Rendimento de Leitura das Séries Iniciais: Estratégias Metodológicas do Professor
Introdução:
A leitura ocupa, no processo de aprendizagem, uma área de destaque. O mau uso desse campo compreende uma série de conseqüências que envolvem o desenvolvimento cognitivo e social entre outros. Perante seu grau de importância para o desenvolvimento e formação do individuo, esse artigo tem como objetivo explicar alguns pontos considerados relevantes, oferecendo informações imprescindíveis na tentativa de contribuir e ameninar com a resolução dessa dificuldade educacional do Brasil, relacionadas com a insatisfatoriedade do rendimento de leitura do 5º ano fundamental I de muitas escolas da rede pública brasileira dos últimos anos, como afirma dados do SAEB de 2001, destacado também em 2007 pela revista Nova Escola, que 18% dos alunos atualmente no 5º ano, com condição baixa comparado para o previsto. [...] 18% dos alunos chegam a 4ª série sem terem sido alfabetizados. Essas crianças condenada ao fracasso no início da escolaridade, vêm de famílias pobres que não tem acesso às leituras e à escrita e, mal atendidas pelo sistema de ensino, acabam permanecendo nessa situação de exclusão (Gurgel, 2007, p. 35). Portanto, essa problemática foi à base que culminou a elaboração de uma pesquisa que resultou na preparação desse artigo, onde serão abordados alguns principais assuntos que auxiliam ou interfere na ação da leitura compreensiva, incluindo principalmente a metodologia utilizada pelo professor na sala de aula. A leitura desse artigo pode ajudar muitas pessoas do sistema de ensino educativo a desenvolver uma nova visão sobre o estudo da leitura, visando o favorecimento significativo da qualidade educacional brasileira, priorizando a leitura como alicerce para aquisição de todos os outros conhecimentos, tão necessário para vida humana.
Autor: Maria De Oliveira
Artigos Relacionados
O Processo De Ensino-aprendizagem Da Leitura E Escrita Na Educação De Jovens E Adultos
Leitura Entre Universitários: Um Instrumento Necessário
O Dislexo E Sua Relação Com A Escola
O Que Fazem As Professoras Para Ensinar As Crianças A Ler? Análise De Experiências Favoráveis à Aprendizagem
Sociedade Letrada: Formação Do Cidadão Consciente E Crítico
Influência Da Leitura Na Escrita
A Importância Do Incentivo Ao Hábito De Leitura No 8º Ano Do Ensino Fundamental Do Colégio Menezes De Sousa Em Sobral - Ce