Principais Doenças e Causas de Morte Entre os Homens



Samuel Solano
Valtemir Gomes
Sob coordenação de Maiza Lucia da Silva

Resumo

O presente artigo almeja refletir a saúde do homem e os principais tipos de doenças no mesmo. As diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos vêm contribuindo para que os profissionais de saúde possam rever as principais causas dessas doenças para com isso realizarem trabalhos em prol de preveni-las. Nesse sentindo o trabalho apresenta dados relacionados às principais doenças ocorridas em homens, e também explica melhor o que são essas doenças.

Palavras chaves: Saúde, Homem e Doenças.

Introdução
Devido á um número maior de mortes em homens do que em mulheres, fez-se necessário a criação de políticas, programas, e projetos de saúde em prol da prevenção das doenças ocorridas. Este trabalho traduz nossa intenção em debater sobre a saúde do homem em âmbito nacional, destacando os principais tipos de doenças e procurando contribuir com uma reflexão no modo de pensar e agir dos homens na hora de procurar por auxilio medico.
Resultados de pesquisas realizados recentemente revelam que os homens vivem em media 7,6 anos a menos que as mulheres. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a expectativa de vida dos homens embora tenha aumentado de 63,20 para 68,92 entre os anos de 1991 para 2007 ele continua com media de 7,6 anos a menos que as mulheres.
Em estudos realizados entre os anos de 1980 e 2005 apontam que as principais causas de mortes entre os homens foram às doenças isquêmicas do coração, seguido de doenças cerebrovasculares. Na seqüência está o homicídio. O padrão de ocorrências com maior número de morte entre os homens do que entre as mulheres repete-se em todas as regiões do Brasil (segundo o IBGE).
O câncer de próstata também esta entre os mais freqüentes, essa ocorrência se deve muitas vezes pelo preconceito que o homem possui quando precisa procurar por esse tratamento. Cabe também ressaltar o sedentarismo como uma doença de índice bastante relevante, pois a partir de certa idade (aproximadamente 60 anos) o homem costuma deixar de lado todo e qualquer tipo de atividade física.
Autor: Samuel Solano


Artigos Relacionados


O Processo De Enfermagem Na Vigilância Epidemiológica

Atividade Física E Qualidade De Vida

A Andropausa E Os Benefícios Do Treinamentocontra-resitência

Planejamento Familiar E PrevenÇÃo Das DoenÇas Sexualmente TransmissÍveis / Aids.

Avaliação Do Conhecimento E Realização Dos Métodos De Detecção Precoce Do Câncer De Próstata

A ImportÂncia Do Conhecimento Da Enfermagem Acerca Da PolÍtica Nacional De AtenÇÃo Integral À SaÚde Do Homem

AplicaÇÃo Da Braquiterapia No Tratamento De Tumores Da Vulva