POR UMA HISTÓRIA TRANSFORMADORA



O filósofo George Santayana afirmou que "aqueles que não conhecem a história, estão condenados a repetí-la". Mas que tipo de História seria essa? Decorar nomes e datas ou ensinar aleatoriamente o Descobrimento do Brasil e Período Escravagista para uma criança de 4ª série, ou Globalização para um adolescente de 6ª série não dará possibilidades de efetivamente conhecer e criticar esses fatos. A História é descoberta e não ensinada. É necessário motivar o aluno para a discussão, instigá-lo a criticar os fatos para que possa fazer uma síntese dele e compará-lo com a realidade que o cerca. É preciso ainda desenvolver metodologias que despertem sua curiosidade, para que sinta vontade de buscar o conhecimeto. O tradicionalismo exarcerbado que vem ocorrendo na prática ensino-apredizagem da nossa educação está ameaçando literalmente a construção de um futuro melhor.
Autor: Ana Gleice R. Lopes


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Das Metodologias Para A ConstruÇÃo Do Conhecimento HistÓrico

A Arte De Ensinar Enfermagem: Uma História De Sucesso.

O Encantamento Das Crianças Pelas Histórias Infantis

CrianÇa...

História Em Quadrinhos - Acordo Ortográfico

HistÓria Da Minha Vida Escolar

A InserÇÃo Da CrianÇa No Contexto HistÓrico De Sua Cidade