O que são as Upanishads ?



As Upanishads são considerados pela tradição indiana como a essência filosófica da antiga sabedoria do Vedas. Esses antigos textos, de difícil compreensão, procuram exprimir pelas palavras um conhecimento que ultrapassa as palavras. É tolice pensar que as Upanishads podem ser compreendidas como um texto ocidental. Uma escritura antiga como essa só pode ser capitada, de fato, através de uma transformação daquele que a ouve ou lê. As Upanishades procuram ao mesmo tempo, falar sobre aquilo que não pode ser descrito (Brahman, Atman) e transportar o leitor a vivencia desssa realidade.
De certa maneira, as Upanishades devem atuar como uma música. Não se capta o significado de uma melodia pensando-se sobre ela, mas captando-se a mensagem estética, emocional, que a vivencia de seu autor pretende transmitir. Uma efetiva "compreensão" de uma sinfonia pressupõe que o ouvinte está captando e participando da mesma vivencia do autor da musica, por mais absurdo e incompreensível racionalmente que seja esse processo. Há ainda mais uma semelhança: os grandes músicos sempre se sentiam como se não fossem os verdadeiros autores de suas musicas e sim como se as tivessem recebendo e transmitindo as demais pessoas. Também no caso das Upanishads, as pessoas que escrevem esses textos foram apenas intermediarias entre a sabedoria extra-humana, não individual, e os homens.
A Upanishade procura atuar sobre uma parte do ser humano que não tem sequer nome dos idiomas ocidentais. A mensagem das Upanishads vai alem do pensamento, alem das emoções, além de tudo o que pode ser descrito. Ela procura abrir as portas do conhecimento do núcleo mais interno do ser humano, que não é seu inconsciente, nem seu raciocínio, nem seu desejo, nem sua vontade. É o seu Atman ? algo que ultrapassa nossa experiência humana comum. Elas foram escritas para serem transmitidas a todas as pessoas. As Upanishades fazem parte de uma sabedoria esotérica ? que só é passada pelo Mestre aos discípulos que merecem recebê-la.
Existem diferentes caminhos espirituais. As Upanishads mostram um deles. Um caminho excelente, testado por séculos. Não se trata de algo para ser transmitido a uma multidão. Tratasse de um ensinamento para poucos. O estudo das Upanishads pode ser uma contribuição à caminhada de muitas pessoas. Mesmo se a compreensão for imperfeita, mesmo se ficar distante da essência, você pode se beneficiar desse esforço. Tudo depende de sua atitude.


Autor: Luana Peres


Artigos Relacionados


A Importância Da Música Na Vida Humana

Deus Te Deu Uma Música ? - Por Ramon Tessmann

Ser é Ter... Ter é Ser...

Com Textos

Os SÁbios E Os Loucos

A Arte De Ler Um Texto

O Ensino Da Leitura