A ESCOLA COMO MEIO POLÍTICO E SOCIAL DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA



A ESCOLA COMO MEIO POLÍTICO E SOCIAL DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA


Francilyz da Silva Ferreira
Grigório Duarte Neto
Poliana Sousa Lopes


RESUMO:

A sociedade é um conjunto formado pelos grupos principais de nações, ligados entre si, e participando todos de uma cultura comum. Assim, cabe às instituições de ensino cumprir com suas funções políticas e sociais para uma educação de qualidade.


PALAVRAS-CHAVE: Instituições de ensino. Educação. Cultura. Cidadania. Sociedade.


ABSTRACT:

Society is a whole formed to the principle groups of nations, united and all participating of a common culture. So, to the institutions of teaching, it fits to fulfill with its politic and social functions for an education of quality.


KEY-WORDS: Teaching institutions. Education. Culture. Citizenship. Society.


Uma afirmativa que todos devem concordar é que precisamos melhorar a qualidade do ensino brasileiro para formação da cidadania.
Os elementos que favorecem o esclarecimento, dentro da amplitude de papéis que a escola exerce são, justamente, saber que tipo de homem formar e para qual sociedade. Dentre esses elementos estão os processos próprios da instituição, de forma consagrada no campo educacional, os questionamentos o quê? Como? Para que ensinar? Educar de que maneira? Se estamos discutindo sobre a escola como meio, e não como um fim, para a formação de cidadãos, portanto ela precisa exercer funções educativas e possuir uma organização institucional, humana e participativa com todos os envolvidos neste objetivo, tendo um relacionamento de interação com alunos, professores e a comunidade na qual está inserida, fazendo, assim, uma educação voltada para a formação não só de indivíduos, mas de cidadãos capazes de exercer a cidadania com autonomia.
Lara ressalta em seu texto O papel político e social do professor, que os pais nos entregam os filhos com a expressão explícita de que temos de torná-los homens e mulheres melhores. Isto quer dizer que, em comunhão com a sociedade, o indivíduo vai construindo sua visão de cidadania.
Se a escola tem esse papel, o de coordenar aspectos para a formação integral do indivíduo, a sociedade também não foge a uma atividade de compromisso com a educação.
Destarte, dentre os fatores que envolvem o desenvolvimento de educandos, é a aprendizagem sobre a cidadania por meio de observação de seus próprios professores. Se os professores não forem, sequer, cidadão em formação constante será difícil para os alunos apreciarem esse modo de vida.
O desenvolvimento dos cidadãos-professores em seus elementos básicos será feito através do respeitar e se fazer respeitar em situações reais de vida na escola ou sistema de ensino como um todo, principalmente junto a seus educandos.
É, também, louvável que não se delegue apenas à escola determinados papéis que, se bem explicitados, são de competências da sociedade como um todo.
Do mais, podemos concluir que a formação para e na cidadania se faz com vários agentes, intrinsecamente reunidos em prol da realização de um objetivo comum e, para isso é necessário formação pedagógica consistente, bem como uma organização escolar acurada e democrática.



















REFERÊNCIAS:

LARA, Tiago Adão. In. Revista de Educação. O papel político e social do professor. v. 26, n.º 104, jul/set 1997. Brasília ? DF.

RÉQUIA, Ivony da Rocha; STREHL, Afonso. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2 ed. Sagra Luzzato: São Paulo, 1998.



Autor: Grigorio Duarte Neto


Artigos Relacionados


Educação E Cidadania

Projeto Escritores Da Liberdade

Ética, Cidadania E EducaÇÃo Ambiental

Interação Escolar

Como A EducaÇÃo Pode Dar Certo

Ética Na Educação

Escola E Família Uma Relação Produtiva Na Perspectiva De Ensino-aprendizagem.