Transformando Certificação em Lucro - ISO 9001



Muitas empresas implantam seus sistemas de gestão devido a imposição de seus clientes. O esforço e sacrifícios utilizados para se chegar a tão sonhada certificação ISO 9001 são coroados quando o auditor da certificadora anuncia: "A empresa está recomendada a receber a certificação ISO 9001". O "dia seguinte" a certificação é marcado por uma extrema "calmaria". Porém com o passar do tempo a média gerência sente um outro problema: não se trata somente de certificar, mas de manter a certificação. Uma atitude normal nestes casos é olhar no calendário e dizer: "Ufa! Ainda bem que a próxima auditoria está longe..."

Passados meses, começa de novo a pressão pela visita de acompanhamento realizada pela certificadora...deixar tudo certo para que tudo dê certo e não tenhamos nenhuma "surpresa". Quem já vivenciou esta situação sabe exatamente que os termos a que estou me referindo são estes mesmos, e quem nunca vivenciou deve estar se perguntando se o processo de certificação é tão complicado assim. O que muitas empresas não perceberam é que o processo de certificação não são os dias ou as horas que o auditor da certificadora passa dentro das instalações verificando a conformidade, mas que a certificação é um compromisso de mudança de atitudes, uma nova forma de encarar a "qualidade" dentro da organização, passando de um estado passivo para um estado ativo, ou seja, no estado "passivo" a qualidade do produto é apenas o resultado final que o processo produziu, no estado ativo o resultado é o esperado pelo processo ou o planejado antes de se fazer o produto. Tudo parece tão óbvio, mas na verdade não acontece dessa maneira, normalmente o foco da empresa acaba sendo desviado do principal para se apagar os "incêndios" diários. O grande problema é que os incêndios diários vão se transformando em semanais, os semanais em mensais e daí temos um fogaréu que bombeiro nenhum consegue apagar. Qual seria então a solução definitiva para transformar a certificação penosa em prazerosa? Já que é inevitável ter uma certificação, como fazer esta certificação economizar dinheiro?

A resposta não é tão simples, mas aqui vão algumas dicas:

a)Crie Objetivos & Metas a serem perseguidos, divulgue-os e cobre dos seus funcionários a obtenção das metas. Faça reuniões periódicas para que seus funcionários sintam a importância de tais objetivos;

b)Foque o quanto puder de suas metas em valores monetários ou de imagem, assim você estará sabendo o quanto perde se não forem cumpridos;

c)Ao criar os objetivos, encare a empresa como um todo e não somente visualize a área da "Gestão da Qualidade" ou "Controle da Qualidade";

d)Elimine paradigmas e barreiras internas, os chamados "filtros" internos, crie um canal de comunicação em que o funcionário tenha contato com a Alta Direção;

e)Seja grato. Use sempre as seguintes palavras com seus funcionários: "Obrigado!", "Bom trabalho", "Continue assim". Crie um clima de recompensas verbais pelos bons trabalhos e principalmente pelos bons exemplos.

f)Motive. Dê motivos para que seus funcionários haja e "re-aja" de maneira exemplar;

g)Torne seu Sistema da Qualidade acessível a todos os funcionários e de preferência em tempo real via intranet e/ou internet, de modo que todos tenham acesso aos indicadores e tenham tempo de reagir quando as metas não estarem sendo atingidas;

h)Simplifique ao máximo a documentação do Sistema da Qualidade, tornando-a o mais operacional possível;

i)Aplique uma ou mais metodologias documentadas de solução de problemas. (Pareto, Ishikawa, 5W2H, etc);

j)Crie uma cultura de focar as melhorias contínuas e as ações preventivas, faça sua média gerência pensar em prever ao invés de remediar.

Um Sistema da Qualidade adequado para uma empresa é aquele em que os requisitos obrigatórios exigidos para a obtenção e a manutenção de um certificado ISO 9001 fazem parte de um processo de lucratividade e conquista de mais e mais Clientes satisfeitos.

Sucesso a todos!!!

Ricardo M. Araujo é Consultor e palestrante nas áreas da Qualidade e Produtividade para empresas de todos os ramos de atuação.


Autor: Ricardo Medeiros


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