Benê - Uma Estória De Inclusão Digital



A Benê é uma negona sacudida, cinqüentona, trabalhadeira (diarista), dentes perfeitos e alvos como teclas de piano. Quando solta a gargalhada estrondosa exibe a cremalheira poderosa, com todos os seus trezentos dentes.

Ela nasceu Benedita. Benedita das Dores da Silva. Criança, todos a conheciam como Ditinha. Cresceu, na escola virou Dita e assim era chamada, até o dia em que trabalhando na casa da dona Ivone, tornou-se Benê.

Rindo muito ela conta o motivo da última mudança de nome:-

-" Sabe, o marido da dona Ivone, Dr. Alberto, era o maior biscateiro que eu já conheci! Ele andava com muitas mulheres, mas tinha uma amante fixa, e ela sabia disso. Vivia quebrando o pau com ele!! Cada arranca-rabo!! Ela rodava a baiana quando ele chegava com mancha de baton ou com cheiro de perfume, e no auge da discussão, pra não dizer o nome da fulana, berrava – Você estava na casa da dita – cuja, seu canalha!!

Vai daí que toda vez que ela dizia meu nome, lembrava da Dita – Cuja e ficava mal humorada. Então, um dia, ela disse que iria mudar meu nome pra Benê. Oxente... E não é que eu gostei?! Eles tinham uma filha... Eita moça danada!! Puxou para o pai em safadeza! ... Eu fiquei sabendo que ela casou e foi morar no interior..."

- Péra aí, pode parar Benê... Você quando começa a falar não pára mais! Outro dia você conta da filha. Hoje eu quero falar da sua inclusão no mundo digital.

O primeiro ato da Benê depois de deixar o trabalho é acionar o celular. Assim que passa pela portaria do prédio liga pra casa. Esta foi a conversa que ouvi outro dia:

-" Alô... Britney... é a vovó. Tudo bem aí ? Já deu banho no Anderson Clayton ?

E o Odivan... Já chegou da escola? Sua mãe ligou? Quando ela chegar fala pra ela ir preparando a janta (sic) porque eu vou demorar. Fala pra ela que eu vou passar na Casa

Bahia pra ver aquela televisão de plasma que ela falou. Eu vi hoje, aqui na televisão da dona Ivone uma propaganda da Casa Bahia em quarenta e oito pagamentos. Assim dá pra comprar! ... Tá, eu vejo o preço da boneca também... Agora deixa a vovó ir senão fica muito tarde... Outro pra você, amorzinho."

Britney Spears da Silva Oliveira é a neta, cujo nome a mãe, Grace Kelly da Silva Oliveira escolheu em homenagem óbvia!Anderson Clayton foi o nome que ela leu num pote de margarina e achou bonito! Odivan foi a avó quem escolheu para homenagear Roberto Carlos com sua música O Divã.

Computador a Benê tem em casa, graças também a outra rede – Magazine Luiza,

que faz promoções de arrebentar concorrente. As lojas são abertas de madrugada para atender consumidores que chegam a passar três dias na fila. Praticamente acampam nas calçadas do entorno das lojas!

Foi assim que a Benê comprou o computador. Revezavam na fila, ela, o genro e a filha. Cada um contribuiu com um terço do valor total e assim puderam comprar à vista o computador que era mostruário da loja. Passaram quatro dias ao relento para serem os primeiros a entrar!

A família toda fuça no computador. Desde o menorzinho que atua na área dos

joguinhos, até a mais velha, a Benê, que paquera de madrugada nas salas de chat, tem MSN, e está inscrita num site de busca de um novo amor! É mole, ou quer mais?!!

Ela me contou que só sai do sério quando nos chats "aparecem uns tarados

querendo comer a gente pela telinha... Sou disso não, sô!... Meu negócio é botar pra jambrar numa cama bem macia!!"

E solta a maior gargalhada...

Esta é a Benê, a mais recente incluída digital!

                                
                                                         Soriévilo  03/04/08


Autor: Oliveiros Coelho Neto


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

Longe De Ti

"amor E Vida"

SolidÃo...

Maior LiÇÃo De Vida

Divagando

Faces