Rolim de Moura
Rolim de Moura
Podemos dizer que o lugar onde vivemos e estudamos é um bairro do município de Rolim de Moura. Portanto este é um espaço urbano. Mas nem sempre foi assim...
No começo, isto que chamamos de Rolim de Moura era uma floresta. Sem índios, mas floresta. Havia indígenas, mas só nas redondezas, onde hoje são municípios vizinhos.
E como era a floresta? Uma mistura de grandes árvores amazônicas e pequenas manchas de cerrado. Ainda hoje, em algumas localidades do espaço rural, são encontrados vestígios dessa vegetação: castanheira, jatobá, garapeira, ipê são alguns exemplos de grandes árvores que ainda existem. Além disso, em vários lugares, ainda podemos ver os troncos retorcidos da vegetação de cerrado, que havia na região do nosso município.
Tudo começou mudar na década de 1970. Começaram a chegar os migrantes: gente de todo canto do Brasil veio para desmatar, plantar e colher; a floresta foi caindo, os bichos foram fugindo e a cidade aparecendo.
Esse processo foi feito, principalmente por gente que veio do sul-sudeste. Muitos agricultores, sem terra no Paraná, acreditaram na propaganda da terra farta, fértil e facilmente acessível no coração de Rondônia. Um dos órgãos que faziam propaganda para atrair mais gente era o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O fato é que o governo militar inventou Rondônia e o INCRA divulgou a notícia.
O INCRA distribuiu as terras e as pessoas vieram com suas foices e machados; com motosserras e serrarias. Cortando, derrubando e construindo... foi assim que em pouco tempo a paisagem estava mudada. A floresta transformada em vila, com muita gente e mais gente chegando. E a vila virou Rolim de Moura
Mas as coisas não eram fáceis, nesses primeiros tempos. Sem estradas, sem recursos, sem dinheiro. Mesmo assim a cidade se fez, graças aos braços fortes e esperançosos dos migrantes que acreditaram numa promessa. Entre 1975, quando foi criada a Extensão Rolim de Moura, do PIC-GY-Paraná, e 1989, muita coisa se fez e os migrantes foram muito além da promessa.
Hoje pouco sabemos sobre quem foram os pioneiros, mas que sabemos é que foram muitos os colonos que em poucos anos construíram Rolim de Moura, uma das melhores cidades de rondônia.
Neri de Paula Carneiro ? Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador.
Leia mais: ; ;
; ;
Autor: Neri P. Carneiro
Artigos Relacionados
A Cidade Inchou: Rondônia?
História A Ser Contada
O Que é?
Eles Chegaram Primeiro Ou Os Pioneiros De Rondônia
FamÍlia Moura
Das Lendas às Riquezas De Rondônia
Migrações Para Amazônia