Distribuição Geográfica Dos Paleoíndios



Muitos autores tratam desse assunto, que se refere não somente aos ancestrais dos índios modernos, mas também ao elo da história da humanidade.
Deixando a cada dia essa disputa por novas informações, das origens do homem, muito interessante e acirrada.

Uma das questões mais debatidas pela comunidade científica tem como cerne a chegada das primeiras levas de povos primitivos à América, apesar do grande desenvolvimento das ciências e as recentes descobertas, que ocorreram nesses últimos anos, pouco se sabe para não ser pessimista em falar quase nada, além das conjecturas de como esses povos teriam adentrado nas Américas.

Todas as pesquisas indicam que os paleoindios, ou os antepassados dos atuais índios, devem o que tudo indica, adentrado no continente americano, por intermédio de uma ponte artificial que se formou ligando a Ásia e o Alasca, ao norte, ou estreito de bering, beringia como é mais conhecido, no entanto, não se sabe ao certo se o caminho percorrido por esses grupos humanos foi por terra (beringia), ou por mar viagem de cabotagem costeando o estreito.

Descobertas de pinturas rupestres indicam a presença de primitivos meios de transporte marítimos, semelhantes a canoas, que pode ter sido usada por esses grupos humanos.
O mais provável viria a ser a utilização dessas "canoas" para a travessia, costeando o estreito através da cabotagem nas inúmeras ilhas de gelo, fragmentos de icberges, que se formaram em decorrência do abaixamento do nível do mar, o que pode estar associado ao final do período pleistoceno em que ocorrem muitas mudanças climáticas, ou seja, essa ponte permitiu a travessia desses primitivos humanos para as gélidas paragens do Alasca.

Antes das descobertas mais recentes, os cientistas acreditavam que lucy uma espécie de hominídeo, dos quais a espécie humana descenderia, seria a mais antiga, no entanto essas pesquisas vêm colaborar parar fomentar essa disputa por quem destrincha o possível elo da humanidade, ou seja, qual espécie seria a transitiva para o homem moderno.

O elo da humanidade há muito tempo chama a atenção dos pesquisadores porem, restam-lhes apenas conjecturas a respeito de tal assunto.

O homem teria segundo consenso da maioria dos cientistas se originado na África e posteriormente migrado para a Ásia, no entanto vale ressaltar algumas questões, tais como, o que teria possibilitado aos hominídeos, ficarem sobre duas pernas, e a que mais incomoda os cientistas, qual a espécie teria deixado à vida selvagem, e teria adquirido características semelhantes às humanas.

O que poderíamos ter como ponto de partida seria o fato do sentimento de vida grupal, de defesa e talvez a falta de comida, ou seja, no final do pleistoceno ocorriam grandes mudanças climáticas no planeta, o que diminuiu em muito as frutas e sementes, as quais ficavam em sua grande maioria espalhadas pelo chão.

Isto teria estimulado os hominídeos a irem para o chão atrás de alimentos, e como eles executavam os movimentos de descer e subir nas árvores, várias vezes ao dia, acabaram fortalecendo a musculatura das pernas, as quais possibilitou em momentos de coleta coletiva no chão, sempre ter, condições de ficarem em duas pernas para vigiarem se havia algum predador nas redondezas.

Podemos, portanto, concluir que o homem saiu da África atrás de melhores lugares para procurarem alimentos, e como o homem nessa época já era carnívoro seguiu os restos de alimentos deixados, pelos grandes mamíferos como o tigre dente de sabre, que seguiam o que tudo indica pelo litoral, que oferecia melhores condições de locomoção.


Autor: Fabiano da Silva Rodrigues


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Levanta-te

Pra Lhe Ter...

Morte, Rotundo Guerrilheiro

Poluição Ambiental

A Paz Como Realidade

Eu Jamais Entenderei