A importância do planejamento de comunicação para o trabalho da Assessoria



 Por Phelipe Cavalcante

   

A comunicação é fundamental para todo o ser humano, principalmente em um mundo globalizado, em plena era comunicacional, num ambiente mercadológico altamente competitivo, e o foco das preocupações empresariais é enfrentar a competitividade. De uma forma simples é preciso se entender o seguinte: é impróprio gerenciar algo se não pode ser entendido ou conhecido. BUENO (1995, p. 9) diz que hoje, não se pode imaginar uma empresa que se pretenda líder de mercado e que volte as costas para o trabalho de comunicação.

    Atualmente, a assessoria de comunicação é uma das principais ferramentas para a construção de reputações no mercado. Milhares de empresas, entidades assistenciais e de classe e pessoas físicas, já investem nos serviços de assessoria de comunicação, indispensável para a consolidação de marcas e valores. A comunicação pode ser utilizada para melhorar a imagem da marca e empresa junto ao público em geral, estimular as vendas, motivar os consumidores e empregados, prestar contas à sociedade sobre os investimentos dos recursos recebidos pela organização. No entanto, essa função é mais abrangente. Como até mesmo o fortalecimento da imagem perante o público interno. Segundo NASSAR (2004; P. 79)  as empresas devem procurar equilibrar suas inúmeras formas de comunicação, em que falar com os funcionários é tão importante quanto com os consumidores. A comunicação para dentro e para fora da empresa é um sistema único, do mesmo corpo, que gera percepções (boas ou ruins) para os diferentes públicos estratégicos da organização.

    Nesse grau de entendimento, a comunicação poder ser utilizada para ser uma forte aliada na consolidação e fortalecimento da imagem corporativa, além de preservar ou impulsionar as transformações desejadas na empresa. Quando a organização trabalha  definição de valores como missão, visão, identidade, parceria, cooperação e cidadania empresarial, fortalece-se cada vez mais. FLEURY (1996, p. 24) diz que a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização.

    Avaliar as atividades de comunicação na teia midiática nos seus aspectos técnico, mercadológico, financeiro, organizacional e jurídico; além da evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção e programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela organização. São funções do planejamento de comunicação, desenvolvidas pela assessoria. Mas muitos não entendem o significado do planejamento. Foi o que afirmou NEVES (2000; p.218): Planejar não é do agrado dos pragmáticos businessmen. Em alguns, a simples menção da palavra chega a produzir urticária. A elaboração de um plano de comunicação, por uma assessoria pode ser entendida como uma resposta às necessidades do assessorado com as atitudes que corriqueiramente deverão ser implantadas e faz parte do planejamento estratégico de comunicação.

    Com esse pensamento, pode-se perceber algumas razões e a importância para organização de um plano de comunicação. O planejamento apresenta à empresa onde ela está indo e como vai chegar ao objetivo almejado.  Como pensar na implementação dessas políticas sem um planejamento? Um bom planejamento deve ter uma abordagem precisa sobre os dados do ramo, com levantamento de informações sobre o ambiente de concorrência do mercado consumidor e fornecedor, atendo às principais mudanças e casos imprevistos. BUENO (2003, p.240) afirma os executivos, baseados na experiência de sua própria empresa, admitem que a comunicação, nos dias de hoje, já é vista como estratégica pelos empresários e que ela se reveste de fundamental importância para o desenvolvimento dos negócios.

 

Referências Biliográficas

 

BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.

 

BUENO, Wilson. Comunicação e interatividade: a comunicação empresarial se prepara para enfrentar os desafios do séculos XXI, Amparo, São Paulo: Comtexto Comunicação e Pesquisa, Unimed Amparo, 1995.

 

NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de JANEIRO: Mauad, 2000.

 

FLEURY, Maria Tereza Leme. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996.

 

NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli Editora, 2004.


Autor: Phelipe Cavalcante


Artigos Relacionados


A Comunicação Empresarial E O Marketing Moderno

Planejando A Comunicação Interna Nas Empresas

Por Que Dar AtenÇÃo À ComunicaÇÃo Corporativa?

O Casamento Perfeito Nas Empresas

Comunicação Interna Nas Organizações

Atos De ComunicaÇÃo Processual

Tecnologias Da Comunicação Para A Educação