Matemática dos Jogos
das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA
Projeto pedagógico ? MATEMÁTICA DOS JOGOS
Desenvolvido pela Professora:
Cirlene Angélica Cardoso Máximo
Projeto: Matemática dos jogos
Clientela: 4º ano do Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Matemática
Justificativa
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem por finalidade, fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando arotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.
Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar.
É importante que os jogos façam parte da cultura escolar.
Objetivos gerais
- Mudar a rotina da classe e fazer com que os alunos gostem
de aprender Matemática jogando.
- Ajudar a desenvolver os potenciais: mental, criativo,
intelectual, afetivo, lógico e físico de modo harmonioso.
- Aprender a Matemática de forma lúdica, recreativa, divertida e prazerosa.
Objetivos Específicos
- Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato pela observação de regularidades e propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
- Aliar diversão e aprendizagem
- Respeitar ás regras dos jogos
- Relacionar a adição e a subtração na resolução de problemas
- Ampliar o conhecimento sobre as operações de adição, subtração, multiplicação, relacionando-as entre si.
- Reconhecer a troca como forma de comércio (sistema monetário)
- Determinar o quociente e o resto na divisão exata e não exata
- Aprender através de jogos como: jogo de cartelas, dominó da adição e subtração,quando parar de comprar,quebra-cabeça da multiplicação, o jogo da divisão.
Estrutura Programática
1 . Conteúdos conceituais: Atividades lúdicas (jogos, brincadeiras) envolvendo as quatros operações e o sistema monetário.
2 . Conteúdos procedimentais: Trabalhar com jogos onde os alunos se aperfeiçoarão nas operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e sistema monetário.
Os jogos permitem a curiosidade que os movem para participar da brincadeira; possibilitando a afetividade, autoconhecimento, imaginação e criatividade.
Oportunando lidar com suas energias em busca de satisfação por meio da alegria e prazer.
3. Conteúdos Atitudinais: Os jogos favorecem a construção de uma atitude positiva diante do erro, uma vez que as situações se sucedem rapidamente e os erros acabam sendo corrigidos de forma natural no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
Além disso, ocorre debate, desenvolvimento da argumentação e organização do pensamento.
O projeto desenvolve a troca de experiência entre as crianças, a curiosidade, a perseverança na busca de soluções.
Por esse motivo, é importante trabalhar com os alunos atividades lúdicas.
** Problematização **
Ao se trabalhar o conteúdo da Matemática, umas dificuldades enfrentadas com os alunos é a falta de estímulo.
O aluno nem sempre se sente atraído pelo conteúdo ministrado no curso natural das aulas de matemática, os mesmos qualifica-as de cansativas e rotineiras, que se restringe apenas em quadro e giz e o professor ocupando o papel central da aula.
Foi com essa preocupação que resolvi procurar alternativas para motivar os alunos do 4º ano ao estudo da Matemática, colocando em ação o Projeto "A Matemática dos Jogos"
O uso de jogos melhora a aprendizagem e o gosto pelo conhecimento da matemática, mudando a rotina de sala de aula.
A ludicidade busca envolver os educandos nas brincadeiras e jogo permitindo que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, divertido, e prazeroso.
Procedimentos Metodológicos
- Escrita e leitura de regras dos jogos.
- Utilização das operações matemáticas de acordo com cada jogo
- Atividades com jogos
Atividades inter e multidisciplinar
Língua Portuguesa: Escrita e leitura de regras dos jogos
Matemática: Simulação de um mini supermercado e dramatização dos alunos na compra e venda de produtos
Utilização dos jogos para trabalhar as quatro operações.
Ciências:
Reciclagem (o lixo que produzimos em nossas residências pode ser útil).
Como é feito a produção de papel. (pesquisa de materiais escolares que são bastante utilizados em sala de aula).
Construção de tabelas.
História:
Leitura: "A História do Dinheiro"
Trabalhando as cédulas e moedas brasileiras.
Geografia:
Produtos da agricultura ? Resolução de problemas.
Trabalhando a tabela: classificar os frutos em: doces, salgados, amargos, azedos, quais frutos tem apenas uma semente e quais tem várias sementes, preenchendo a tabela corretamente.
Recursos:
Audição de CDs, micro system, cartolina, papel ofício, lápis piloto e material para a confecção do livro de jogos.
Avaliação
Brincar é fonte de atividade, de manipulação de objetos, de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento. O brincar também está integrado ao desenvolvimento social, emocional e intelectual. É esta natureza do jogo que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.
Produto Final:
Confecção de um caderno de jogos.
Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
PLATÃO
Referências Bibliográficas:
AMARAL, Ana & CASTILHO, Sônia Fiúza da Rocha. Metodologia da matemática ? Aprendizagem nas séries iniciais. 4. ed. Belo Horizonte, Vigília, 1990. v.1,2,3.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1989.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. 42. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Autor: Cirlene Angélica
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