BBB: Disseminação de Falsos Ideais



Em artigo publicado na Zero Hora, Luís Fernando Veríssimo condena a alienação e o comodismo impostos pelo Big Brother Brasil. Nada mais coerente em relação a um programa que exalta falsos heróis e dissemina ideias sustentadas pelo senso comum.

Por meio de críticas às injustiças, Luís Fernando Veríssimo revela disparidades entre os lucros advindos do BBB e os investimentos realizados na área pública. Enquanto o reality show garante à TV Globo em torno de 10 milhões de reais por paredão, instituições de amparo a pessoas carentes se veem em situação precária devido à falta de verbas governamentais e de outros recursos financeiros como doações.

Como afirma o sociólogo Bauman, em tempos de Pós-Modernidade, os valores ético-solidários se liquefazem, assim como as relações sociais. O homem assiste, dessa forma, à desestruturação da sociedade que ele próprio criou. Pode-se refletir sobre esse panorama por meio do BBB, que cria valores descabidos e ilusórios, confundindo o heroísmo com a alienação. Além disso, o programa propaga pensamentos esteticamente padronizados - que não fazem as pessoas refletirem -, ocasionando acomodação, e, consequentemente, prejuízo na busca por valores éticos.

Classificar, portanto, o BBB como um programa de entretenimento benéfico é um ato tanto precipitado quanto errôneo. A mistura de valores que ele propõe e o caos ético por ele arquitetado fazem-no um agravante dos problemas sociais. A busca das pessoas por um momento de descanso para as crises pessoais revela-se frustrada, à medida que o programa se encaixa na lista de métodos paliativos em relação a conflitos: ameniza-os temporariamente, sem apresentar solução.

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