Motivação e Qualidade de vida no ambiente de Trabalho: um estudo de caso em uma agência bancária na cidade de Rio Largo/AL



RESUMO

Este trabalho trata de uma avaliação do nível de motivação e de qualidade de vida no ambiente de trabalho de uma agência bancária da cidade de Rio Largo/AL. É necessário para qualquer organização que seus funcionários estejam motivados e se sintam bem com relação à sua atividade profissional, proporcionando assim, condições ideais para que ele possa desempenhar plenamente suas atribuições. Pois, é através do funcionário/colaborador que se fecha o elo entre o cliente e a empresa. Destacando assim, a importância de se cultivar a Motivação e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho. Trata também da promoção de um modelo de gestão que contribua para que a motivação e a qualidade de vida no trabalho não sejam fatores determinantes no insucesso desta organização, baseando-se em dados distribuídos pelo documento. Dados estes que são teóricos, com referências em livros e artigos. E dados que são de origem prática, com referência em questionários aplicados aos funcionários da agência bancária da cidade de Rio Largo/AL que foi utilizada, neste trabalho, como objeto de estudo. Este trabalho divide-se em cinco capítulos. O primeiro trata de um percurso feito do início da administração até chegar ao tema da monografia; o segundo, da motivação no ambiente de trabalho, suas definições e teorias; o terceiro da qualidade de vida no trabalho, definições, início e evolução; o quarto trata da apresentação do questionário aplicado aos funcionários do banco, base da pesquisa; e o quinto trata do modelo de gestão proposto e conclusão.

Palavras-Chave: Motivação. Qualidade de Vida. Sucesso Organizacional.

INTRODUÇÃO

No dia-a-dia consomem-se diversos produtos e serviços de diversas formas e variedades. Com o advento da globalização, são ofertados com grande intensidade e de várias partes do mundo, nos dando assim opções de escolha e consequentemente um aumento na concorrência entre as organizações que os oferecem, a fim de serem escolhidas a prestarem o serviço ou o produto. Entre diversos fatores que destacam determinada empresa das demais em um processo de concorrência é o atendimento. Isso porque os fatores críticos de sucesso não são mais o tamanho organizacional, escala de produção ou custos baixos; eles estão perdendo importância e cedendo lugar para a rapidez de resposta, inovação e qualidade em produtos e serviços que só podem ser alcançados por meio das pessoas.
Sendo o funcionário/colaborador o representante da organização perante o cliente ou consumidor, se faz necessário que esse seja feito de forma cordial, coerente, técnica e estratégica para que seja garantida a satisfação do atendido e a empresa alcance suas metas. Todavia, existem pontos que interferem que o colaborador consiga realizar um atendimento ou prestar um serviço da forma desejada. Exemplo disso são os baixos índices de qualidade de vida no trabalho e desmotivação, trazendo assim, prejuízos financeiros, intelectuais e psicológicos à pessoa e à organização. Estas consequências podem prejudicar o bem estar do atendente/colaborador que tenha o mínimo de contato com o cliente/consumidor. Isto porque o comportamento das pessoas dentro da organização é complexo e depende de inúmeros fatores determinantes, como personalidade, percepção do ambiente e de fatores externos como sistemas de recompensas, punições, fatores sociais, políticos e grupos formais e informais das organizações.
O foco deste trabalho está na perspectiva de averiguar níveis de Motivação no Ambiente de Trabalho (MAT) e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho (QVT) e apresentar propostas que venham melhorar estes fatores, juntamente com o atendimento ao público na agência bancária de Rio Largo. Para isso será utilizado um modelo de gestão em pró da MAT e da QVT.
O presente trabalho foi registrado e produzido em forma de texto monográfico e dividido em três partes distintas. Na primeira, foi evidenciada e comprovada a importância da MAT e da QVT nas organizações através de referências em livros, revistas e artigos. A segunda parte é composta por observação in loco sobre o nível de MAT e QVT dos funcionários do banco por meio de um questionamento direto. A terceira parte, por sua vez, é composta pela criação de um modelo de treinamento, desenvolvimento, acompanhamento e medidas em pró da MAT e da QVT no sentido de motivar e melhorar a qualidade de vida dos funcionários do banco e, por conseqüência, proporcionar melhores condições para um bom atendimento, que trará resultados mais satisfatórios à organização.
Este trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro trás um histórico desde o início da Administração passando pelo surgimento da Administração de Recursos Humanos e suas relações com a MAT e a QVT no trabalho. No segundo capítulo é encontrada a definição de motivação, teorias que a abordam e sua importância para os resultados da empresa. No terceiro capítulo, a definição, origem estudos que foram realizados a cerca da QVT e sua evolução durante a história da humanidade. No quarto capítulo estão registrados os questionários aplicados aos funcionários/colaboradores do banco em Rio Largo abordando a motivação e a Qualidade de vida mo Ambiente de Trabalho. O quinto e último capítulo é destinado às considerações finais. Ou seja, os resultados, discussões e avaliações dos níveis de MAT e QVT e propostas de melhorias, que se seguidas virão a auxiliar a gestão da Motivação e da Qualidade de Vida maximizando os resultados da organização.
Autor: Maxsuel Lopes Leite


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