O estilo de Gestão Frog -"From Goiás" que ganha o mundo



O Friboi nasceu em 1953, quando o empresário José Batista Sobrinho abriu o açougue, em Anápolis, Goiás. Hoje o comando do negócio passou para seus filhos. E, nas mãos dos irmãos Batista, o frigorífico do pai se transformou no segundo maior grupo privado do Brasil em faturamento, pouco atrás da Vale e à frente de Votorantim, Gerdau.
A JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, produtos para animais domésticos e biodieseis.
A Companhia está presente em todos os continentes, com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México,China, Rússia entre outros países.
Com acesso a 100% dos mercados consumidores, a JBS possui 140 unidades de produção no mundo e mais de 120 mil colaboradores focados no sucesso da Companhia, sustentado pelo espírito empreendedor e pelo pioneirismo.
Joesley Batista, presidente do JBS-Friboi, está aplicando princípios de seu particular modelo de gestão dos negócios de suas empresas onde alguns dos pilares são: a agressividade nos negócios diminuição da hierarquia, simplicidade, disciplina e qualidade de seus produtos.
A missão do seu grupo diz que é preciso ter como objetivo, ser os melhores naquilo que fazem focar nas suas atividades para oferecer produtos de qualidade ser uma empresa solida, rentável e ter a certeza de proporcionar um futuro melhor a todos os colaboradores.
No site a empresa se define como: pessoas de mesma atitude, conhecimentos complementares, senso de urgência e espírito de dono, seus valores são: Planejamento, Obstinação, Disciplina, Disponibilidade, Franqueza, Simplicidade, Excelência
O grupo acredita que um de seus diferencias competitivos é a qualidade das pessoas e que o Capital Humano é um de seus maiores patrimônios é através deste capital que o grupo consegue inovar, criar, melhorar e crescer e perpetuar a empresa.
Para aplicar a receita caseira, os irmãos montaram uma estrutura também interna - consultorias não são contratadas, suas decisões seguem sempre uma linha de simplicidade e obstinação. Em 2007 Joesley foi para a sede da Swift Foods Company que hoje se chama JBS USA sem falar inglês e promoveu um verdadeiro choque de gestão, diminui a distancia entre a diretoria e o chão da fabrica renegociou prazos e cortou custos, chegou até a mostrar como se retalha um boi.
As marcas da JBS tanto de carne in-natura como industrializadas são reconhecidas no mundo inteiro e ocupam destaques no mercado a JBS exporta carne industrializada para os cinco continentes e ocupa a liderança nas exportações brasileiras de carne bovina.
As marcas de carnes industrializadas são:
Swift e Bordon: marcas tradicionais, sendo Swift a pioneira no Brasil e Argentina a oferecer pratos prontos, as linhas de produtos incluem feijoada, salsicha, fiambre, presuntada, patês de diversos sabores em lata e em vidro e hambúrguer.
Anglo: salsichas tipo Viena, feijoada, fiambre, carne bovina em conserva, patê de presunto em lata e almôndegas ao molho.
Produtos Sola: no mercado desde 1949, sinônimo de tradição e praticidade, oferece produtos de sucesso como: Salsicha Viena Carioca, Mortadela Fluminense, Carne Bovina em Conserva Taya e Taya Nuevo, além do Fiambre Kitut, um dos preferidos dos consumidores e ícone da categoria.

As operações da JBS estão estruturadas nos seguintes segmentos: Divisão Alimentos de Proteína Animal (Carne in-natura e enlatadas), Divisão Lácteos (com as marcas Vigor, Leco, Danubio, Faixa Azul, Serrabella, Amélia, Franciscano, Carmelita e Mesa), Divisão Couros, Divisão PET (FunPet), Divisão de Biodiesel (produção anual de milhões de litros de biodiesel, a partir de óleos vegetais e gordura animal), Divisão de Transportes (onde atua desde a busca do gado, com caminhões de dois pavimentos, à distribuição de seus produtos pelo país) e Divisão de Limpeza( com as marcas BioBriz e Lavarte) e Divisão de Vegetais (produz e comercializa vegetais enlatados prontos para o consumo com as marcas Swift, Anglo e Bordon) alem dessas divisões o grupo produz latas de aço para seus produtos e atua também na fabricação de fibra natural de colágeno para produtos de beleza.
O Grupo esta presente também no mercado financeiro com o Banco JBS com o propósito de estimular o desenvolvimento da pecuária nacional. Fundado em julho de 2008, o Banco vem promovendo a modernização e a inovação na cadeia produtiva, mobilizando equipes especializadas para conhecer cada cliente e seus negócios.
Devemos parabenizar os Irmãos Batista pela excelente empresa que criaram através dos anos, pode parecer que o sistema "Frog" de gestão é simplista, mas hoje a empresa tem mais de 120 mil funcionários no mundo inteiro e a missão da Diretoria de RH é atrair, desenvolver e reter os melhores talentos do mercado, com alto índice de motivação para que eles façam parte de uma equipe de pessoas que tenham uma mesma atitude, se completem em conhecimentos, tenham senso de urgência e espírito de dono, este é o estilo de gestão "From Goiás" que ganha o mundo.

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


Satisfação De Clientes

Sadia E PerdigÃo

Ciclo De Vida De Produtos E Serviços

Qualidade Da Gestão Nos Negócios

Produtos De Segunda Linha Ou Marcas Alternativas

Novas Dicas De Suplementos Baratos

Alternativas Frente Ao Aumento Do Consumo De Carne Bovina Em Campo Verde Mt 2008.