TRANSTORNO FONOLÓGICO



RESUMO

O transtorno fonológico consiste na incapacidade que o sujeito tem de utilizar os sons da fala esperados para o estágio de desenvolvimento próprios da idade e dialetos do individuo. A gravidade varia do estado grave, de fácil percepção a menos grave, onde só se observa quando a criança se situa em outro ambiente que não seja o de sua família. Os erros fonológicos classificam-se em substituições e omissões de sons fonéticos. A origem do transtorno esta relacionado com fatores internos à própria criança e externos. O problema pode ser detectado através de testes fonoaudiólogos.

Palavras-chave: Transtorno. Fonológico. Criança. Sons.

INTRODUÇÃO

As dificuldades da fala podem estar associadas com retardo mental, um comprometimento auditivo ou outro déficit sensorial, um déficit motor da fala ou severa privação ambiental. Quando as dificuldades da fala excedem as habitualmente associadas com esses problemas ou interferem na capacidade da criança de ser compreendida pelas pessoas que cuidam dela, aplica-se um diagnóstico simultâneo de transtorno fonológico.
A presente pesquisa será realizada mediante revisão bibliográfica, onde se faz necessário levar o conhecimento sobre transtorno fonológico à sociedade, e principalmente aos profissionais envolvidos com o ensino e aprendizagem nas séries iniciais, de onde se observa maior necessidade de se conhecer a temática. Com isso, espera-se que tanto a sociedade como os demais envolvidos possam compreender a importância de se desenvolver a temática, para que assim, saibam identificar situações de distúrbios fonológicos em seu contexto social.
Além de saber distinguir tais situações e informações referentes ao assunto, se faz necessário o conhecimento para efeito de mudança de comportamento e atitude diante de pessoas com esse tipo de problema e a partir de então, saibam lidar com elas.
A priori, o presente artigo será publicado na internet, com o intuito de expor o tema trabalhado à um elevado numero de pessoa interessadas no assunto e assim disseminar o conhecimento.
Autor: Maria Freire


Artigos Relacionados


Como é Possível Avaliar Os “erros” De Escrita Das Crianças No Processo De Alfabetização?

Treinamento Do “inputi” Em Desvios Fonológicos: Discusão De Um Caso

Dislexia Na Escola

A Falta De Limites X Tdah

Como Estamos Recebendo Nossos Alunos?

ReflexÕes Discursivas Acerca Discalculia

Fonética E Fonologia: Dois Aspectos De Grande Importância No Ensino De Língua Inglesa