Ensinar ou não Gramática



O nosso propósito não é analisar os tipos de gramática existente e sim usar como base para fazer uma reflexão quanto a metodologia utilizada, e qual o objetivo do ensino da gramática na escola, do nível fundamental ao médio, na rede pública de ensino do Brasil.

Pra iniciarmos os estudos primeiramente precisamos conceituar o nosso objeto. Gramática é o conjunto de regras individuais, usados para um determinado uso de uma língua, essa regras surgiram com os gregos, com o objetivo de fazer com que tivéssemos uma padronização da língua.

Notamos que com esse conceito surgiram varias, reflexões sobre o assunto dentre eles a necessidade de ensinar ou não Gramática nas escolas, pois de um lado os Gramáticos defendem a idéia de padronização da língua e usam como argumento facilitação da comunicação entre todos os usuários, já os lingüistas defendem a idéia de que o Ensino de Língua portuguesa deve estar vinculada as atitudes lingüísticas do aluno, pois assim os alunos teriam um desenvolvimento mais rápido e fácil da sua língua materna, sendo assim defendem a idéia de que o Professor de Português deve ficar atento as reais necessidade de seus alunos e deve levar em consideração as variações e influências da língua para que sejam evitados os chamados preconceitos lingüísticos e/ou sociais.

Possenti ressalta: "os menos favorecidos socialmente só têm a ganhar. O Professor que decidir seguir esse novo caminho de se ensinar língua e não gramática normativa, pois as dificuldades serão pequenas diante do que eles tem a ganhar com o domínio da outra forma de falar e escrever uma vez que o brasileiro tem sofre muitas influencias de outras línguas e ate mesmo do "modismo" pois assim com a nossa raça a nossa língua não é homogênea. Diante disso pesquisamos e notamos que são muitos os estudiosos que analisam o ensino da gramática dentro da sala de aula dentre eles estão Professor. Doutor. Luiz Carlos Travaglia (1987), Perini(2001, 1989, 1999) Bagno (2003) e tantos outros que discutem a real necessidade de se ensinar gramática .

São muitas as teorias que defendem e/ou criticam o ensino da gramática dentro da sala de aula, mas o que deve ficar claro que o professor deve ser um facilitador do conhecimento e a escola um mediador responsável, pela formação de futuro cidadãos participativos ou não nas causas sociais.

São muitas as conclusões retiradas quando analisamos os conceitos e como esses conceitos são aplicados dentro das salas de aula, em primeiro sentimos vergonha do ensino da língua portuguesa no Brasil, pois vemos que os professores tornaram reféns dos matérias didáticos e não fazem nada pra mudar essa situação, mais logo em seguida notamos que o professor que tenta mudar essa realidade sofre todo tipo de perseguição por parte dos demais professores, normalmente são vistos como alguém que só quer aparecer e que não vai mudar em nada a realidade de ninguém, tem também aqueles que setem tão presos ao comodismo que preferem não falar sobre o assunto, ou aquele que acham que ensino de língua portuguesa restringe apenas em ensinar regras gramaticais e pouco importa o conhecimento lingüístico dos alunos.

Notamos que o ensino público, no Brasil, precisa passar por uma reformulação total no que se diz respeito a Professor, material didático, e reformulações de conceitos do que é ensino de Língua Portuguesa, pois os professores estão sentindo se desestimulamos com a profissão devido ao baixo salário e ao pouco recurso disponibilizado a rede de ensino, e quanto ao material didático deve estar apto a atender as necessidades tanto do Professor quanto ao aluno, visando o desenvolvimento de ambas as partes, para isso é necessário que se faça uma reformulação dos conceitos de língua Portuguesa uma vez que, língua, deve ser ensinado ao aluno como forma de interação seja ela na forma escrita ou falada, pois já notamos que uma auxilia a outra e se ambas forem ensinadas juntas poderemos assim ensinar o Português "certo".


Autor: Luciana Miranda


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