Desigualdade no Brasil



Em seu artigo "Bochechas Desiguais" do livro "Os Instrangeiros" Cristovam Buarque argumenta que os problemas de desigualdade no Brasil vão além da má distribuição de renda. Concordo inteiramente com ele.

O brasileiro acha critério relevante a analise de gráficos e estatísticas que comprovam o problema da desigualdade de renda, mas não percebe que este é apenas um dos fatores que deve ser observado para entendimento de um problema maior, que é a verdadeira desigualdade social.

A diferença nas bochechas de crianças ricas e pobres, como argumenta Cristovam, é um fator real, visível e muito mais palpável que tabelas e equações financeiras. É tratando o problema da desigualdade como puramente econômico que limitamos as opções para sua resolução, pois ao fazermos isso direcionamos capital e esforços para o crescimento econômico do país e esquecemo-nos de investir nos brasileiros, assim diminuindo o numero de escolas e hospitais e deixando de garantir boa saúde, educação e alimentação aos cidadãos.

É necessário que aqueles que tratam e analisam a desigualdade apenas por questões de renda passem a observar o mundo ao seu redor e tomem consciência de que é preciso investir nas pessoas, desde a infância, para mudar verdadeiramente a realidade social do Brasil.
Autor: Lise Meireles


Artigos Relacionados


Os Rostos Sinceros Das Crianças Brasileiras

O Pensamento Social Brasileiro Diante Da Desigualdade Social

Bochechas Desiguais

Injustiça Social

Presente De Natal - Os Instrangeiros - Cristovam Buarque

Bochechas Desiguais (cristóvam Buarque)

A Insensibilidade Do Governo Diante Das Necessidades Sociais.