Motivação nas Organizações



Atualmente encontramos no mercado á fora, empresas que sofrem por diversos tipos de problemas, relacionados diretamente ao seu crescimento e desenvolvimento profissional. Pois cada pessoa possui interesses distintos, cada pessoa busca seu próprio bem estar, e deseja atingir algum propósito. Segundo CHIAVENATO "É possível perceber o quanto é importante o profissional trabalhar motivado, pois suas atitudes serão de incentivo, mesmo que sejam influenciados por pressões e demandas de sua família." (1999p.165).
O fator motivação compromete diretamente as organizações em geral, principalmente aos colaboradores em sua produtividade. Pois funcionário desmotivado contribui para diversos fatores como: a queda da empresa, desmotivação do grupo em geral, quebra de um plano de carreira, enfim contribui para aspectos negativos. Um ponto forte de hoje são os gestores que estão cada vez mais focando em produtividade e faturamento, investindo em recursos tecnológicos, equipamentos, materiais para produção e logística. Enfim, não percebem que seu maior veículo para o crescimento está nas pessoas, seus colaboradores. E que é através destes que a empresa se desenvolve e cresce. Portanto o recurso menos utilizado e mais preciso pelas empresas são os recursos voltados ao pessoal, gestão de pessoas. Pois gestores devem focalizar-se nesta questão, fazendo investimentos em relação á satisfação de seus colaboradores, investimentos financeiros, sendo ele a questão do salário, que é um importante componente motivador, e a benefícios para o trabalhador.
Sendo assim, um novo tópico para ser avaliado perante a empresa e o gestor, que da qual na maioria das empresas atualmente estão, digamos que relaxados em relação a este quesito importantíssimo, que é a maior fonte de motivação para as pessoas. Enfim empresas e gestores devem ficar atentos a tais fatores, pois se um trabalho é bem feito ele deve ser reconhecido, tanto verbalmente quanto materialmente, pois a empresa só tem a ganhar e sempre motivá-los para um melhor desempenho, pensando no melhor e na produtividade de sua empresa.
O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução, se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade e de grande crescimento futuro. Digamos então, uma ampla visão para os negócios.

Autor: Suélen Gomes De Lima


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