A TELEVISÃO, O MERCHANDISING E O CONSUMIDOR



Resumo

Considerando a sociedade contemporânea, observamos a força que o meio de comunicação Televisão possui no que tange a disseminação de informações, entretenimento e de comportamentos. Devido a isso, ressaltamos o consumismo exacerbado e a ferramenta da publicidade, merchandising, como sendo os principais fatores na conduta dos jovens brasileiros em meio a um novo contexto social que vem sendo possibilitado pela emergência de novas tecnologias, proporcionando um maior poder de decisão ao consumidor. Nessa conjuntura, analisamos a telenovela da Rede Globo, Malhação, e sua influência na construção da identidade dos jovens telespectadores, com um enfoque maior na questão relacionada ao merchandising inserido no programa.

Palavras-chave
Televisão. Consumidor. Merchandising. Análise. Malhação.

1 ? Introdução

Na sociedade atual, vivemos a era da convergência midiática, que vem demonstrando o poder da intersecção entre as velhas e novas mídias. O que impera é a ordem ideológica dos grandes dominadores da produção de conhecimento, informação e entretenimento, num padrão de consumismo exacerbado, apresentado com naturalidade pelas mídias, cada vez mais renovadas tecnologicamente.

Hoje o primeiro poder é o econômico e financeiro e o segundo é o midiático, sendo colocado como aparato ideológico da globalização. Vivemos na transição do paradigma da literalidade ao paradigma da imagem. Nela, é visível a força que a televisão possui como meio utilizado, por excelência, para a obtenção de informações e conhecimentos.

Uma nova teoria do marketing vem sendo imposta, e com ela, um novo modelo de consumidor, que passa a ter um controle maior sobre o fluxo midiático em seu lar, advindo das transformações na tecnologia das mídias.

Em meio a essa sociedade, esse artigo procura decorrer sobre o poder da televisão, suas causas e conseqüências, e como a publicidade, através do merchandising, pode conseguir contornar a força desse novo consumidor "controlador".

Além disso, enfocaremos também a questão de como a Psicologia Social e Comunicação interagem nesse contexto, e analisar o merchandising inserido na novela Malhação, e a forma com que a Teoria das Representações Sociais ingressa como suporte para realização desses merchandisings.

2 ? A Importância da Televisão

A integração de textos, imagens e sons em um mesmo sistema modificou o formato fundamental do caráter da comunicação e colocou a televisão como o meio predominante de difusão de conhecimento e de informação, além de ser uma importante fonte de formação de representações.

"Após alguns anos de seu desenvolvimento, a televisão tornou-se o epicentro cultural de nossas sociedades" (CASTELLS, 2007, p.418). O Brasil é um país exemplo quando se trata da televisão como núcleo familiar, político e cultural. As estatísticas mostram que cerca de 35 a 40 milhões de brasileiros tem pelo menos um aparelho de televisão. Ela é o meio com o qual interagimos constante e automaticamente, e exerce um papel determinante na formação e nas atitudes de toda a sociedade. Seu ambiente é referência cultural e serve também, muitas vezes, de auxílio emocional e efetivo, numa sociedade em que a interação física está sendo esquecida, devido à multiplicação de meios de interação online.

A mente da população é formada pelo o que está na mídia, nos meios de comunicação. Nossa reflexão é baseada nos produtos que ela vende. E é cada vez mais comum a formação de megagrupos e alianças estratégicas, que tem como conseqüência a afirmação cada vez mais intensa de uma televisão fortemente comercial e voltada para interesses mercadológicos. Toda a programação televisa está inserida na moral do capitalismo, onde o que manda são as regras do mercado.
Autor: Mariana Cypriano


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