A História e a Biologia contra o preconceito.



GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SEDUC ? SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA PROFª MARGARIDA PIRES LEAL
PROFESSORAS: MARCIA AMELIA GASPAR MATOS E ELIZANIRA SILVA REIS
PROJETO:
A HISTÓRIA E A BIOLOGIA CONTRA O PRECONCEITO

1.0 Objetivo Geral
Proporcionar um aprendizado significativo e contextualizado utilizando conhecimentos da História e da Biologia para incentivar a luta pelo preconceito quer seja de raça, cor ou etnia.
2.0 Objetivos Específicos
Ø Conhecer a história da eugenia;
Ø Compreender o racismo, o nazismo e outras formas de preconceito;
Ø Relacionar a genética humana e o preconceito;
Ø Incentivar a pesquisa;

3.0 Justificativa

Ainda existe nos dias atuais a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. Como por exemplo o racismo, que não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.
Com esse projeto, esperamos utilizar a genética e a história para conscientizarmos nossos alunos que geneticamente e historicamente falando essas variadas formas de preconceito são na verdade convicções equivocadas de pessoas que acham as suas características "melhores" que as de outros povos. Proporcinar um pensamento crítico e incentivar o alunado a pesquisar utilizando a rede mundial de computadores e conhecendo um mundo bem mais humano e livre de preconceitos.
4.0 Público a ser envolvido (Série/ano)
O presente projeto será realizado com as turmas do 3Ú Ano do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal, localizada no bairro da Alemanha em São Luís ? MA.
5.0 Mídias e tecnologias a serem utilizadas
Utilizaremos:
-Textos;
- TV com DVD;
- Filmes;
- Computadores ligados à internet;
- Painéis.
6.0 Metodologia
No início do projeto faz-se a leitura do texto Genética humana e preconceito com uma aula interdisciplinar e divide-se a turma em quatro grupos para a discussão de três perguntas de Biologia e três de História relacionadas ao texto. Na sala de aula as professoras de História e Biologia já explicaram os assuntos ligados as suas disciplinas com o preconceito.
No segundo momento será com a exibição do filme O menino do pijama listrado e logo após a análise do preconceito e da violência abordados no filme. Pede-se aos alunos a análise escrita.
Pede-se aos grupos que pesquisem sobre o assunto no laboratório de informática, ligado a internet e começa-se a montar painéis com figuras demonstrativas de várias formas de preconceito. Depois, um componente de cada grupo explicará como surgiu historicamente e biologicamente essas formas discriminatórias.
No terceiro momento os alunos montarão pequenas peças demonstrando vários tipos de preconceito.
7.0 Período de realização
O projeto será realizado no primeiro bimestre do ano letivo de 2010.
8.0 Resultados Esperados
.Aprender a montar e trabalhar com painéis;
.Proporcionar uma visão crítica sobre qualquer tipo de preconceito;
.A interdisciplinaridade e contextualização na implantação da oficina;
.Aprendizado prazeroso.
9.0 Cronograma de Execução
DIAS ATIVIDADES

03/05/2010 Trabalho em grupo interdisciplinar com a utilização do Texto "Genética Humana e Preconceito" com os professores de Biologia, História, Geografia e Português.
Local: Auditório.
17/05/2010 Apresentação do documentário.
Local: Auditório.

24/05/2010 Atividade no contra-turno com pesquisa no laboratório, montagem dos painéis e montagem das peças teatrais.
Local: Laboratório de informática e Auditório.
29/05/2010 Culminância do projeto com a apresentação dos painéis e das peças.
Local: Auditório.


No terceiro momento os alunos montarão pequenas peças demonstrando vários tipos de preconceito.
7.0 Período de realização
O projeto será realizado no primeiro bimestre do ano letivo de 2010.
8.0 Resultados Esperados
.Aprender a montar e trabalhar com painéis;
.Proporcionar uma visão crítica sobre qualquer tipo de preconceito;
.A interdisciplinaridade e contextualização na implantação da oficina;
.Aprendizado prazeroso.
9.0 Cronograma de Execução
DIAS ATIVIDADES

04/05/2010 Trabalho em grupo interdisciplinar com a utilização do Texto "Genética Humana e Preconceito" com os professores de Biologia, História, Geografia e Português.
Local: Auditório.
18/05/2010 Apresentação do documentário.
Local: Auditório.

21/05/2010 Atividade no contra-turno com pesquisa no laboratório, montagem dos painéis e montagem das peças teatrais.
Local: Laboratório de informática e Auditório.
29/05/2010 Culminância do projeto com a apresentação dos painéis e das peças.
Local: Auditório.


Autor: Marcia Gaspar Matos


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