PRÉ-SAL - A POLÊMICA DIVISÃO



Como os políticos brasileiros são contraditórios em suas decisões e aproveitadores das ocasiões.
Como estamos em ano eleitoral, os celebres políticos, bem conhecidos naqueles bastidores do distrito federal e nas paginas da fama, aprovaram o projeto sobre a divisão entre partes iguais dos recursos provenientes do pré sal, cujos maiores produtores, são o estado do ES e RJ.
Observem abaixo, as riquezas minerais produzidas por outros estados da federação, cujos recursos, impostos, etc. provenientes dos mesmos não são divididos entre os demais, ficando toda a arrecadação com os estados oriundos:
? Ferro: Minas Gerais, Para, Maranhão e Mato Grosso do Sul;
? Manganês: Para e Minas Gerais;
? Alumínio: Para e Minas Gerais;
? Estanho: Amazônia e Rondônia;
? Cobre: Para e Bahia;
? Ouro: Minas, Para, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia;
? Nióbio: Minas Gerais, Amazonas e Goiás;
? Sal Marinho: Rio Gr do Norte, Ceara, Piauí, RJ;
? Chumbo: Minas Gerais, Rio Grande do sul, Paraná, Bahia;
? Cimento: Minas Gerais e São Paulo
? Caulim: Utilizados nos setores industriais de papel e refratários, São Paulo, Minas e Rio G Sul;
? Diamantes: Rondônia;
? Magnesita: Bahia e Ceara;
? Níquel: Goiás;
? Potássio: Rio Grande do Norte;
A maioria dos estados brasileiros detentores de grandes riquezas, são os que recebem mais recursos do governo federal, e os que têm maiores produção minerais em suas áreas: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Para, etc., e, no entanto, em nenhum momento os representantes políticos, cuja quantidade por estado esta mal repartida (deveria haver apenas um representante por estado), não se manifestaram sobre a divisão das riquezas acima.
Por que será, que somente agora, se manifestam a favor da divisão igual, retirando recursos de estados que poucos recursos recebem do governo federal, os estado do ES e RJ. Ambos são considerados os estados mais violentos de todo território brasileiro... os problemas que os afetam são muitos, principalmente na área de infra estrutura, transporte públicos, saúde, educação, etc. e agora, num momento político, alguns políticos vêem fazerem-se notar aprovando um projeto bastante prejudicial a ambos estados.
Tudo bem, o pré sal é um produto nacional, então o ferro, o manganês, o alumínio, estanho, cobre, ouro, chumbo, cimento, caulim, diamantes, deveriam ser tratados igualmente e também seus recursos divididos.
Outra questão que não ficou bem clara neste projeto aprovado pelos legislativos federais, é quanto aos prejuízos ambientais, que possivelmente a extração desses minerais trarão aos estados: Quem responderá por estes prejuízos, de onde sairão os recursos para os saná-los? Dos estados produtores? Serão desviado das áreas de saúde, educação, segurança, para a área ambiental?
Autor: Max Ney Telles


Artigos Relacionados


Hidrografia De Mato Grosso Do Sul

Carros Mais Roubados No Brasil

São Paulo 454 Anos: Comércio Movimenta Mais De R$ 2 Mil A Cada Segundo

Minas Gerais - História, Geografia E Cultura

Mineirice

Instituições De Saúde Necessitam De Informatização Eficaz Para Garantirem Sucesso Do Sus

Minas Gerais Carente De Justiça Federal