Controvérsias da Inclusão Escolar



A inclusão escolar é um direito adquirido pelos portadores de necessidades especiais e engloba uma série de fatores com ela relacionados.

Por um lado, a idéia vem acompanhada de diversos fatores positivos, dentre eles podemos citar: educação igual a todos, sem diferenciação, sem exclusão; convivência na heterogeneidade; oportunidade de socialização a pessoas portadoras de necessidades especiais; etc.

Por outro lado, será que as escolas estão preparadas para receber essas pessoas? Neste sentido podemos enfatizar diversas questões tais como: barreiras arquitetônicas; preparo dos funcionários para esta recepção; condições dadas aos professores para realização de um trabalho adequado, pensando principalmente no número de alunos por sala, em escolas do Município e do Estado; preparo dos professores.

Ainda pensando em como adequar as aulas para suprir as necessidades de todos os alunos, a quem cabe esta responsabilidade? Apenas ao professor? Algumas Instituições de Ensino Superior já acrescentaram em sua grade disciplinas que englobam estas questões, porém, será que isto é o suficiente? Em muitos casos quando a pessoa portadora de necessidade especiais faz acompanhamento com uma equipe multiprofissional, com por exemplo, fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, a família e esta pessoa estão amparados, além de contar com a visita de terapeutas ocupacionais a escola objetivando auxiliar em todo processo, incluindo melhores condições para o aprendizado. Além disso, no Município de Sorocaba, por exemplo, existe o Centro de Referência, com equipe multiprofissional, incluindo o terapeuta ocupacional entre outros, que fazem visitas nas escolas, objetivando orientações, adaptações e encaminhamentos, quando assim se fizer necessário.

Fica evidente que, este é um assunto polêmico e de difícil posicionamento ao se tratar de algo que traz consigo dois pontos completamente distintos, positivo e negativo, além é claro, não esquecer ?se que cada caso tem as suas peculiaridades e, portanto, não podemos generalizá-los. Entretanto, pode-se concluir que quanto a Inclusão Escolar além de ser extremamente importante, apresenta a necessidade de maiores discussões entre os diversos profissionais presentes na vida desta pessoa e familiares para que ocorra da forma mais positiva e adequada possível.
Autor: Elisângela Freitas Zangirolami


Artigos Relacionados


Alunos Especiais

A FormaÇÃo Dos Profissionais Da EducaÇÃo Para A EducaÇÃo Inclusiva.

A Formação Continuada De Professores Frente Aos Desafios Da Prática Da Inclusão De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais

Qual A Solução Ideal Para Promover A Inclusão De Alunos Especiais Em Escolas Sem Preparo?

A Inclusão Das Crianças Com Necessidades Educativas Especiais Na Educação Infantil Desafios E Conquistas Do Século Xxi

A Inclusão Das Crianças Surdocego No Ambiente Escolar

EducaÇÃo Inclusiva: Desafios Da Escola Frente Uma Nova VisÃo Multidisciplinar Da IntegraÇÂo Á InclusÃo