A VIAGEM À PROCURA DE UMA VELHA CONHECIDA ATRAVÉS DOS TEMPOS



Resumo

Este artigo tem como objetivo principal mostrar que é possível dar mais sentido a conceitos matemáticos, em especial ao conceito de equações do segundo grau e sua resolução, utilizando a história da matemática para isso, mostrando que esta velha conhecida de todos não surgiu por acaso e que problemas envolvendo estas equações vem sendo resolvidos desde a antiguidade. Juntamente a este objetivo, também há uma preocupação implícita neste artigo com relação à prática docente de muitos professores que ensinam a matemática de forma tradicional e antiquada, não é que o velho ensino da forma tradicional com quadro e giz deva ser abandonado, mas, existem muitas outras formas de se ensinar que podem e devem ser adotadas, com isso este artigo procura ajudar num repensar acerca da prática docente dos professores de matemática.

Palavras-chave: História da Matemática. Equações do Segundo Grau. Prática Docente dos Professores de Matemática.

Introdução

A maioria dos conceitos matemáticos surge para os alunos de forma desconexa e sem sentido, principalmente em relação ao dia a dia dos mesmos, e qual de nós, professores, nunca ouviu aquela célebre frase: Pra que eu vou estudar isso professor? Em que eu vou usar isso em minha vida? É bem verdade que nem todos os conceitos matemáticos têm uma aplicação direta na prática e nem tão pouco relação nenhuma com o dia a dia dos alunos, mas é preciso que nós educadores matemáticos busquemos dar algum sentido aos conceitos matemáticos para os alunos de forma que possamos motivar as aulas e possamos facilitar o processo de ensino aprendizagem.
A pergunta que nos cai nos ombros neste instante é: Como dar mais sentido a certos conceitos matemáticos que não tem relação nenhuma com o dia a dia de nossos alunos? Neste momento é que entra a história da matemática para mostrar que aquele conceito matemático não surgiu do nada, mas, sim da evolução da matemática através dos tempos percorrendo diversas civilizações, desde as mais antigas.
Desta forma podemos dar mais sentido ao conceito de equações do segundo grau e sua resolução ao utilizarmos a história da matemática como ferramenta poderosa no intuito de trazer este conceito para mais perto da realidade ao mostrar que civilizações antigas necessitavam resolver problemas que recaiam em equações do segundo grau para solucionar situações práticas de seu cotidiano.
Autor: Alexis Silveira


Artigos Relacionados


O Ensino De MatemÁtica Na Eja AtravÉs Da ResoluÇÃo De Problemas E A Postura EtnomatemÁtica

Matemática - A Necessidade De Mudar

Os Desafios Ao Ensinar Matemática

A Importância Da Matemática Para A Formação Das Pessoas

ResoluÇÃo De Problemas De MatemÁtica ? Preparação Para O Exame Nacional Do Ensino Médio 2010.

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

Resumo Do Texto:"falta Fundamentação Didática No Ensino Da Matemática" -trabalho Apresentação Na Disciplina Metodologia E Conteúdo No Ensino De Matemática.