Projetos Multimídias em Sala de Aula



A importância da comunicação e ter conhecimento em desenvolver a aula e passa na sala de aula em comunicação.
Preparar as aulas com tecnologia física, tecnologia organizada, construtiva e hierarca e tradicional.
Novas Tecnologias
Físico: DVD, computador, livros, revistas, canetas, lápis de cor, cartolina, etc.
Organizadora: Métodos de ensino tradicional, monessoriano, construtivista e outros
Simbólica: idiomas, linguagem de símbolos de comunicação através de figuras.
A comunicação e a transferência de informações, comunicação e o ato de tornar comum uma mensagem por meio de códigos verbais.

A importância da multimídia em sala de aula e trazer o professor e aluno para o mundo da tecnologia.
Alguma escola já possui alguns projetos para tornar diária a multimídia em sala um deles projetos é as salas conter um canhão multimídia, um computador fixo com CD-ROM e interface USB para dispositivos de memórias Flash, pen-driver , além de acesso sem fio á Internet.O objetivo deste projeto e dar apoio ao professor que tem apresentação em Power point ou via web .O professor só precisa trazer o seu CD-ROM ou pen-drive se quiser apresentar via web neste caso, não precisa trazer qualquer material .Pois está sala tem acesso á internet sem fio.
O objetivo destas salas é dar apoio ao professor e aluno em atividades que exigem a interação do aluno com o computador.
Outros projetos que pode ser desenvolvido são: na aula e geografia o professor pode elabora um mapa em alto relevo ou 3D para trazer em sala de aula e explica para seu aluno.

Bem para o professor poder usufruir das tecnologias a comunicação com seus alunos tem que ser eficaz, o professor precisa elabora idéias, codificar, transmitir informações, decodificar, que exista um feedback com professor e aluno.
A multimídia é um conjunto de mídias adaptadas para funcionar simultaneamente através da interação, num determinado modo pré- programado.
As possibilidades de uso são muito extensas, devido á sua multiplicidade de formatos e de programação.
A seguir, veja as mais conhecidas e comuns:
Cd-roms, mini-cds, internet, cd- card, DVDs
Nem sempre são necessárias as mídias de transportes é possível também distribuir uma multimídia diretamente através de redes de comunicação, como intranets, extranets ou própria internet (preferivelmente para usuários com banda larga),

Intranets: possuem ambientes mais controlados e sua multimídia pode ser distribuída com melhor velocidade e desempenho.
Extranets: são também indicadas para multimídias de treinamentos.
O professor precisa criar sob medidas conteúdos interativo para a necessidade precisa, como por exemplo: Textos, fotos, trilhas sonoras narrações, animações, efeitos, imagens, vídeos, enfim uma gama de estímulos são roteirizados, criados e concatenados para comunicação e apresentação do seu tema.
Integra todos os recursos e os serviços necessários á elaboração de seu multimídia.
Iniciando por idéias e concepções que levam ao planejamento, que leva á criação e a produção e assim por diante, até atingir a entrega final de seu multimídia, em conformidades ás suas necessidades.

Referencia Bibliográficas: Brendan P. Kehoe, ZEM E A ARTE DA INTERNET,campus,1994
HTTP://[email protected]

Autor: Elen Lefort Negrin


Artigos Relacionados


O Ensino De Literatura AtravÉs De Recursos De MultimÍdia

Professores E Alunos: As Possibilidades Interativas Do Mundo Virtual Para A RelaÇÃo Ensino Aprendizagem

Resumo: Introdução à Informática Educacional - Utilização Da Informática Na Escola

O Uso Das Tics Na Elaboração De Materiais Pedagógicos

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

O Uso Das Tic Na ProduÇÃo De Material DidÁtico

Visual Class - Tecnologias Da Educação