A EaD numa sociedade em processo de informatização
Com o advento da informatização no âmbito da educação, algumas mudanças na formatação dos cursos foram necessárias para possibilitar a inclusão da modalidade à distância - EaD. Adequações que visam o alinhamento do nível de aprendizagem em comparação aos cursos presenciais mudaram e possibilitam uma integração cada vez maior da EaD.
As novas tecnologias da informação dão suporte ao ambiente virtual favorável à interação dos indivíduos em formação, permitindo ao aluno estudar sem a necessidade de deslocar-se diariamente de sua residência, criando a possibilidade de realizar os estudos da maneira que julgar conveniente, de acordo com seu tempo, seguindo um roteiro de estudos sob a orientação de uma instituição de ensino devidamente habilitada, com o apoio de coordenadores pedagógicos, docentes, preceptores, tutores e demais profissionais especializados. Contudo, é fundamental a organização e administração do tempo de estudo, para não acumular dúvidas ou dificuldades quanto aos conteúdos e à metodologia de estudos.
A grande relevância que a EaD tem na atual conjuntura educacional, forçou às instituições de ensino a ampliarem a oferta de cursos nesta modalidade, criando novas oportunidades para ingresso no ensino superior, onde os indivíduos passaram a ter um papel mais ativo diante das exigências dos cursos, o que inclui a habilidade para manusear o computador, a utilização de e-mail e ainda a interação no ambiente virtual. O processo de adaptação ao conceito EaD também é enfrentado pelo professor, o qual, por não ter contato direto com o aluno no ambiente virtual, precisa elaborar atividades para promover à reflexão e a reconstrução dos conhecimentos individuais, fato que muitas vezes ultrapassa a condição habitual e costumeira dos cursos presenciais.
Diante do cenário atual podemos constatar que a educação à distância representa um importante papel na sociedade ao promover a inclusão digital, criando maior abertura à educação e impulsionando a flexibilidade do ensino frente às necessidades individuais e coletivas. A autonomia vivenciada pelo próprio aluno no decorrer de sua formação é uma das características que colaboraram para que isso ocorra.
Autor: Edenilson Lemes Dos Santos
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