para avaliação,com algumas perguntas relacionadas à qualidade de vida para 02 coordenadores, 06 atendentes e 02 estagiários.

Segundo Amaro Ana (acessado em 26 de março de 2010) Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interação direta entre estes e os inquiridos.

 Um questionário é extremamente útil quando um investigador pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído, por exemplo, de alunos, é possível recolher informações que permitam conhecer melhor as suas lacunas, bem como melhorar as metodologias de ensino podendo, deste modo, individualizar o ensino quando necessário.

A importância dos questionários passa também pela facilidade com que se interroga um elevado número de pessoas, num espaço de tempo relativamente curto.

 Estes podem ser de natureza social, econômica, familiar, profissional, relativos às suas opiniões, à atitude em relação a opções ou a questões humanas e sociais, às suas expectativas, ao seu nível de conhecimentos ou de consciência de um acontecimento ou de um problema, etc.

 Construir um questionário consiste em traduzir os objetivos (geral e específico) em questões específicas. As respostas a essas questões é que irão proporcionar os dados requeridos para testar as hipóteses ou esclarecer o problema da pesquisa

2 A QUALIDADE DE VIDA COMO FONTE DE RENOVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A QVT no trabalho é o maior determinante da qualidade de vida, na sociedade contemporânea, o trabalho passou a ocupar um lugar central na vida do homem, mais especificamente o trabalho organizacional.

Segundo Aranha e Martins (2003,p.37), apalavra trabalhoderiva do vocabulário Latino Tripaliare e do substantivo Tripaliun, aparelhode torturaformado por 3 paus, ao qual eram atados os condenados, e que também servia para manterpreso os animais difíceis deferrar.

Segundo, Moreno (1991,p202) O trabalho deve ser visto como parte inseparável da vida humana, talvez sendo hoje a organização o principal meio para o homem adquirir sua identidade. O trabalho também é determinante de aspectos vitais como status e identidade pessoal.

Segundo, Chiavenato (1999,p390-391) O termo qualidade de vida no trabalho foi criado por Louis Davis na década de 1970 quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargas. Para ele o conceito de QTV refere-se à preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Atualmente, o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho. A QVT tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho.

O conceito de QVT implica um profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. A competitividade organizacional e obviamente, a qualidade e produtividade passam obrigatoriamente pela QVT.

Atualmente, o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho.

Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT, ela está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total. Acompanhando esta qualidade total também surgiu a QVT, que está focalizada no potencial humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo.

Segundo, Jubilato (acessado em 21 de abril 2010) É notório que temas como capital intelectual, criatividade, inovação e desenvolvimento são palavras que estão a cada dia mais disseminadas e utilizadas em nosso cotidiano.

Mas como garantir que as pessoas possam se transformar no principal diferencial competitivo desta era, aproveitando o máximo de conhecimento e consequentemente da criatividade e da inovação de cada indivíduo, sendo que esta era também é marcado por altos índices de desemprego, achatamento salarial, competitividade acirrada, pressões insuportáveis por alto desempenho, metas cada vez mais agressivas e muitas vezes impossíveis de serem atingidas, sem falar em habituais falta de respeito e ética, encontrada em muitas organizações no dia-a-dia.

Como é possível atingir a qualidade total, sem abordar a qualidade de vida das pessoas no trabalho? Simplesmente não é possível, pois para almejar a qualidade total é preciso desenvolver esforços e conscientização para atingir qualidade em todos os sentidos, seja na produção, nos serviços, no desempenho e sobre a vida das pessoas. Assim, qualidade é um estado de espírito, sendo necessário ter coerência em todos os enfoques.

As empresas que buscam serem mais competitivas e líderes de seu segmento devem antes ser um bom local para as pessoas trabalharem e se desenvolverem. Para isso, as questões sobre qualidade de vida no trabalho não devem se limitar a programas de saúde ocupacional, medicina preventiva, palestras motivacionais ou estudos ergonômicos.

O conceito de qualidade de vida no trabalho é muito mais amplo que isto, pois deve abordar os fatores extrínsecos - como os fatos corriqueiros do dia-a-dia, as discussões com o chefe, os relacionamentos com os colegas de trabalho, o trabalho em si -, e os intrínsecos - como os valores, as ambições, os sentimentos e as necessidades pessoais.

Os gestores que conduzem as organizações devem entender que o acúmulo de pressão aniquila a criatividade e que as empresas dependem da criatividade das pessoas para se manterem competitivas. Isso não significa que as pessoas não devem ser cobradas, mas sim que os façam com respeito e sinceridade, estabelecendo uma relação de confiança, trocando a pressão pela conscientização. Além disso, o famoso feedback deve ter como ênfase a preocupação com o desenvolvimento das pessoas.

Para melhorarmos a satisfação das pessoas e aumentar sua qualidade de vida no trabalho, e consequentemente almejar a qualidade total, os gestores devem permitir que as pessoas assumam riscos, mesmo sabendo que os riscos e as experimentações podem acarretar em erros. Porém, as eventuais falhas devem ser encaradas como um instrumento pedagógico, buscando o aperfeiçoamento e a melhoria contínua. Deve-se, portanto, estimular a criatividade e a experimentação de novas idéias.

As pessoas querem ser partes da engrenagem, ou seja, querem trabalhar, dar sugestões, ser ouvida, debater idéias, ajudar a empresa a crescer. Ninguém quer ser apenas mais um a receber ordens e simplesmente executá-las.

Sobre esta ótica, fica claro que a qualidade de vida no trabalho só pode ser atingida com a constante interação das pessoas e dos gestores, estabelecendo um diálogo sincero sobre os interesses e as aspirações das pessoas, promovendo condições adequadas de trabalho e atividades desafiadoras. Não podemos nos esquecer que pessoas trabalham para pessoas e que os gestores que não se preocupam com sua equipe, consequentemente não estão fazendo a gestão dos interesses das organizacionais.

2.1 O MODISMO COM O TEMA QUALIDADE DE VIDA

O termo QVT é usado freqüentemente pelas empresas para demonstrar a preocupação com o bem estar dos funcionários, levando os a crê que fazem isto para melhorar suas qualidades de vida, mas na prática sabemos que não é bem assim, pois muitas empresas usam deste tema pra seu marketing pessoal e aumento de produtividade.A QVT tem se, desviando muitas das vezes seu verdadeiro foco, que é a aplicação de melhores condições de trabalho dentro das organizações na vida do trabalhador, e políticas sérias de QVT, visando um bem estar e satisfação de todos.

Segundo, Ferreira (acessado em 13 de abril 2009), Há duas perspectivas de QVT que, no fundamental, opõem-se. De um lado, a QVT do tipo assistencialista que se caracteriza por um cardápio de atividades do tipo anti-estress como, por exemplo, dança de salão, ioga, massagens terapêuticas. Nessa ótica, o trabalhador é a variável de ajuste. De outro, uma QVT do tipo preventiva que se caracteriza por uma política de QVT cujo foco de atuação reside nas mudanças das condições, da organização e das relações sócio-profissionais de trabalho. Nesse caso, a QVT é um instrumento fundamental de gestão organizacional e a possibilidade de sucesso depende, principalmente, de um novo modelo de gestão do trabalho. Essa perspectiva, certamente, é a que veio para ficar.

2.2 A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E AS INOVAÇÕES E MOTIVAÇÃO PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

O setor de Recursos humanos tem se tornado cada vez mais uma ferramenta poderosa dentro das organizações, para as empresas que buscam sair na frente no mercado, o RH tem se inovado em busca de perfeição e solução de problemas, não ficando restritos a seleção e recrutamento de pessoas, mas sim tem dado uma atenção especial aos programas de qualidade de vida do trabalhador, vendo este como o melhor bem das organizações que é o capital humano. O RH tem um papel fundamental dentro das organizações que é o de desenvolver projeto de melhorias na QVT e prevenção de acidentes.

Segundo, Ferreira (acessado em 13 de abril 2009), A participação do setor de Gestão de Pessoal deve ser desde a primeira hora. Esse setor tem um papel central em face de suas atribuições estatutárias. Mas, como temos dito, QVT é tarefa de todos e responsabilidades institucional. Logo, a política de QVT e seus respectivos programas devem ser resultados de um esforço organizacional. É preciso superar o reducionismo de pensar o bem-estar no trabalho como tarefa somente de profissionais da área a exemplo dos psicólogos, dos médicos, dos engenheiros, dos enfermeiros, dos administradores. A QVT preventiva deve ser antes de tudo, uma obra coletiva.

O atual ambiente organizacional caracteriza-se por uma turbulência crescente, com as mudanças sucedendo-se a uma velocidade sem precedentes. A partir do crescimento da economia, intensificou-se a necessidade de reorganização das estruturas, da adoção de novas técnicas de gestão administrativa e de um inovador processo produtivo a fim de compatibilizar a organização com as condições necessárias à sua sobrevivência em um ambiente altamente competitivo.

Essa nova dinâmica é determinada por vários fatores, entre os quais se ressalta o processo contínuo de inovação que permeia a evolução tecnológica, devido ao seu impacto junto à gestão de Recursos Humanos nas organizações.

As organizações, ao introduzirem inovações tecnológicas, raramente preocupam-se em avaliar os aspectos humanos relacionados e afetados por tal processo, nem tampouco leva em consideração o indivíduo em sua dimensão integral, o que inclui, obrigatoriamente, uma preocupação com a qualidade de vida.

Segundo Davis e Newstron (1991, p. 47), "embora não haja respostas simples para a questão da motivação um importante ponto de partida reside na compreensão das necessidades do empregado". Dizer às pessoas que se espera que elas façam o melhor significa que estas são consideradas capazes de alcançar altos padrões sobre os quais concordam. "o resultado de um sistema eficaz de comportamento organizacional é a motivação que quando combinada com as habilidades e capacidades do empregado, resulta na produtividade humana". Os funcionários precisam saber o que a administração espera que produzam, e de que maneira. E estes mesmos administradores precisam saber o que os funcionários esperam que se faça para tornar possível esse trabalho. Responsabilidades são os resultados que se espera obter nas pessoas que se está procurando motivar. Se estas pessoas não sabem que resultado está se esperando delas, certamente não poderão atingi-los."cada pessoa também deve conhecer suas responsabilidades individuais".

Parte da motivação de uma pessoa vem do fato de ela saber que tem um papel importante na organização e que outras pessoas contam com ela.

Segundo Weiss, (1991, p.32) "As pessoas trabalham por recompensas. Essas não precisam ser tangíveis, como dinheiro. Podem ser intangíveis, como no caso de deixar um funcionário ser líder de um grupo". A vontade de trabalhar bem deteriora e as pessoas ficam desmotivadas, apenas por haver obstáculos em seu caminho, ou se não entendem o que se espera delas, ou como seu trabalho será avaliado. Os obstáculos mais sérios são criados freqüentemente pelos supervisores. Muitos deles pedem coisas impossíveis enquanto outros não pedem nada. Muitos deixam de fornecer os recursos necessários para execução das tarefas. Alguns não são coerentes em suas expectativas e as mudam com freqüência. Muitos têm uma constância excessiva em suas expectativas, tornando-se inflexíveis, e não são capazes de enfrentar alterações nas condições de trabalho. Outros ainda não são sensíveis a necessidades de seus empregados. A falta de capacidade ou de habilidade do empregado, forma uma barreira enquanto que a empresa ergue barreiras quando não proporciona treinamento, oportunidades de carreira ou recompensas apropriadas.

Conseguir o máximo e o melhor dos outros quer dizer que você deve estabelecer padrões elevados, mas razoáveis, deve reconhecer suas próprias responsabilidades, bem como a dos empregados, e deve deixar que o empregado pague o preço pelo mal resultado, ou receba a recompensa pelo sucesso.

De acordo com Morais (acessado em 21 de julho 2009 ), os fatores que influem, decisivamente, sobre a motivação humana são: Trabalho em grupo; Reconhecimento, segurança e integração ao grupo; Necessidades fisiológicas; Necessidade de segurança material; Necessidades sociais; Necessidade do ego; Necessidade de auto-realização. O ambiente das sociedades industriais avançadas nas quais a sobrevivência não constitui mais a principal motivação para o trabalho está gerando uma nova atitude à organização.

A capacidade de liderança de um administrador, quer dizer, sua capacidade de motivar, dirigir, influenciar e comunicar-se com seus subordinados. Os administradores só podem liderar se os subordinados estiverem motivados para segui-los. É importante porque os administradores, por definição, trabalham com as pessoas, e por intermédio delas. A motivação é curiosa porque os motivos não podem ser observados ou medidas diretamente, tem que ser inferidos do comportamento das pessoas. A motivação não é a única influência no nível de desempenho de uma pessoa. Dois outros fatores envolvidos são as capacidades do indivíduo e suas compreensões dos comportamentos necessários para conseguir um ótimo desempenho; este fator chama-se percepção do papel. A motivação, as capacidades e as percepções do papel estão inter-relacionadas. Assim, se qualquer fator for baixo, o nível de desempenho provavelmente será baixo, mesmo que os outros fatores estejam em nível elevado.

A perspectiva do conteúdo no estudo da motivação ressalta a compreensão dos fatores internos dos indivíduos que fazem com que eles ajam de determinada maneira. Os indivíduos têm necessidades interiores, que são levados, pressionados ou motivados a reduzir ou satisfazer. Quer dizer, os indivíduos agirão para a satisfação de suas necessidades. Os administradores podem determinar as necessidades dos subordinados, observando o que eles fazem e podem prever e o que os subordinados farão, descobrindo quais são suas necessidades. Na prática, porém, a motivação é muito mais complicada.

As necessidades diferem consideravelmente entre as pessoas e mudam com o tempo. Além do mais, diferenças individuais complicam demais o trabalho de motivação do administrador. Muitos administradores ambiciosos, altamente motivados para conseguir poder e status, acham difícil compreender que nem todos têm os mesmos valores e anseios que eles têm. As maneiras pelas quais as necessidades acabam sendo traduzidas em atos variam, consideravelmente, entre as pessoas. Quem tem uma grande necessidade de segurança pode agir com segurança e evitar aceitar responsabilidades por temer o fracasso ou a perda do emprego.

As reações das pessoas à satisfação ou à não satisfação de uma necessidade variam. Quanto mais conseguirmos conhecer as pessoas que nos cercam, mais capazes seremos de entender suas necessidades e o que as motivará. Todavia, o comportamento humano depende de tantas complexidades e alternativas que somos obrigados a fazer previsões incorretas num bom número de vezes. Todo o sistema de forças que atuam sobre o empregado tem que ser levado em consideração para que a motivação do mesmo possa ser adequadamente compreendida. Este sistema consiste em três variáveis que afetam a motivação nas organizações: as características individuais, as características do trabalho e as características da situação do trabalho.

A existência de QVT também é representada através dos chamados "benefícios sociais". A palavra benefícios além do trabalho pode, a primeira vista, causar estranheza do ponto de vista racional, a um sistema em que é justo receber conforme o que se trabalha. Isto porque benefícios são remuneração indireta, pois custa dinheiro à organização. Assim, benefícios são custos, sem dúvida. No entanto, seguindo a mesma linha da filosofia humanista, seres humanos, talvez devido ao progresso tecnológico e social que vivenciaram, almejam mais da organização do que apenas pagar pelo justo trabalho. Eles reivindicam o papel social da organização na qual trabalham.

Chiavenatto, (1985, p.77)."Benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação, e estão intimamente relacionados com a gradativa conscientização da responsabilidade social da organização". Desta forma, são poucas as organizações que não têm, pelo menos, uma forma de benefícios sociais além do trabalho para seus empregados.

Segundo Aquino (1979, p.192), "no Brasil a assistência médica constitui o benefício de melhor aceitação, seguido pela ajuda à refeição e transportes".

No entanto, como benefícios custam dinheiro, a implantação de um programa de benefício deve ser planejado e tais custos devem ser calculáveis para poder repousar em financiamento sólido e garantido. E, porque custa dinheiro, a existência de muitos benefícios, hoje, sustentam-se não pela filosofia humanista que nela deveria estar embutida, mas por intermédio de tratamento tributário favorável por parte do Estado para as organizações que os mantêm. Além das vantagens tributárias muitas benefícios ainda sobrevivem graças ao suposto retorno que deveria ter para a organização

Pode-se motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação, de integração com superiores, com colegas de trabalho, partindo sempre da compreensão das necessidades dos empregados. A gerência ou o líder mais próximo tem a responsabilidade de criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem. Elas também precisam saber o que a administração espera que eles produzam e de que maneira. A gerência ou líder mais próximo precisa estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas. Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores.

Assim, um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento humano. A necessidade de tornar nossas empresas competitivas colocou-nos de frente com a busca pela qualidade, que deixou de ser um diferencial competitivo, para se tornar condição de sobrevivência. Para tanto, é necessário canalizar esforços para alcançar qualidade, mas sem esquecer o comprometimento humano e que elas são a peça mais importante da organização. Com isso haverá qualidade e qualidade de vida no trabalho

2.3 O PROPÓSITO DA QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

Segundo, Carmello (acessado em 13 de abril 2009) O propósito de um programa de Qualidade de Vida nas Organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional, um programa de Qualidade de Vida existe para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde esta diretamente relacionada á sua qualidade e produtividade. Não é suficiente ter em mente mudar relevantemente o estado de saúde dos profissionais, mas também encorajá-los a cuidarem e gerenciarem sua própria saúde, adquirindo um ganho substancial na sua satisfação e crescimento, assim como no aumento de produção e redução de custos para a empresa.

Segundo Barbosa (2008), o conceito de QVT implica um profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevado de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participam ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.

Segundo, Abreu, (2008,p86) Qualidade de vida no trabalho não é mais um diferencial para as organizações, mas sim uma exigência do mercado, pois aempresa que não estiver com as pessoas em primeiro plano, dificilmente torna-se á competitiva, pois o fator humano dentro de uma organização a cada dia ocupa lugar de destaque para o desenvolvimento organizacional.

Segundo, Rodrigues (1994, p.76), a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa". A qualidade total teve bastante influência para o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho, pois das práticas anunciadas pelo sistema de controle da qualidade total, têm-se algumas que devem ser destacadas para melhor análise da influência, tais como: maior participação dos funcionários nos processos de trabalho, ou seja, uma tentativa de eliminação da separação entre planejamento execução, promovida principalmente pelos sistemas tayloristas e fordistas; descentralização das decisões; redução de níveis hierárquicos; supervisão democrática; ambiente físico seguro e confortável; além de condições de trabalho capazes de gerar satisfação; oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. Estas práticas representam um esforço para a melhoria das condições de trabalho, ou seja, existe um movimento pela melhoria da qualidade de vida no trabalho na filosofia do controle da qualidade total.

A qualidade de vida no trabalho está ligada à motivação dos funcionários, para isso é necessário criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho, e estar confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo. As pessoas podem ser motivadas para o bem ou para o mal, fazendo aparecer o melhor ou o pior do que elas têm. Se as pessoas não estão motivadas a fazer alguma coisa ou alcançar uma meta, pode-se convencê-las a fazer algo que elas preferiram não fazer, mas a menos que estejam prontos a assumir as atitudes e os valores do motivador, os comportamentos não será permanente.

2.3.1 O futuro da Qualidade de vida

È grande a preocupação das pessoas por um programa de vida saudável e isso se confirma pela quantidade de pessoas nas academias, área de lazer e num novo estilo de alimentação, passando a valorizar mais alimentos nutritivos como as frutas e legumes, isso porque as pessoas estão mais conscientes e preocupados com um envelhecimento saudáveis e livre de doenças, para isso não mede esforços de investir na qualidade de vida. Empresas têm dado prioridade a programas de QVT, pois tem tido a consciência de que este investimento na vida do trabalhador é retorno certo.

Segundo Guerra (2003), a empresa que hoje deseja satisfazer os requisitos mundiais de qualidade, necessita que seus bens e serviços sejam produzidos por pessoas com alto nível de qualidade pessoal. Portanto não basta um ou outro departamento promover a qualidade, é preciso que cada indivíduo desenvolva e produz com alto nível de qualidade.

Segundo, Oapce (acessado em 13 de abril 2009), Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras e maneiras de obterem-se esses anseios.A Saúde, hoje, é determinada pelas várias condições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano.

Segundo, Píton (acessado em 21 de abril 2010 ) O ser humano é integrado e, quando "adquirido", o pacote de emoções - bem ou mal sucedidas - vem completo. As empresas ainda têm dificuldades em perceber o indivíduo como um ser único onde o DNA não é alterado. As mudanças precisam atingir os quatro planos de existência humana: física, emocional, mental e espiritual. De que adianta as empresas investirem em melhorias de infra-estrutura, mobiliário confortável, software de ponta, telefonia com fibra ótica, backbones, hardware de alta potência, se as pessoas não se sentem "confortáveis" com a organização? O medo tem inibido as relações.

As pessoas atualmente devem demonstrar atualização, eficiência, alta performance, excelente relacionamento interpessoal, equilíbrio, motivação e felicidade em situações conflitantes. Um exemplo é um profissional que trabalha em uma área que foi realocada, caso contrário teria sido demitido; tem um "chefe" incompetente; sua avaliação por competência é sempre subjugada; seu salário é totalmente defasado em relação ao próprio departamento, simplesmente por esperar o próximo alinhamento salarial. Bastante contraditório, não?

A empresa sofre impactos contínuos com a pressão externa, ora pelo governo, pelos impostos, pelas leis oportunas, ora pela própria crise social, política e econômica. E o ser humano por ser inteligente e pensante tem que se equalizar e reajustar, tem que aceitar a mudança, ser resiliente, participativo e não pode em hipótese alguma "sentir", porque não há espaço para isso.

A velocidade está a todo vapor, as relações abaladas, porque as pessoas não se vêem. Percebemos o outro naquilo que interessa e o que é relevante para o sucesso do negócio. Quando digo que as pessoas estão doentes dentro das organizações é porque elas não estão sabendo lidar com tudo o que estão sentindo. Elas não conseguem traduzir seus sentimentos para gerar ações ou ao menos para pedir ajuda sobre tal. Se não identificamos o que sentimos, como poderemos ter consciência e transformar em novas opções?

As quatro vertentes que conduzem o ser humano precisam ser revistas pelas empresas. Ginásticas laborais reduzem absenteísmo e turnover, mas não garantem que as pessoas estejam felizes. É necessária uma reavaliação do que realmente elas precisam. Muitas vezes estão clamando por atenção, conversas informais, eficiência das interfaces, mudança de postura da liderança e revisão dos processos.

As empresas investem milhões em palestras sobre atitude, ética e relacionamento, mas esquecem que atitude, ética e relacionamento começa pelo board, boss, pela holding e pelo conselho. Os valores são definidos pela forma em que as pessoas são tratadas e não pelos banners pendurados em cada sala muito frequentada. O ser humano para ter alta performance precisa estar inteiro 100%, e não em frangalhos, faltando pedaços.

As empresas não precisam montar SPAs, universidades corporativas, mesquitas ou sala com divã, mas reavaliar como querem estar aqui daqui para frente. Se, apenas o pronto-socorro será suficiente ou se a Unidade de Terapia Intensiva - UTI - será com pacientes crônicos e quórum garantido.

3 ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA DA SERRA

Empresa: Prefeitura Municipal da Serra, Praça Pedro Feu Rosa, 01 Centro, Serra Espírito Santo.

Departamento onde o estágio está sendo realizado: Secretaria de Direitos Humanos

Responsável pelo estágio: Jamar Godinho de Sales Júnior.Função: Diretor

Disciplina: Estagio Supervisionado

Instituição: Fabavi da Serra

A consolidação da Serra como território privilegiado para a localização industrial no Espírito Santo coincide com o processo de reestruturação produtiva mais recente, por isso mesmo, as principais marcas do processo de diversificação produtiva municipal estão vinculadas à lógica da produção de commodities por plantas industriais instaladas no território serrano e em suas proximidades, cujas operações também exigiram a construção de um aparato logístico para cargas pesadas, que ocupa extensas áreas do Município. O corte longitudinal produzido pela BR 101 e os ramais ferroviários que dão acesso aos maiores parques industriais e aos maiores portos do Estado do Espírito Santo (usinas de pelotização de minério de ferro e siderúrgicas, entre Praia Mole e Tubarão), trouxeram grandes impactos na definição do uso do solo municipal.

Além dos aspectos geográficos, cabe mencionar também outros fatores para a localização industrial de pequenas e médias empresas no Município da Serra. Em especial, destaca-se a promoção pública de espaços físicos e de incentivos fiscais, destinados às unidades de fornecimento de bens e serviços às grandes plantas industriais e, também, de processamento de subprodutos originários dessas grandes usinas.

Os efeitos multiplicadores desses investimentos vinculados aos chamados Grandes Projetos e o fomento público dotaram a Serra de um parque industrial de pequenas e médias empresas, de relevância regional, com certa especialização em alguns segmentos, especialmente da indústria química eda metal mecânica (peças, tubos metálicos, máquinas, equipamentos e serviços industriais).

O crescimento econômico e a diversificação produtiva experimentado pelo Município da Serra nas últimas três décadas não encontra paralelo na região capixaba. Eminentemente agrícola até os anos 1970, o Município se tornou o mais impactado pela implantação de unidades industriais, exigindo um rápido e descontínuo processo de urbanização, que se refletiu inclusive na especialização do Município nos setores secundários, cuja complementaridade terciária manteve-se centralizados na Cidade de Vitória. Contudo, o mais importante a destacar dessa experiência, para efeito de se projetar às potencialidades e os limites na geração de emprego, foi o contexto da reestruturação produtiva em que a mesma esteve inserida e de seus desdobramentos futuros.

Desde o início o processo de industrialização regional, refletido diretamente no município da Serra, ocorreu de forma descontínua, desarticulada e incompleta. O crescimento e a diversificação industrial de base local tiveram motivação na necessidade de integração nacional, dentro do padrão de produção e de consumo que se internacionalizava. Entretanto, esse processo foi acompanhado de grandes investimentos externos em plantas industriais específicas, voltadas para a produção especializada de commodities (minério, placas de aço e celulose).

A principal conseqüência desse processo foi à formação de uma grande heterogeneidade produtiva regional com graves reflexos locais. Observa-se, assim, a presença de unidades industriais de grande porte, com uma elevada capacidade de inovação e vinculadas internacionalmente, ao lado de segmentos econômicos constituídos de pequenas e médias empresas, com baixo estímulo a internalização de processos de inovação tecnológica. Após um grande esforço de integração dessas duas dimensões da produção industrial, mesmo que ainda se observe uma forte descontinuidade entre ambas, é possível perceber algum transbordamento da reestruturação produtiva, ocorrida de formas intensivas nos chamados GrandesProjetos, para as pequenas e médias empresas de nível local.

Os impactos das alterações tecnológicas e na gestão de custos operacionais das empresas sobre o volume de emprego foram implacáveis. Um caso flagrante ocorreu na Cia. Siderúrgica de Tubarão (CST), hoje Arcelor Mittal Tubarão, a maior unidade industrial local, que após um intenso processo de reestruturação administrativa tornou o seu quadro de pessoal bastante restritivo no que tange ao volume de postos de trabalho, tanto de emprego direto quanto indireto.

O objetivo a ser perseguido deve ser a promoção de melhores condições de vida para as famílias trabalhadoras que residem no Município da Serra, compreendendo e respeitando o seu direito a viver e trabalhar com níveis superiores de dignidade. Para os propósitos desta seção da Agenda 21 da Serra, traçar uma estratégia para as próximas décadas significa considerar a necessidade de minimizar em nível local os efeitos do desemprego estrutural próprio da fase atual do desenvolvimento capitalista. Mesmo com a realização de todos os investimentos esperados para o Município da Serra para os próximos anos as projeções mais otimistas revelam o risco da manutenção do desemprego em níveis elevados. Atacar esse problema, visando soluções ao longo do tempo, exige a implantação de políticas públicas que cuidem, simultaneamente, de duas frentes fundamentais:

a) Aproveitar o atual momento, em que a Serra desponta como uma fronteira privilegiada de novos investimentosempresariais,adequandoabasetécnicae institucional do Município, de formação educacional e de qualificaçãoprofissional,preparando as famílias residentes para a disputa pelas novas vagas que se abrem no mercado de trabalho;

b) Promover alternativas deorganizaçãodotrabalho, combase naincubação de cooperativas populares, como forma de superar as dificuldades de criação de novos postos de trabalho nas unidades empresariais, devido à racionalidade estratégica de competição das empresas, que se utilizam da redução de custos para a elevação da produtividade.

A prefeitura Municipal da Serra é divida em Secretarias que fica responsável por cada departamento que são todas elas:

AUDGER - Auditoria Geral Acompanhamento Orçamentário/Financeiro e Controle Interno.

CG - Coordenadoria de Governo. A Coordenadoria de Governo é um órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivos Municipais, encarregados de prestar assistência imediata ao Prefeito bem como proceder à supervisão, coordenação e controle das atividades desenvolvidas pelas Secretarias Municipais.

IPS - Instituto de Previdência dos Servidores Gestão financeira dos recursos advindos dos servidores e do Município.

Ouvidoria Geral do Município Canal de comunicação direta entre a população e a Prefeitura.

PROGER - Procuradoria Geral promover a defesa, em juízo ou fora dele, dos direitos e interesses do Município.

SEAD - Secretaria de Administração Planejar, coordenar e executar os sistemas de administração quanto: ao uso de bens e equipamentos; à padronização, aquisição, guarda distribuição e controle do material permanente e de consumo.

SEDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promover o desenvolvimento das atividades econômicas industriais, agrícolas, tecnológicas e turísticas do Município da Serra.

SEDES - Secretaria de Defesa Social, planejamento, coordenação e execução de ações relacionadas à política municipal de segurança pública.

SEDIR - Secretaria de Direitos Humanos, difundir os direitos humanos, criar os meios para o exercício da cidadania e promover a paz social.

SEDU - Secretaria de Educação, inspecionar as Unidades de Ensino da Rede Municipal e/ou Sistema de Ensino, garantindo a organização, coordenação, controle e funcionamento das mesmas, conforme legislação vigente.

SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano,coordenar, desenvolver, implantar e avaliar programas, ações, projetos e demais atividades intervenientes no desenvolvimento urbano do Município.

SEFI - Secretaria de Finanças, planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades financeiras da Administração Municipal, bem como os serviços atinentes às políticas municipais tributárias e econômico-financeira, provendo registros contábeis referentes à execução financeira e à fiscalização tributária.

SEHAB - Secretaria de Habitação. A Secretaria Municipal de Habitação tem como objetivo planejar, coordenar e executar políticas habitacionais integradas, que visem a efetivação do direito à moradia digna nas áreas de assentamento urbano e rural.

SEMMA - Secretaria de Meio Ambiente. Formular e aplicar a Política Municipal de Meio Ambiente, objetivando a proteção, a recuperação e a melhoria da qualidade ambiental do Município da Serra.

SEOB - Secretaria de Obras. Planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades relacionadas à execução das obras de pavimentação e drenagem do Município, sua conservação e manutenção; a execução e manutenção de obras de construção civil e das edificações municipais.

SEPLAE - Secretaria de Planejamento Estratégico. Promover e acompanhar a implementação da gestão estratégica no âmbito da Administração Municipal e a prestação de serviços de informática às diversas Secretarias Municipais e órgãos.

SEPROM - Secretaria de Promoção Social. Definir e desenvolver políticas sociais destinadas aos que vivem à margem dos meios de produção e dos benefícios da sociedade, e destinadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão, bem como articular as políticas sociais básicas.

SESA - Secretaria de Saúde. Planejar e garantir a prestação dos serviços de saúde municipais, de acordo com o Plano Municipal de Saúde aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

SESE - Secretaria de Serviços. Planejar e garantir a prestação dos serviços urbanos, no âmbito do Município, de modo a solucionar os problemas existentes.

SETUR - Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Planejar e coordenar o apoio e a execução de atividades que garantam a difusão da cultura, a formação cultural, à valorização das raízes culturais da população.

3.1 RELATOS DAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A prefeitura Municipal da Serra por meio dasecretaria de direitos humanos (SEDIR) tem investido em qualidade de vida, tendo uma grande preocupação com o servidor, através do programa vida saudável que visa o bem estar do funcionário e contribua cada vez mais pro seu desenvolvimento e aperfeiçoamento nas suas rotinas do dia a dia, através de profissionais qualificados a secretaria tem o programa de ginástica laboral para o servidor em que três vezes por semana é desenvolvido exercícios físicos e técnicas de relaxamento e combate ao stress e sedentarismo dos seus colaborados.A prefeitura conta ainda com uma equipe de médicos e nutricionistas a disposição dos servidores no centro de vivência vida saudável.

A Secretaria está concorrendo com dois projetos no prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves). A secretaria inscreveu os projetos "Saúde do Servidor e Vida Saudável", ligados ao servidor do município. Esses projetos foram aprovados em primeira instância e se ficarem entre os oito selecionados, além do troféu, será premiado com recurso equivalente a R$ 7 mil, para ser revertido no próprio projeto.

A "Saúde do Servidor" tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos servidores da Prefeitura da Serra, visando a redução do número de acidentes, ausência do trabalho e licenças médicas por meio de ações educativas, preventivas e curativas, nas dimensões físicas e psíquica. Já o projeto "Vida Saudável Sem Álcool" visa a despertar no servidor uma atitude responsável perante o uso abusivo de álcool, por meio do resgate da auto-estima, da saúde, da qualidade de vida e da valorização pessoal e profissional do servidor.

Segundo o secretário da secretaria (SEDIR) Quem ainda está na promessa de cuidar melhor do corpo em 2009, pode começar a se exercitar, participando das atividades ofertadas pelo Projeto Vida Saudáveis: Saúde do Servidor, que está com inscrições abertas para os cursos de hidroginástica e ginástica localizada e agendamento para atendimento nutricional. As atividades iniciaram no dia 4 de maio, no Centro de Convivência, na Serra Sede. Para participar da hidroginástica ou da natação, é preciso apresentar laudo médico. São oferecidas aulas de segunda-feira a sexta-feira, de 18h às 19h.

A equipe de nutrição realiza atendimento individualizado e para grupos de obesos, diabéticos, hipertensos e gestantes. O agendamento é feito pelo telefone 3251 6116 ou 5859. O trabalho nutricional consiste em fornecer orientações saudáveis e fáceis de serem introduzidas no dia a dia do servidor, proporcionando uma reeducação alimentar. Essa atividade também acontece no Centro de Convivência, às segundas, terças e quartas-feiras, de 17h às 20h.

O Projeto Vida Saudável: Saúde do Servidor é coordenada pela Divisão de Medicina e Segurança no Trabalho.

A secretaria através dos seus profissionais de saúde acredita e tem comprovado que a prática de exercícios físicos, quando bem prescrito, favorece o controle da pressão arterial, reduz o estress cardiovascular, melhora o metabolismo da glicose, prevenindo os diabetes, reduz o colesterol total, aumenta a massa óssea e, ainda, pode evitar dores. Sob o aspecto emocional, esta prática pode melhorar a imagem corporal e aumentar a liberação de endorfinas no sangue.

O custo-benefício é substancial, pois o índice de afastamento no serviço em função de problemas relacionados ao sedentarismo diminui e o funcionário melhora a sua saúde.

É algo positivo para aPrefeituraeótimoparao servidor, poisalémdetodosesses benefícios, os participantes tendem a melhorar o relacionamento interpessoal, sem falar na redução de acidentes de trabalho e do absenteísmo (falta de assiduidade ao trabalho), ocasionando aumento da produtividade com qualidade no serviço.

3.2 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Foram entregue questionários para avaliação da qualidade de vida no trabalho, 10 pessoas responderam as perguntas e foram concluídos os seguintes dados:

1 Você acha importante uma política de qualidade de vidanoambiente de trabalho?
Nesta pergunta todas as pessoas responderam positivamente, isto nos fez enxergar o quanto é importante uma política de qualidade de vida dentro das organizações, e o interesse dos funcionários a este assunto.

2 A qualidade de vida tem sido presente no seu dia a dia ?


Nesta perguntas metade das pessoas responderam que não, levando ao fatoque muitas não vivemcomo almejavam , no sentido condiçõesfinanceiras e objetivospessoais, nestequesito muitosachamque o dinheiros e boas condiçõesfinanceiraséfundamentalparaviver maiscom qualidade de vida.


3 Vocêconsideraque temCuidado da sua saúde ?

A maioria respondeu que às vezes, o que demonstrou que as pessoas coloca outras coisas comoprioridade quando o assunto ésua saúde, mas mesmo assim ainda é algo temido portodos, poiselas tema suma consciênciaquesem saúde não podemosobter outras realizações


4 Sua empresa incentiva a qualidade de vida ?

Maisda metadedas pessoasresponderam afirmativa, o quecomprovade fato a grande preocupação da empresaem promovera qualidadede vida entreseuscolaboradores, pois tem a consciênciaque esse é umpatrimôniosem preço, e quea qualidade de vidaé fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho e produtividadede seus colaboradores.


5 Considera atividade físicafundamental para uma melhor qualidade de vida ?

Todas as pessoas responderamafirmativa, isto porque elas acreditam nos dados divulgados pela organização mundial da saúde de que a atividade física é fundamental para um bom desenvolvimento e QVT do cidadão. Isto ressalta a importância das pessoas dedicarem mais tempo com tais atividades, mesmo que seja uma simples caminhada de 40 minutos pelo menos três vezes por semana.


6 Vocêse estressa no seu trabalho?

Mas da metade responderam que sim, isto demonstra queainda falta equilíbriopor parte das pessoasquando sedizrespeito asaber mantera calmaecontrolede determinadassituações, levando em contaqueas pessoas passam em media 8 horas no trabalho , é de grande importânciatornar este ambiente em clima de paz e tranqüilidade, mesmo que muitos trabalhamsobre metaepreensão, devemosfazes destas atividades a mais prazerosa possível, para não ser atingido pelo estress.


7 Seus colegas de trabalho vivem em clima de paze harmonia ?

Nesta perguntas houve um empate entre sim e às vezes, o que não descarta que ocorreconflitosem determinadas ocasiõesdevido o desinteresse de algunse por viverem em um ambientecompetitivo, interesse e problemas particulares.


8 Acha que o trabalho em equipe favorece a qualidade de vida no ambiente de trabalho ?

Todos responderam que sim, reforçando a importância do trabalho em equipe e da parceria entre os grupos, pois quando a colaboração e compreensão da equipe e o trabalho flui com mais agilidade eperfeição vindo como beneficiopara todos.


9 O seu salário é compatível com omercado de trabalho?

Sessenta por cento das pessoas responderam que sim, outros quarenta por centro que não, os que responderam negativamente demonstraram que ainda há muita injustiça com os empregados e achamque deveriam ganhar mais.


10 Você esta satisfeito (a) com o seu trabalho?

Houve uma variedade nas respostas, pois, algumas pessoas têm outros objetivos a alcançar, o que demonstra que há alguns fatores que ainda o desmotiva no trabalho, mas boa parte se sente motivados e satisfeitos com a sua posição atual.

4 CONCLUSÃO

A QVT deve ser um processo contínuo, a começar em casa, no desenvolvimento de atividades físicas e alimentações saudáveis, pondo de lado o sedentarismo, evitando as gorduras, frituras e os fast food, dando lugar uma alimentação mais natural voltada para frutas e verduras.

É necessário tem um bom convívio com a família e amigos, pois a paz mental e espiritual é fundamental para que o ser humano esteja bem e feliz, e conseqüentemente irão surgir bons frutos no ambiente de trabalho.

A secretaria de direitos humanos já possui bons programas de participação e incentivo a qualidade de vida de seus colaboradores, é vivenciado no dia a dia a preocupação dos mesmos com relação a sua saúde e bem estar, a equipeprocuradesenvolver um climade paz e harmoniaentretodos , poisacredita queestas atitudessão revertida embenefíciosque geraa qualidade de vida dentroda secretaria.

Existem muitos funcionários que trabalham nos processos de digitação, o quecontinuamentepodegerar alguns transtornos futuros nasaúde pessoal, em decorrência dos movimentos repetitivos com os dedos, paraevitartais acontecimentos se faz necessáriopausas entre intervalos detemposde uma hora de digitação, procurando sempre fazerexercícios de movimentaçãocom os dedos.

Por se tratar de uma secretaria que trabalha diretamente com o público na solução de conflitos familiares pode ocorrer certo desgaste do servidor, para isso é necessário o equilíbrio emocional e colaboração de toda a equipe no remanejamento do atendimento ao contribuinte.

Acredita que a qualidade de vida é melhorada com praticas simples e através da colaboração de todos os componentes do grupo, desenvolver o trabalho em equipe, ser compreensivo e comprometer com seu trabalhoéfundamental para a harmonia de todos.

Este trabalho demonstrou que a prefeitura Municipal da Serra por meio da Secretaria de Direitos humanos já tem uma política de QVT e procura sempre orientar e promover a qualidade de vida entre seus colaboradores, entendendo que os mesmos é o maior patrimônio que a organização possui. No entanto os servidores enxergam a QVT como algo fundamental para a promoção e realização de suas tarefas, muitos se sentem stressados devido a lidar diretamente no atendimento com o publico em geral, sendo que estes por ser carentes muitas das vezes não tem uma certaestruturae descarregatodos seusproblemas no servidorque o atende.

É sugerido que volte com as ginásticas laboral que existia nos próprios departamentos em horário específico de trabalho, pois isso irá ajudar na melhoria da QVT e faz com que aquelas pessoas que se diz não ser adepta de exercício físico por falta de tempo que venhaa se beneficiar com tais atividadese melhorias.

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Autor: Rafaela


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