Identidade caiçara



Qual a verdadeira identidade caiçara?

Na verdade, o conceito de caiçara mais encontrado é que caiçara é todo aquele que mora na zona litorânea e vive da pesca de subsistência, então caiçara é basicamente o pescador seja ele profissional ou não, e também aquele que mora nessa determinada região e vive da pesca primitiva como os antigos índios habitantes de tais regiões.
Em matinhos percebe-se uma mudança no entendimento do que é ser caiçara, há tempos que o significado dessa palavra foi substituído, sendo hoje encarado como ofensa a ponto dos verdadeiros caiçaras não se entenderem como tal.
Mas como se reconhecer em algo desvalorizado e banalizado?
A cultura caiçara, muito forte nas questões religiosas e artesanais, perde-se quando há um crescimento das religiões evangélicas, já que a maioria dos costumes são de origem católica.
De fato isso contribui para o desaparecimento dessa cultura, sendo assim caminho a marginalização do caiçara em si, que aos poucos se torna um povo sem costumes, que se vê a contra mão do que é hoje a questão cultural no Brasil, que está numa crescente onda de valorização.
Sabemos que caiçara é todo aquele que vive em regiões litorâneas, o fato é, será que quem mora em região litorânea é caiçara ou se aceita como tal?
Usando o exemplo de Matinhos que é uma cidade litorânea, então todo seu povo pode ser chamado de caiçara, e ainda será que todo morador se aceita como tal?
É difícil essa resposta já que não fizemos uma pesquisa de campo para embasar esse trabalho, mas no que diz respeito a parte teórica é possível afirmar que não é todo morador litorâneo que se aceita como caiçara e nem todo caiçara mora em região litorânea.
Pois se pensarmos bem, quando se fala em pesca artesanal e primitiva, não quer dizer especificamente que se trate de pesca de agua salgada, pode-se também se tratar de pesca em rios de agua doce, dessa forma, as praticas caiçaras de pesca não dependem exclusivamente do mar, ou giram em torno dele, sendo sim uma referencia, mas não unanimidade.
Então, correto afirmar que ser caiçara não depende de determinado lugar, mas sim de determinada cultura e do conhecimento e aceitação de quem é caiçara.

Autor: Leandro Silveira Tavares


Artigos Relacionados


Guerra Das Culturas

BelÉm-pb

Pre-conceito Linguistico, Os Dizeres De Matinhos

Perfil Atual Do MunicÍpio De Parnamirim -pe

Francisca Laura De Morais

Ô Seu!

HistÓria Da Jangada