DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES DE RESÍDUOS ANIMAIS E VEGETAIS PARA PASTAGENS



DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES DE RESÍDUOS ANIMAIS E VEGETAIS PARA PASTAGENS
 
                                                                                Gilvânia Aparecida dos Santos[1]
Paulo Cezar Cassol[2]
 RESUMO
 
O conhecimento é um bem social, patrimônio cultural coletivo da humanidade, o homem se humaniza a partir da apropriação dos saberes através de diferentes linguagens, tendo como função a organização do pensamento e a formação da consciência. Nesta perspectiva Vygosky (1984) afirma que a palavra é o microcosmo da consciência. Segundo Marx (s.d.) apud Gama (1987, p. 208), a tecnologia revela o modo de proceder do homem com a natureza, o processo imediato de produção de uma vida material e assim elucida as condições de sua vida social e as concepções mentais que dela decorrem. O desenvolvimento científico tem contribuído para colocar em novas bases o modo de pensar e produzir inovações,vinculadas com as atividades humanas do cotidiano, de que modo esse conhecimento transformador altera e cria novos ambientes modificando vidas.
Este trabalho tem por objetivo avaliar a concentração de nutrientes de diferentes compostos orgânicos, verificar  os efeitos de cada composto produzindo características químicas, usando delineamento experimental de diferentes tratamentos, coletar amostras e analisar quimicamente para quantificação de macro e micronutrientes presentes nos compostos orgânicos.
 
 Palavras chave: Nutrientes, compostos orgânicos, desenvolvimento científico.
 
 AVAILABILITY OF NUTRIENTS IN ANIMAL WASTE AND PLANT FOR PASTAGENS
 
Gilvânia Aparecida dos Santos1
Paulo César Cassol2
 
ABSTRACT 

Knowledge is a social good, collective cultural heritage of humanity, humanizes the man is from the appropriation of knowledge through different languages, and function as the organization of thought and the formation of conscience. In this perspective Vygosky (1984) states that the word is the microcosm of consciousness. According to Marx (sd) apud Range (1987, p. 208), the technology shows how to proceed with the nature of man, the immediate process of production of material life and thus clarifies the conditions of their social life and mental concepts made under it. The scientific development has helped to put in new foundations and think how to produce innovations, linked to the human activities of daily life, how that knowledge changes and creates new processor environments changing lives.
This study aims to evaluate the concentration of nutrients in various organic compounds, determine the effects of each compound producing chemical characteristics, using different treatments of experimental design, collect and analyze samples for chemical quantification of macro and micronutrients in organic compounds.


Key words: nutrients, organic compounds, scientific development.
  
1 DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES DE RESÍDUOS ANIMAIS E VEGETAIS PARA PASTAGENS
1.1 Justificativa
Os avanços tecnológicos foram notáveis nos últimos tempos, propiciando condições para nova aprendizagem, o saber compartilhado, tão necessário no convívio entre os homens.
O  estudo terá  a importância de demonstrar os nutrientes  extraídos  da
compostagem, as mudanças nutricionais de acordo com o ambiente e incorporação
de compostos orgânicos e trocas catiônicas das plantas  e esterco animal,
observando aspectos fisiológicos e químicos.
Utilizar em fertilizações para melhoramento do solo. A compostagem de
nutrientes nos ecossistemas da pastagem é um processo dinâmico que envolve
solo-planta-animal e o manejo desses componentes.
Analisar as práticas cotidianas da pesquisa científica. Estudar as
tecnociências a partir das descrições densas dos laboratórios, coletando
amostras e analisar quimicamente para quantificação, a concentração dos
elementos químicos nos compostos para não ultrapassar os limites de segurança e sua utilização no solo.

  
  Problema
 
Interagindo com as tecnologias, possibilitando as diferentes áreas do saber, pesquisando todos os desafios e quebras de rotina. As condições da planta até o animal e o retorno ao solo dos nutrientes, tendo em vista excreções e grande volume que poderá estimular microorganismos.
 
 
2.Fundamentação teórica
 
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. (FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Professor mediador. E estudantes incapacitados, microcomputadores e escrita (MOLL, L. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996).
Ciências humanas e suas tecnologias. (BRASIL. Ciências humanas e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2008.)
 
 
3.Objetivo geral
 
avaliar e refletir trabalhos que já existem nas áreas acentuando os estudos em laboratórios, reunindo informações;
problematizar e entender as táticas de enfrentamento;
avaliar pH do solo e elementos quimicos juntamente com disponibilidade de nutrientes;
verificar a fertilização processada analisando a qualidade de nutrientes voltado as pastagens;
Aplicar conhecimentos teóricos nas atividades cotidianas, na atividade tecnológica e na interpretação da ciência;
humanas de elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas.
  
4.Hipótese
 
A consecução de uma proposta não é apenas questão de boa vontade. O professor deve ser mediador, transformador de conhecimentos científicos tecnológicos um agente de mudanças e para alcançar esses objetivos educacionais é investir em capacitação do profissional.
 
 
5.Metodologia
 
É com base nos enunciados abaixo que se apresenta o tópico a seguir, apontando os caminhos na construção desta pesquisa.
A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios desenvolveu-se a ciência, que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo. Ciência significa conhecimento. A ciência pode ser considerada como uma forma de conhecimento que tem objetivo de formular mediante linguagem rigorosa e apropriada, leis que regem os fenômenos. "Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento" (ANDRADE, 2001, p. 129).
Coletar dados através de pesquisas nas escolas relacionadas ao uso das tecnologias entre educadores e educandos, partindo da análise dos resultados, efetuar possíveis trocas de saberes entre os docentes.
Destaca Demo (1987, p. 23) que "a pesquisa é uma atividade científica pela qual descobrimos a realidade [...]. É um fenômeno de aproximações sucessíveis e nunca esgotadas, não é uma situação definitiva, diante da qual já não haveria o que descobrir".
 
 REFERÊNCIAS
 
 
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  
BARBOSA, E. C. A abordagem rogeriana: tecnologia educacional, ano IX, n. 35, 37-41, 1980.
  
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DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1987.
  
FÍSICA: Caderno pedagógico do cursista (CPC) e guia do curso.  Florianópolis: Unisul Virtual, 2004.
  
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
 
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THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno catarinense de ensino de física, vol. 17, n. 3, dez. 2000.
 
VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

[1]              Graduada em Química, Física e Matemática (UNISUL ? Tubarão/SC), Professora de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Santa Catarina, Aluna da Pós-Graduação das Faculdades Integradas FACVEST.
[2]              Professor Dr.

Autor: Gilvânia Aparecida Dos Santos


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