A importância do estudo da Geografia para o entendimento do espaço próximo da criança
A escola é um espaço que deve proporcionar aos alunos experiências que os levem a reflexões contínuas sobre suas próprias vidas. Neste contexto, o ensino da geografia dará aos alunos subsídios para compreensão de mundo e espaço, do próprio meio em que vivem; a leitura de mundo é fundamental para o exercício da cidadania, considerando que a leitura de mundo parte da compreensão do espaço vivido e isso vai além das leituras cartográficas que propõem o ensino da geografia tradicional,que traz mapas e nomes difíceis para decorar que de nada contribuem para a vida destes alunos.
Sob o ponto de vista de uma geografia renovada, o aluno estudará seu espaço natural e social e respectivas transformações pela ação humana, e que socialmente será relevante para ele, bem como reflexões de formação econômico-social que remete ao desenvolvimento da região, tudo isso poderá o aluno compreender gradativamente de acordo com cada faixa etária em diferentes atividades, nesse processo o educador deverá utilizar metodologias diversas percebendo de forma critica as muitas possibilidades do ensino da geografia de uma forma prazerosa onde o aluno verdadeiramente "se encontre". Segundo o geógrafo Aziz Ab?Saber em entrevista à revista nova escola(http://www.docstoc.com/docs/10572768/Entrevista-Concedida-a-Nova-Escola), para isso deve ser muito bem estudado o conhecimento da região que o aluno vive primeiramente, para que assim possam depois ampliar suas visões de forma mais esclarecida. A exemplo do que Aziz define como um melhor aprendizado de geografia vejamos Teresópolis como a região em que moramos. Como as crianças a estudariam?
Ao analisar a cidade que vivem é preciso compreender primeiramente onde ela está situada, no caso de Teresópolis, uma região serrana e pertence ao estado do Rio de Janeiro. Importante levar ao conhecimento que sendo serrana, é geograficamente constituída por muitas montanhas, lugares altos, um clima ameno que propicia as plantações e o turismo.
É preciso que levemos as crianças a compreenderem através de indagações que os fenômenos que ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens que estão inseridos num processo de desenvolvimento sem o conformismo dos fatos, trabalhar os problemas ambientais consiste em problemas geográficos como construções indevidas em locais inapropriados e falta de cuidados com o meio, lixos em toda parte do nosso ambiente fazem com que chuvas provoquem enchentes e conseqüentes estragos. Os trabalhos realizados com os alunos devem ser interativos. Em Teresópolis o professor poderia realizar um passeio ao Parque Nacional da Serra dos órgãos, um dos principais pontos turísticos da cidade, seria possível ativar a capacidade observadora dos alunos com diversos materiais coletados para explorar depois em sala, além disso pode-se trabalhar com as paisagens naturais como o Dedo de Deus em fotografias e atividades artísticas, trabalhando a capacidade de representação de espaços.
Importante também conhecer a história da cidade, pois a geografia da cidade é conseqüência dela, após entenderem que o município surgiu dos carregamentos do comércio colonial, Com fotografias, desenhos e textos a dinamização promoveria a análise da classe para a criticidade reflexiva, dos diferentes espaços transformados pelo homem de uma fazenda que virou cidade, Assim, esse primeiro povoado se formou, ao longo do caminho e Foi o início do desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do veraneio da região. As crianças irão compreender que a cidade possui muitos atrativos naturais e culturais e isso se explica sua grande fonte de renda concentrada no comércio e turismo,além da atração de novos moradores e visitantes.
Ao estudar geografia devemos mostrar também partindo de nossa região como os outros lugares estão interligados com a cidade em que vivemos e que somos influenciados por tudo ao nosso redor, levando ao conhecimento da criança que uma crise econômica mundial poderá afetar nos preços dos alimentos e no emprego das pessoas, e que o aquecimento global influenciou para o clima da cidade se tornar mais abafado, além desses e outros fatos devemos despertar nos alunos uma mudança de iniciativa no que diz respeito a economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo tudo o que é jogado fora com a reciclagem.
Concluindo, a geografia é fundamental para a formação de uma geração capaz de pensar globalmente e agir localmente, ou seja, essa pode desenvolver a capacidade de refletir sobre a realidade e despertar atitudes cooperativas.
Referências:
ENTREVISTA COM O GEÓGRAFO AZIZ NACIB AB?SABER
Revista Nova Escola edição 139 Janeiro de 2001.disponível em:
http://www.docstoc.com/docs/10572768/Entrevista-Concedida-a-Nova-Escola
Acesso em:28 de Abril de 2010
BOMFIM, Natanael Reis. A imagem da geografia e do ensino da geografia pelos
professores das séries iniciais. Revista Estudos Geográficos, Rio Claro, 4(1), Junho,
2006 (ISSN 1678 ? 698X)
FRANÇA,Teixeira Eliane,SILVA,Luíz, Fábio.Ensino da Geografia:pedagogia-São Paulo PearsonPrentice Hall,2009
Autor: Priscila Lorang
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