Processo Educativo no Contexto Histórico



Visualizando um novo caminho para educar, recorremos ao passado para observar as influências marcantes deixadas no processo educativo atual. Através da cultura da educação, os padrões acabaram "eternizados" por simples conservação e sempre com interesse de privilégio aos que detêm o poder; para que assim o povo permaneça na submissão e ignorância.
Filósofos e pensadores da época apresentavam idéias revolucionárias, porém acatadas pelo capitalismo, e pelo mesmo motivo de lucro é que a alienação do povo sempre foi interessante para os governantes.
Podemos observar que o modelo educacional formador de indivíduos "dependentes" ainda existe, porém a consciência do erro cada vez torna-se mais claro nas consciências dos educadores na era da globalização, visto que o cidadão precisa estar apto às mudanças do processo econômico e social, além de tornar-se um ser autônomo capaz de expressar-se livremente e trabalhar criativamente. O investimento humano faz-se necessário para que através deste cidadão autônomo formado e capacitado para competir, ele vença também a desigualdade social.
Com o objetivo de uma educação democrática, idealizando seres transformadores, é que os modelos históricos de educação devem ser abolidos eticamente com novas práticas de construção do conhecimento e interação com o mundo. O passado nos mostra claramente o desenvolvimento somente dos filhos dos que detinham o poder, enquanto que todo o restante permanecia na pobreza. O fracasso educacional poderá ser vencido com atitudes da teoria tão estudada; com verdadeiro sentimento por parte de educadores por um futuro diferente do passado e do presente, com o verdadeiro desejo de uma nova história.
A diversidade cultural na educação é importante para livrar o preconceito acarretado por fatos históricos, o ser humano precisa livrar-se dos preconceitos para a evolução do povo; Livre de exclusões, com liberdade para expressão, com cidadãos munidos de seus direitos, e com capacidade de competir no mercado de trabalho, podemos num futuro próximo diminuir significadamente a tão grande desigualdade social, fato este que não pode ser considerado impossível, já que todos podem chegar a essa consciência e fazer cada um a parte que lhe cabe.

Referência:
*Pedagogia-Fundamentos sócio-cultural-político-econômico do processo educativo.
Autor: Priscila Lorang


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