Matemática dos Jogos



Programa de Formação Continuada de Professores
das Séries Iniciais do Ensino Fundamental

MATEMÁTICA

Projeto pedagógico ? MATEMÁTICA DOS JOGOS

Desenvolvido pela Professora:
Cirlene Angélica Cardoso Máximo

Projeto: Matemática dos jogos
Clientela: 4º ano do Ensino Fundamental

Área do conhecimento: Matemática


Justificativa

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem por finalidade, fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando arotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.
Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar.
É importante que os jogos façam parte da cultura escolar.

Objetivos gerais

- Mudar a rotina da classe e fazer com que os alunos gostem
de aprender Matemática jogando.

- Ajudar a desenvolver os potenciais: mental, criativo,
intelectual, afetivo, lógico e físico de modo harmonioso.

- Aprender a Matemática de forma lúdica, recreativa, divertida e prazerosa.

Objetivos Específicos

- Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato pela observação de regularidades e propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.

- Aliar diversão e aprendizagem

- Respeitar ás regras dos jogos

- Relacionar a adição e a subtração na resolução de problemas

- Ampliar o conhecimento sobre as operações de adição, subtração, multiplicação, relacionando-as entre si.

- Reconhecer a troca como forma de comércio (sistema monetário)

- Determinar o quociente e o resto na divisão exata e não exata

- Aprender através de jogos como: jogo de cartelas, dominó da adição e subtração,quando parar de comprar,quebra-cabeça da multiplicação, o jogo da divisão.

Estrutura Programática

1 . Conteúdos conceituais: Atividades lúdicas (jogos, brincadeiras) envolvendo as quatros operações e o sistema monetário.

2 . Conteúdos procedimentais: Trabalhar com jogos onde os alunos se aperfeiçoarão nas operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e sistema monetário.

Os jogos permitem a curiosidade que os movem para participar da brincadeira; possibilitando a afetividade, autoconhecimento, imaginação e criatividade.
Oportunando lidar com suas energias em busca de satisfação por meio da alegria e prazer.

3. Conteúdos Atitudinais: Os jogos favorecem a construção de uma atitude positiva diante do erro, uma vez que as situações se sucedem rapidamente e os erros acabam sendo corrigidos de forma natural no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
Além disso, ocorre debate, desenvolvimento da argumentação e organização do pensamento.

O projeto desenvolve a troca de experiência entre as crianças, a curiosidade, a perseverança na busca de soluções.

Por esse motivo, é importante trabalhar com os alunos atividades lúdicas.

** Problematização **

Ao se trabalhar o conteúdo da Matemática, umas dificuldades enfrentadas com os alunos é a falta de estímulo.
O aluno nem sempre se sente atraído pelo conteúdo ministrado no curso natural das aulas de matemática, os mesmos qualifica-as de cansativas e rotineiras, que se restringe apenas em quadro e giz e o professor ocupando o papel central da aula.

Foi com essa preocupação que resolvi procurar alternativas para motivar os alunos do 4º ano ao estudo da Matemática, colocando em ação o Projeto "A Matemática dos Jogos"
O uso de jogos melhora a aprendizagem e o gosto pelo conhecimento da matemática, mudando a rotina de sala de aula.

A ludicidade busca envolver os educandos nas brincadeiras e jogo permitindo que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, divertido, e prazeroso.

Procedimentos Metodológicos

- Escrita e leitura de regras dos jogos.

- Utilização das operações matemáticas de acordo com cada jogo

- Atividades com jogos

Atividades inter e multidisciplinar

Língua Portuguesa: Escrita e leitura de regras dos jogos

Matemática: Simulação de um mini supermercado e dramatização dos alunos na compra e venda de produtos
Utilização dos jogos para trabalhar as quatro operações.

Ciências:

Reciclagem (o lixo que produzimos em nossas residências pode ser útil).
Como é feito a produção de papel. (pesquisa de materiais escolares que são bastante utilizados em sala de aula).
Construção de tabelas.

História:

Leitura: "A História do Dinheiro"
Trabalhando as cédulas e moedas brasileiras.

Geografia:

Produtos da agricultura ? Resolução de problemas.
Trabalhando a tabela: classificar os frutos em: doces, salgados, amargos, azedos, quais frutos tem apenas uma semente e quais tem várias sementes, preenchendo a tabela corretamente.

Recursos:

Audição de CDs, micro system, cartolina, papel ofício, lápis piloto e material para a confecção do livro de jogos.

Avaliação

Brincar é fonte de atividade, de manipulação de objetos, de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento. O brincar também está integrado ao desenvolvimento social, emocional e intelectual. É esta natureza do jogo que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.

Produto Final:

Confecção de um caderno de jogos.

Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.

PLATÃO

Referências Bibliográficas:

AMARAL, Ana & CASTILHO, Sônia Fiúza da Rocha. Metodologia da matemática ? Aprendizagem nas séries iniciais. 4. ed. Belo Horizonte, Vigília, 1990. v.1,2,3.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1989.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. 42. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Autor: Cirlene Angélica


Artigos Relacionados


Importância Do Lúdico Na Matemática

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

Como Trabalhar Jogos Envolvendo As Quatro OperaÇÕes

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

Como Educar A Memória

Projeto De AlfabetizaÇÃo Motivando E Aprendendo

Jogos Da Polly Divertem As Meninas