Evitando Problemas Físicos Oriundos dos Conflitos Mentais



Evitando Problemas Físicos Oriundos dos Conflitos Mentais
Eduardo Dalla Costa Rodrigues
(Twitter @Eduardo_dalla)



A maioria dos problemas em nossa vida moderna, são na verdade conflitos emocionais existentes internamente que de certa forma fogem ao nosso controle consciente.
Para termos uma vida saudável necessário se faz um alinhamento de nossos pensamentos, nossas emoções, ou seja, um equilíbrio entre nossa mente e corpo.
Quando temos um desequilíbrio significa que estamos hipnotizados e não conseguimos enxergar o que está causando o problema. Para que isso se resolva temos que nos livrar deste hipnotismo, para que a mente e o corpo flua normalmente.
Para que isso aconteça precisamos ter nossos músculos relaxados principalmente ao dormimos, pois é nesse momento que nossa mente trabalha junto com o corpo, utilizando nosso subconsciente. Ter nosso corpo relaxado ao dormir é muito bom, mas isso não quer dizer que não podemos relaxar os músculos no decorrer do dia, que é muito importante também para manter o vigor físico e a serenidade.
Para que reajuste a vida e viva plena e intensamente livre e gozando de mais energia e vigor, teremos que aprender uma técnica de relaxamento muscular, onde todas as tensões serão dispersas e ficarás livre para mover-se, pensar, dormir, agir com tranqüilidade, equilíbrio e se livrar de dores e aflições que o cercam.
Seguindo cuidadosamente as indicações, uma pessoa pode aprender a relaxar seus músculos em 10 semanas, desde já lhes digo que há a necessidade de força de vontade e querer.
Para por em prática vamos precisar de um local tranquilo, com uma cama e quatro travesseiros pequenos, roupas leves que não prenda a respiração.
Deite-se colocando um travesseiro na nuca entre a cabeça e os ombros de forma que fiquem o mais confortável possíveis.
O segundo travesseiro é colocado sob as pernas, de modo que os joelhos fiquem levantados e apoiados, ajeite-o até o ponto em que não sinta pressão das pernas. Os joelhos devem ficar em um leve ângulo e as penas estendidas de modo que o peso recaia sobre a barriga da perna.
Os outros dois travesseiros devem ser colocados um de cada lado do tronco. Descanse os braços sobre ele, dobre os cotovelos de forma que as mãos fiquem próximas ao corpo. Na posição correta as mãos ficarão levemente postas às extremidades do travesseiro junto ao corpo.
Tendo obtido a posição propícia, irá agora aprender a relaxar os músculos. Nesta posição de mínimo esforço muscular, não deveis alterá-la nas demais práticas.
Começamos com os músculos que utilizamos para mastigação. Relaxa-se o queixo, deixando frouxa a mandíbula, mantendo a boca fechada porém os dentes não devem ficar cerrados, algumas pessoas costumam por a língua entre os dentes, desde que mantenham os lábios juntos, apenas levemente.
A seguir fechem os olhos, não fortemente bem de leve.
Agora fale aos braços. Sim, fale, não em voz alta, mas para si mesmo. Cada vez que você expirar, diga a seus braços: Amoleçam, amoleçam.
À medida que formos sentindo maior relaxamento, o número de inspirações diminuirá, e o de expirações será mais longo, teremos assim mais tempo para falar a nossos braços: Amoleçam, mais, mais um pouco, mais ainda.
Por que falar aos nossos braços? Poderemos nós aprender a relaxar sem uma ordem verbal? A resposta é que, falando aos nossos músculos, encurtaremos o período de aprendizagem ao mesmo tempo em que aumenta o grau de relaxamento que será obtido.
No começo poderá sentir dificuldade, mas lembre-se que tudo o que estará fazendo, já foi feito antes, por você mesmo, quando esta em uma rede descansando, por exemplo, mas como faremos, será com melhores respostas.
Procure fazê-lo pelo espaço de meia hora duas vezes ao dia, o sucesso se dará com a freqüência e regularidade da prática.
O interessante é que seja executado sempre nos mesmos horários, porém nada há ao contra a eventualidade para relaxar uma tensão muscular.
Pratique por duas semanas e verás como sua vida começará a mudar, pois o relaxamento aliviará as tensões.
A nossa respiração é a que leva o ar aos nossos pulmões, então vamos agora relaxar os músculos do peito. Cada vez que expirar diga a seu peito: Deixe sair, deixe sair, mais, mais, mais.
Não se preocupe como você inspira, a não ser que você o faça para torná-la mais fácil.
Ao fim da terceira semana de prática de relaxamento, você não sentirá mais dificuldade em adormecer à noite, tendo o sono realmente reparador, fazendo-lhe um grande bem.
Logo iniciaremos a quarta semana, tratando os músculos das costas. Faça relaxamento por cinco minutos dos braços, por cinco minutos os músculos do peito e após comece a falar aos músculos das costas e lombar, pratique por dez minutos.
Ao terminar a quarta semana estaremos aptos a relaxar os músculos dos braços, peito, costas e assim poderemos ingressar na quinta semana onde passaremos ao relaxamento dos músculos das pernas.
Enfatizando que sempre fale a seus músculos, para que o aprendizado seja mais rápido.
Passemos agora para a sexta semana, onde você vai relaxar os músculos da parte de trás do pescoço, mais precisamente a nuca.
Na sétima semana, procure relaxar os músculos que controlam a expressão facial, é a face que mostra a sua alegria, tristeza, doença, etc...
Na oitava semana, relaxe os músculos do couro cabeludo e observe como a dor de cabeça nervosa desaparece.
Na nona semana, aprenda a relaxar os músculos do globo ocular, há seis músculos ligados a ele, onde o movimenta de cima para baixo e para os lados. Proceda relaxamento como se fosse deixá-lo cair, não se preocupe por que não ira cair.
Na décima semana aprenda a relaxar os músculos da palavra. O melhor meio de o faze-lo é, tendo os músculos de outras partes do corpo relaxadas, procure falar o mais baixo e calmamente possível. Devem-se empregar palavras que sugiram calma, paz e bem-estar, podendo ser utilizados estes mesmos termos.
As pessoas que aprenderam a repousar e utilizam o relaxamento em sua vida diariamente, asseguram para si algo de maior valor que é a saúde e tendo saúde, temos o equilíbrio entre o corpo e a mente, faça esses exercícios de relaxamento e verá o quanto mudará o seu comportamento.


Bibliografia:
Harold Fink, David Dr. M.D., Domine o seu Sistema nervoso(Release From Nevous Tension.
Traduzido por Mauricio de Medeiros

Autor: Eduardo Dalla Costa Rodrigues


Artigos Relacionados


Exercícios Na água São ótimos Para A Saúde.

Importância Do Alongamento

Bruxismo: Sinais E Sintomas

Suplemento Powermax Para Hipertrofia

5 Tipos De Exercicios Para Emagrecer Em Casa

Somatotipo

Bíceps E Deltóides Considerações Para Evitar Lesões