Desigualdade no Brasil
O brasileiro acha critério relevante a analise de gráficos e estatísticas que comprovam o problema da desigualdade de renda, mas não percebe que este é apenas um dos fatores que deve ser observado para entendimento de um problema maior, que é a verdadeira desigualdade social.
A diferença nas bochechas de crianças ricas e pobres, como argumenta Cristovam, é um fator real, visível e muito mais palpável que tabelas e equações financeiras. É tratando o problema da desigualdade como puramente econômico que limitamos as opções para sua resolução, pois ao fazermos isso direcionamos capital e esforços para o crescimento econômico do país e esquecemo-nos de investir nos brasileiros, assim diminuindo o numero de escolas e hospitais e deixando de garantir boa saúde, educação e alimentação aos cidadãos.
É necessário que aqueles que tratam e analisam a desigualdade apenas por questões de renda passem a observar o mundo ao seu redor e tomem consciência de que é preciso investir nas pessoas, desde a infância, para mudar verdadeiramente a realidade social do Brasil.
Autor: Lise Meireles
Artigos Relacionados
Os Rostos Sinceros Das Crianças Brasileiras
O Pensamento Social Brasileiro Diante Da Desigualdade Social
Bochechas Desiguais
Injustiça Social
Presente De Natal - Os Instrangeiros - Cristovam Buarque
Bochechas Desiguais (cristóvam Buarque)
A Insensibilidade Do Governo Diante Das Necessidades Sociais.