Canibalismo



A palavra selvagem é usada para pessoas não civilizadas ou animais com hábitos na floresta. No século XXI pessoas assim não estão inseridas na sociedade, são periodicamente excluídas do meio social. Não muito diferente do nosso passado.

Nossas raízes portuguesas chegaram ao Brasil e se depararam com a cultura indígena. Várias vezes não havia o que comer em suas ocas e em rituais religiosos era praticada a antropofagia, hábito de comer homens, a qual os descobridores chamaram de selvageria. E por esse motivo eram tidos pelos portugueses como inferiores, sem religião e sem cultura.

Hoje produzimos gêneros alimentícios como nunca havíamos pensado antes, somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos, alimentando a Europa, os Estados Unidos da América e outras potências industriais. Têm-se mantimentos para exportar, então sobram alimentos no interior do país. Não é isso que acontece, pois nossa gente está cada vez mais carente de uma boa refeição. Por isso, muitos praticam o canibalismo moderno, a mesma antropofagia dos índios. É um canibalismo moderno em que milhões de pessoas procurando matar sua fome vão à busca dos restos do lixo e nutrem-se de sobras vindas dos abastados estragados e, por vezes, da carne humana doente e deteriorada.

Existe uma má distribuição nos recursos do país. Essa é uma conseqüência do capitalismo que prioriza apenas o lucro da elite e abandona a educação, a alimentação e a saúde para todos.

A verdadeira selvageria não vive nos que se sujeitam a comer partes de seus semelhantes obrigados pela fome, mas naqueles que, por luxo próprio, se tornam cegos para a possibilidade de uma alimentação civilizada para todos.

Essa é uma crítica ao artigo de Cristóvam Buarque : "Modernidade Canibal".

Autor: Iolanda Souza


Artigos Relacionados


Modernidade Canibal

Realidade Da Fome ( Modernidade Canibal - Cristóvão Buarque)

Considerações Sobre Canibalismo

Concentração De Renda E Brasil

''esfomeados'' (modernidade Canibal)

A Difícil Re-educação Alimentar Em Adultos

Repensando A AlimentaÇÃo Infantil