PROJETO ALFABETIZANDO COM MÚSICAS



Justificativa

O índice de evasão e repetência ainda é muito elevado no 2º ano, do Ensino Fundamental, e uma das causas principais é a dificuldade que os alunos encontram no início do processo de alfabetização em estabelecer a relação entre as letras aos sons da fala, em relacionar grafemas a fonemas. É com esse olhar que surgiu o projeto com a finalidade de fazer com que os alunos pensem sobre a escrita, o que ela significa e como representa graficamente a linguagem.
Trabalhar com as letras das músicas na sala de aula foi à maneira mais viável para atrair e amadurecer o domínio oral e escrito da língua, os alunos repetentes e não alfabetizados do 2º ano. Além de ser uma forma poética muito apreciada pelas crianças existem canções que são brincadeiras infantis. Utilizar essa prática de linguagem no espaço escolar permiti a reflexão dos alunos, o desenvolvimento da competência discursiva para falar, escutar, ler e escrever nas diversas situações, garantindo a aprendizagem da leitura e dá escrita de forma lúdica, prazerosa e significativa.

Objetivos Gerais:

Elevar a auto-estima dos alunos;

Ultrapassar a barreira do analfabetismo e avançar na direção de uma leitura e escrita competente e de autonomia pessoal.

Objetivos Específicos:

 Incentivar o aluno desde o início do processo de alfabetização a ler e escrever nas mais diversas situações;
Oportunizar as crianças a aquisição de um repertório de letras, de forma a contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização;
Motivar a pesquisa e a análise das palavras do texto;
Viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos;
Criar situações em que os alunos tenham oportunidade de refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem intuindo de forma contextualizada a gramática;
Valorizar a linguagem musical como fonte de referência para o ensino da leitura e escrita.

Estrutura Programática:

Conteúdos Conceituais: Músicas para ler e escrever.

Conteúdos Procedimentais: Trabalhar com músicas onde os alunos vão unir as palavras para montar as músicas. As letras das músicas mostram o sentido e a função da escrita.

Conteúdos Atitudinais: O projeto possibilita com que os alunos realizem um trabalho coletivo onde todos estejam envolvidos, provocando situações em que os mesmos se ajudem mutuamente no processo de aprendizagem.

Problematizção:

É comum encontrar nas salas do 2º ano alunos repetentes que escrevem bem e não sabem ler o que escrevem, outros conhecem as letras, mas não montam palavras nem frases em função das hipóteses que ainda estão desenvolvendo.Na verdade o que eles aprenderam foi copiar, desenhar as letras das palavras sem associá-las a seus significados.
Como problematização, o projeto busca ajudar o aluno a construir um conhecimento de natureza conceitual, de forma a compreender não só o que a escrita representa, mas também como ela representa graficamente a linguagem estimulando as habilidades e competências da expressão verbal e escrita.

Procedimentos Metodológicos:

Através dos diversos tipos de músicas, desenvolver atividades para a compreensão e interpretação do texto aproveitando os conhecimentos prévios dos alunos;
Trabalhar com as letras das músicas copiadas em cartazes e lidas apontando as palavras para que os alunos façam a relação entre a oralidade e escrita e percebam a direção do nosso sistema de escrita (esquerda/direita e de cima para baixo);
Cantar as músicas com as crianças chamando sempre a atenção para o título e o compositor da música;
Executar as atividades de formas diversificadas levando em consideração as hipóteses em que as crianças se encontram.Pode fazer exercícios de rimas, completar e ordenar versos e palavras, cruzadinhas, listas de nomes, interpretar as gravuras, construir frases e palavras utilizando o alfabeto móvel, marcar palavras que já conhecem ou sílabas;
As letras das músicas serão afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto e sirvam de referenciais e suportes para as produções dos alunos.

Recursos:

Letras de músicas, audição de CDs, micro system, cartolina, papel madeira, papel ofício, lápis piloto e material para a confecção do livrão.

Avaliação:

Observar através das atividades desenvolvidas no coletivo e individual se eles avançam no estabelecimento de relação entre a escrita e oral e se obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de leitura e escrita.

Produto Final:

Produção de um livrão com músicas escritas e ilustradas pelos alunos.

Música: A canoa virou

Compreensão e valorização da cultura escrita

Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar;
Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita presentes na cultura escolar;
Desenvolver capacidades específicas para escrever.

Música: Alfabeto do Amor (Banda Anjo Azul)

Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Conhecer o alfabeto
Compreender a categorização gráfica e funcional das letras;
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de fôrma e cursiva);
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.

Bingo das palavras

Desenvolvimento da Oralidade
Participar das interações cotidianas em sala de aula:
escutando com atenção e compreensão;
respondendo às questões propostas pela professora.

Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestada por colegas.

BIBLIOGRAFIA

Procópio, Mércia Maria Silva
Letra, palavra e textos: alfabetização e projetos/passos. ? São Paulo: Scipione, 2001. ? (coleção Letra, palavra e texto
Alfabetização (ensino fundamental I). Passos, Jane Maria Araújo. II. Título III. Série.
Geisen, Maria Centeno
Descobrindo a vida: alfabetização numa perspectiva sócio- construtivista/ Maria Regina Centeno Geisen, Vanda A. Garcia. São Paulo: Editora do Brasil, 1993.
Geisen, Maria Centeno.
Alfabetização e Linguagem: Educação Ifantil. Capacidades Lingüisticas da Alfabetização e a avaliação. Programa de Formação Continuada das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.Batista Augusto Gomes Silva, Ceris Salete Ribas da Bregunci.








Autor: Cirlene Angélica


Artigos Relacionados


Estilos De Aprendizagem: Uma IntervenÇÃo PedagÓgica Na Conquista Da AlfabetizaÇÃo E Letramento

AlfabetizaÇÃo Segundo Magda Soares

Em Busca Da AlfabetizaÇÃo E Letramento AtravÉs Das DiferenÇas Pessoais

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

DidÁtica E Metodologia No Processo De AlfabetizaÇÃo

O Processo De AlfabetizaÇÃo E Leitura Nas 1ª SÉries Do Ensino Fundamental Nas Escolas PÚblicas

Dificuldades Na Escrita