A Paz é O Fruto Do Espírito



Em nosso dia a dia e através de nossas lutas, aprendemos a lidar com divisões e a manter o delicado equilíbrio da harmonia entre os membros. É muito importante uma liderança unida.

Deus abençoa igrejas harmoniosas. Deus não pode abençoar uma igreja na qual há maledicência. O Senhor ama seu povo, mas a Bíblia diz a que ele odeia quem semeia contendas no corpo de Cristo (Pv 6.19). Jesus pediu a Deus que tivéssemos harmonia. "A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste" (Jo 17.21).

A divisão extermina o evangelismo. Se desejarmos que a igreja cresça, deve haver harmonia entre os líderes e os membros.

Entendo que há quatro ameaças básicas à unidade da igreja:

Falsas doutrinas – Uma doutrina falsa e popular que ameaça a unidade da igreja são as Teologias que desprezam os princípios bíblicos. Paulo advertiu os presbíteros de Éfeso: "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai" (At 20.29-31).

Espírito Legalista – Algumas teologias desejam mudar tudo, mas os legalistas se recusam a fazer qualquer mudança. Na igreja, os legalistas geralmente têm dificuldade de discernir entre o método e mensagem. È necessário fazer concessões e respeitar a tradição de outras pessoas. Precisamos nos esforçar ao máximo para não causar divisão no corpo de Cristo. O desafio então é encontrar uma maneira de preservar os legalistas sem permitir que eles controlem a igreja. Para tal, temos de lembrar os seguintes princípios: compreender a resistência natural do ser humano diante das mudanças; determinar se há base bíblica ou se é apenas uma questão de tradição; fazer mudanças substanciais, porém, aos poucos; analisar a situação de maneira realista.

Críticas – Uma das maneiras mais fáceis de dividir o corpo de Cristo é criticando constantemente os líderes da igreja. Críticas constantes e maldosas são letais. Elas apagam o entusiasmo, abafam a criatividade, desanimam a liderança e apagam o Espírito na igreja.

O ego – A principal causa de divisões na igreja hoje em dia é o orgulho. As pessoas se gabam de sua influência e status, de tal forma que, quando ameaçamos sua posição, compram briga conosco.

Para garantirmos a harmonia devemos: manter o ego sob controle; ser flexíveis; ter senso de humor; respeitar os líderes; se possível, evitar polêmicas; se necessário, enfrente as pessoas que causam divisão; termos uma atitude de servo; estar sempre pronto para perdoar.

A Bíblia diz que a paz é o fruto do Espírito (Gl 5.22). Se nosso Pai celeste se entristece quando brigamos, certamente ficará alegre em nos ver preservando a harmonia na igreja.
Autor: Marcos Marins


Artigos Relacionados


Buscar E Salvar O Perdido

A Palavra

A Festa Do Divino

O Orgulho Precede A Queda

Consciência De Fé

MÉtodos E AplicaÇÕes Do Planejamento EstratÉgico De Marketing

Chaves Espirituais