Reformas já!!!



Reformas já!!!


A língua portuguesa acabou de passar por uma reforma ortográfica. Acentos foram retirados, tremas eliminados e hífens extintos, tudo para contribuir para uma melhor interação entre os paises de mesma língua. Por enquanto nada mudou, o erro e o acerto podem caminhar juntos.
Além da reforma ortográfica, acho que deveríamos também reformar o nosso ensino, que há muito tempo anda acentuando demais o analfabetismo. Precisamos aprender a escrever corretamente lecionar e insistir que um país só se faz com educação. Tá tudo certo, reformamos a língua, mas quem vai limpar a sujeira do ensino? Essa mesma sujeira que foi empurrada para baixo do tapete dos governantes analfabetos, que rasuraram o futuro com borrões de corrupção. Estamos colocando o nosso dedão ao invés de assinarmos, desenvolvimento. A "maça" essa mesma que segue seus líderes sem perguntar para onde é que eles estão nos levando, vive apagando seus erros gramaticais com "esperansa" e soletrando vida com subsistência.
Provas bimestrais e testes de conhecimento não avaliam o nosso aproveitamento, pois é necessário repetir vários e vários anos até conseguirmos escrever com nota azul a nossa aprovação. O caderno só escreve rascunhos de aprendizado e a presença só se faz com a fome gritando no intervalo. Reformas sempre são bem-vindas, mas tem que vir com a borracha para apagar os erros cometidos pela omissão de décadas, cometidas por aqueles que sempre tiveram a caneta do futuro.
Diplomas fabricados e profissionais vendidos, mostram uma nação ainda na alfabetização, concluindo sem grandes méritos o colegial e a qualquer custo a universidade. Sei que não será possível reformar a consciência de alguns sobre educação, mas se pudermos pegar a caneta e livros, vamos provocar não uma reforma ortográfica, mas sim uma revolução cultural, a mesma que pôde mudar o mundo algum tempo atrás.








Autor: Mário Paternostro


Artigos Relacionados


A Reforma Ortográfica Evoluindo Com A Sociedade

Aprendendo A Segunda Língua.

DiscussÃo Acerca Da InclusÃo Da LÍngua Portuguesa Como Idioma Oficial Da Onu

Curso De Inglês – Um Pouco De História

Eu Não Estou Me Achando, Eu Tenho Certeza!

Como é Possível Avaliar Os “erros” De Escrita Das Crianças No Processo De Alfabetização?

Conselho Da Caneta