PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO II



Nome do (a) aluno (a): Sabrina Luíza Costa
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Escola Municipal Juca Pinto
Município: Santo Antonio do Monte Estado: Minas Gerais
Ano/Turma/Turno de Estagio e faixa etária das crianças: 2010/1º Ano/Manhã/6 anos
Relato e Análise dos aportes teóricos
I
O ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre 06 e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei N°. 11.274 com o objetivo de assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.
O ensino fundamental deve garantir uma educação de qualidade contemplando diferentes linguagens, espaços e tempos, mescle múltiplas culturas, favoreça o convívio com a diversidade e com o lúdico e resulte na compreensão do mundo e na possibilidade de intervir nele.
II
A escola é o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: arte visual, teatro, dança, música e literatura.
A relevância da arte não se limita ao simples papel recreativo, mas deve ser compreendido como instrumento pedagógico que viabiliza e contribui para o desenvolvimento dos meninos e meninas que ampliam seus olhares em relação ao mundo, seu potencial cognitivo, seu emocional etc.
Os educadores precisam acreditar que as crianças são capazes, são criadoras, são sujeitos. E é fundamental que o educador tenha consciência dos movimentos expressivos, representativos e formativos gráficos, corporais e musicais da criança para que ele possa mediar ações com excelência pedagógica e de maneira significativa, coerente, conceitual e contextual, promovendo dessa maneira a formação humana.
A arte não pode reduzir-se num elemento decorativo e festeiro. A arte valoriza a organização do mundo da criança, assim como o relacionamento com o outro e com o seu meio. Estimular o ensino da arte nesta perspectiva tornará a escola um espaço vivo, contribuindo assim para o desenvolvimento pleno de seus educandos.
III
A atividade lúdica é muito importante para o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, desta forma, torna-se uma maneira inconsciente de se aprender, de forma prazerosa e eficaz.
É de grande importância os educadores terem em mente os objetivos e os fins da brincadeira desenvolvida, sua utilização lúdica, cognitiva, sócio-cultural, e mais, precisam saber observar as condutas dos educandos para então diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias de trabalho; identificando, desta forma, as dificuldades e os avanços dos educandos.
Na brincadeira as crianças aprendem a refletir e experimentam situações novas ou mesmo do seu cotidiano, e a ação de brincar está ligada ao preenchimento das necessidades da criança e nestas está incluso tudo aquilo que é motivo para ação. É muito importante procurar entender as necessidades da criança, bem como os incentivos que a colocam em ação para entender a lógica de seu desenvolvimento.
Ao lidar com os objetos existentes na brincadeira e nos jogos a criança pode lidar com o significado das palavras por meio do próprio objeto concreto, e por esta ação de brincar a criança embora não possua linguagem gramatical, consegue internalizar a definição funcional de objetos, e a criança passa a relacionar as palavras com algo concreto.
O ato de brincar estimula o uso da memória que ao entrar em ação se amplia e organiza o material a ser lembrado, tudo isto está relacionado com aparecimento gradativos dos processos da linguagem que ao reorganizarem a vivência emocional e eleva a criança a um novo nível de processos psíquicos. O brincar, pelo ato de brincar desenvolve os aspectos físicos, moral e cognitivo, entre outros.
Referências Bibliográficas:
LUTERANA DO BRASIL, Universidade, obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Ludicidade e psicomotricidade [obra]. Curitiba: Ibpex, 2008. 157 p.: il
LUTERANA DO BRASIL, Universidade, obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Fundamentos teóricos e metodológicos dos anos inicais [obra]. Curitiba: Ibpex, 2008. 155 p.
LUTERANA DO BRASIL, Universidade, obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil. Arte e Educação [obra]. Curitiba: Ibpex, 2008.
LEÃO, M, R. A Arte no Espaço Educativo. Disponível em:. Acessado em 11/05/2010.
Autor: Sabrina Costa


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